Morador de MS é suspeito de divulgar dados da Justiça de SP
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência e eletrônicos foram apreendidos

Policiais civis de Campo Grande cumpriram mandado de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), em residência de suspeito de promover a divulgação de documentos e informações sigilosas referentes a operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo contra o tráfico de drogas. Investigações identificaram o ponto de acesso em que houve a conexão à internet para download dos arquivos sigilosos como sendo aqui na Capital.
O apoio a polícia paulista foi feito por equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e Devir (Delegacia Virtual). A operação recebeu o nome de Effusis, que significa transmissão, difusão, fazendo alusão ao ilegal compartilhamento de conteúdo investigativo sigiloso em redes sociais.
Segundo a Polícia Civil de MS, a ação se deu após a Delegacia de Polícia do município de Presidente Bernardes (SP) finalizar complexa investigação de combate ao tráfico de drogas instruída com inúmeros documentos sigilosos, protegidos por segredo de justiça. Porém, os documentos passaram a ser divulgadas, inclusive nas redes sociais.
Após a identificação do ponto de acesso em que houve a conexão à internet para download do arquivo sigiloso junto ao sistema do Tribunal de Justiça de São Paulo, policiais foram até o local e realizaram buscas na residência alvo, que resultaram na apreensão de equipamentos eletrônicos utilizados pelo suspeito. O morador foi levado até a sede do Dracco para prestar esclarecimentos.