ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Morador de rua é preso por "pescar" envelopes em caixas de banco

Homem de 36 anos já teria agido mais de 20 vezes, conforme a investigação, mas torrou todo dinheiro

Dayene Paz | 26/04/2022 12:31
Viaturas do Garras que prenderam homem nesta segunda-feira (25). (Foto: Marcos Maluf)
Viaturas do Garras que prenderam homem nesta segunda-feira (25). (Foto: Marcos Maluf)

O morador de rua Jeferson Rodrigues de Oliveira Ferreira, de 36 anos, foi preso por policiais do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros), ao ser flagrado "pescando" envelopes da agência do Sicredi, localizada da Avenida Júlio de Castilho, em Campo Grande. A polícia apura que ele seja autor de, no mínimo, 20 furtos.

A prisão ocorreu no domingo (24), após meses de investigação. O Garras apurou que havia aumentado o número de ocorrências de alguém que estava "pescando" envelopes, principalmente das agências do Sicredi. Durante investigação, chegou-se a Jeferson, que já havia sido preso por crime parecido, sendo alvo a agência do mesmo banco, em Bandeirantes, a 70 quilômetros da Capital. Na época, ele foi solto em audiência de custódia.

Os policias perceberam que após ser solto Jeferson voltou a cometer o crime e que ele aparecia, ao menos, 12 vezes nas imagens das câmeras de segurança do Sicredi. A investigação levantou também que ele agia aos finais de semana ou feriados.

"Pesca" - Para pescar o envelope, pouco antes, Jeferson ia na agência, onde colocava um líquido ou substância pegajosa no local onde eram inseridos os envelopes. O cliente então colocava o envelope, recebia o comprovante, porém o papel não descia totalmente na máquina. Mais tarde, Jeferson retornava com uma chave de fenda e retirava os envelopes.

O cliente só sabia que o depósito não foi feito nos dias seguintes, quando reclamava para o banco, que devolvia o valor e ficava no prejuízo.

Diante dessas constatações e percebendo que ele teria cometido o crime algumas vezes na agência da Júlio de Castilho, os policiais monitoraram o local até flagrar o crime no último domingo. Os investigadores perceberam quando Jeferson colocou o líquido no caixa e mais tarde, durante a noite, quando retornou para pescar os envelopes, foi preso em flagrante.

O que Jeferson alega - Na delegacia, Jeferson confessou o crime. Contou que separou da esposa no ano passado e foi morar na rua, local onde conheceu uma pessoa que teria afirmado ser fácil pescar os envelopes nas agências, então decidiu tentar a sorte.

No começo, Jeferson revelou que não tinha dinheiro e então usava o próprio álcool em gel do banco para colocar no caixa. Foram várias tentativas que não deram certo, mas depois, com mais experiência, afirmou ter conseguido êxito nos crimes.

Como estava morando na rua, não tinha como trocar de roupa e revezava com as poucas peças para tentar não ser identificado pelas câmeras. Ainda revelou que conseguiu de R$ 200 até um envelope com 2,5 mil, mas que havia "torrado" todo o dinheiro.

Depois que foi preso em novembro e conseguiu liberdade provisória, Jeferson afirmou que arrumou um emprego, mas o salário não era o bastante e então voltou a praticar o crime.

Nos siga no Google Notícias