A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

09/02/2014 12:09

Moradores se mobilizam por segurança e limpeza na Lagoa Itatiaia

Graziela Rezende e Elverson Cardozo
Moradores querem dias certos para recolhimento do lixo. Foto: Cleber GellioMoradores querem dias certos para recolhimento do lixo. Foto: Cleber Gellio

Moradores do bairro Tiradentes, em Campo Grande, realizaram um protesto, na manhã deste domingo (9), para pedir mais segurança e parcerias na limpeza da Lagoa Itatiaia. O local é bastante frequentado aos finais de semana, permanecendo inseguro e sem o recolhimento do lixo.

Preocupada com a situação, a psicóloga e psicanalista Andréia Brunetto, acompanhada da também psicóloga Catherine Prappas, 61 anos, mobilizaram por meio das redes sociais uma reunião no local. Mais de 20 pessoas compareceram e definiram três metas estabelecidas para 2014.

A primeira delas é mais segurança, principalmente porque somente um guarda municipal permanece no local. Eles pedem mais uma viatura para a região, além da presença de mais dois guardas e uma sub base da corporação. O pedido, que será reivindicado junto ao Poder Público, também será entregue ao comandante da GM, Coronel Jonys Cabrera Lopes.

Sobre a limpeza na área, a intenção é colocar placas de orientação e ainda ter uma organização quanto o recolhimento do lixo e uma parceria público-privada para a limpeza da lagoa.

“São propostas viáveis, que podem ser realizadas. A segurança é a prioridade, principalmente porque aos domingos vêm pessoas de outros bairros e fica bem difícil controlar. Já tivemos até tiros aqui em outras ocasiões”, diz o guarda que atua na região, Adriano Barbosa.

O estudo será entregue aos representantes da Solurb (Empresa Concessionária do Lixo no Estado) e da Secretaria do Meio Ambiente, na próxima semana.

Segurança foi uma das prioridades em reunião no bairro. Foto: Cleber GellioSegurança foi uma das prioridades em reunião no bairro. Foto: Cleber Gellio
Local está abandonado pelo Poder Público, dizem moradores. Foto: Cleber GellioLocal está abandonado pelo Poder Público, dizem moradores. Foto: Cleber Gellio
Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


Inclusive tendo morado na Lagoa há mais de 15 anos, NUNCA vi um MORADOR trazer seu frango com farofa para fazer picnic, deixando todo o lixo para trás … coisa que quem NÃO mora na Lagoa, ADORA fazer …
 
BARBARA RIBAS em 10/02/2014 12:34:41
Bom dia Leonardo Camassa. Não sei a quem vc quer defender, ~não entendi mesmo. Voçê aposta muito em muita coisa errada. Se vc passar pela lagoa(que acho q vc não sabe nem onde fica) na segunda feira de manhã saberá sobre o que estamos falando. Poderia passar as terça, as quartas as quintas também que vc verá que as coisas que vc aposta estão totalmente fora do contexto. Aliás, fazer comentário do que vc não faz idéia do que seja acho melhor vc voltar pra sua tv e assistir ao Big Brother, quem sabe vc se sintoniza.
 
Renato Candido em 10/02/2014 11:53:05
Ótima iniciativa, tudo e válido o objetivo e a melhoria do nosso bairro o mais lindo da cidade estão de parabéns! Já fizemos pedido para o curativo da árvore a anos mas até agora não foi atendido, quem sabe agora acontece!
 
Gracyella galhardo em 10/02/2014 11:26:06
Ainda bem que a expressão das pessoas é livre, não ?
Cada um pensa o que quer, cada um faz o que deseja, cada um pode falar o que achar coerente - acho que essa é a maior riqueza da vida!
Tem gente que fala de quem não conhece, julga o que lhe aprouver e na verdade, nem da própria língua portuguesa tem conhecimento.
 
BARBARA RIBAS em 10/02/2014 10:05:59
Parabens as valentes 20 pessoas que estão tentando preservar aquela linda lagoa, que, se não for preservada, a médio prazo será um esgoto a céu aberto.
 
Luiz Melo em 10/02/2014 09:19:49
É uma pena que um local tão bonito, frequentado por tantas famílias que procuram lazer, esteja neste estado lamentável. Faltam lixeiras, banheiros, guardas, água potável, melhoria dos equipamentos de ginástica, entre tantos...Uma escola pra ser escola precisa de estrutura física, professores, pessoal administrativo, segurança e alunos. Da mesma forma um parque urbano precisa também de estrutura física, segurança, administradores e frequentadores. Neste caso, os frequentadores estão sendo obrigados a deixar de frequentar a lagoa por falta de administração e estrutura física. Eu sou uma delas...
 
Jackeline Zani em 10/02/2014 08:31:51
Já foi tentado.
Acontece que um único guardinha municipal, por mais boa vontade que tenha para inibir os abusos, principalmente os vistos nos fins de semana, é totalmente inútil.
Isto se ele levantar a bunda da cadeira e resolver ser medianamente eficiente.
A questão da limpeza é outra confusão: o mato em volta da Lagoa é absolutamente necessário, fundamental mesmo, para a manutenção dos peixes menores e filhotes. É uma coisa necessária mesmo.
E, por último mas não menos importante, lixo vem no vento, é jogado por "usuários" inconscientes e transborda da lixeiras, as que sobraram, por estarem muito cheias.
A tentativa de solucionar esses problemas é antiga e delicada.
A Lagoa existe antes dos moradores.
É de interesse ambiental e, para ser resolvido, o problema exige cuidados...
 
Osório Monteiro em 09/02/2014 16:47:37
Aposto com quem quiser, que mais da metade das casas dessas 20 pessoas que fizeram essa reunião e querem tudo isso de melhorias, estão com suas casas IRREGULARES, não possuem nenhum tipo de projeto ambientalmento correto e sustentável. Aposto também, que mais de 70% dessas pessoas não reciclam o lixo que produzem. Também aposto, que essas pessoas utilizam muito mais litros de água do que o necessário para uma pessoa diariamente. Duvido que dessas 20 pessoas tenha alguma que já parou seu carro do ano mo meio da rua para recolher uma garrafa PET ou uma Lata que estava prestes a cair no bueiro. Faz me rir suas 20 pessoas.......
 
Leonardo Camassa em 09/02/2014 15:44:34
Fizemos uma reunião com os moradores da minha rua e decidimos que queremos um posto da polícia em cada esquina da nossa rua. Decidimos também, que queremos um guarda municipal em cada portão e um coletador de lixo para cada casa.
 
Leonardo Camassa em 09/02/2014 15:36:22
Então a culpa do lixo é das pessoas de outros bairros que frequentam o local aos domingos !!! As pessoas que moram no bairro são todas certinhas e temos que nos espelharmos nelas, visto que, elas reciclam todos seus resíduos, fazem captação de água da chuva para reutilização, não soltam resíduos químicos no esgoto, fumam e reaproveitam as bitucas de cigarro como esterco, e muito mais.
 
Leonardo Camassa em 09/02/2014 15:33:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions