A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

27/12/2013 10:30

Moradores se revoltam e impedem corte de energia em 190 residências

Edivaldo Bitencourt e Graziela Rezende
População se revoltou e PM chegou para evitar tumulto em favela da Capital (Foto: Marcos Ermínio)População se revoltou e PM chegou para evitar tumulto em favela da Capital (Foto: Marcos Ermínio)

Moradores da Favela Portelinha, na região do Bairro Estrela do Sul, na saída para Cuiabá, revoltaram-se com o corte de energia elétrica no meio das festividades do final do ano e impediram o fim das "gambiarras" em 190 residências. A Polícia Militar foi chamada para intervir e evitar um confronto na manhã desta sexta-feira (27).

O tumulto começou com a chegada de quatro equipes da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) para cumprir a ordem de acabar com os gatos, como são conhecidas as ligações clandestinas de energia elétrica. A confusão aumentou quando eles informaram que a ordem era da Emha (Agência Municipal de Habitação) e do perfeito Alcides Bernal (PP).

As 190 famílias se reuniram e impediram o corte da luz. Sem condições de trabalhar e temendo a reação da população, a Enersul chamou a Polícia Militar. O sargento Marcos Rubio afirmou a intervenção foi necessária para evitar tumulto e confronto. Ele acabou conversando com as equipes da Enersul para que os cortes fiquem para depois do Ano Novo.

O borracheiro Erkuiam Gimenez, 41 anos, contou que as famílias impediram o corte geral porque ninguém no bairro foi notificado da suspensão no fornecimento de luz elétrica. Ele disse que a medida iria prejudicar as famílias durante os festejos de Ano Novo.

Ele explicou também que as família serão removidas da favela para o Conjunto Izabel Garden, em construção na saída para Cuiabá. Então, os moradores vão pedir para a Emha intervir e garantir o fornecimento de energia até a remoção, prevista para março de 2014.

A dona de casa Rose Maria de Souza, 48, contou que precisa da energia elétrica porque os medicamentos ficam na geladeira. Ela realizou uma cirurgia para a retirada do mioma do útero há 20 dias e precisa de soro fisiológico e amoxicilina (antibiótico). Rose ainda ressaltou que há idosos, grávidas e recém-nascidos que precisam de energia na favela.

Polícia Militar chegou para evitar tumulto durante revolta de moradores em favela (Foto: Marcos Ermínio)Polícia Militar chegou para evitar tumulto durante revolta de moradores em favela (Foto: Marcos Ermínio)
Idosa precisa de energia para manter remédios na temperatura. Foto: Marcos ErmínioIdosa precisa de energia para manter remédios na temperatura. Foto: Marcos Ermínio


Cada comentários .
Primeiro que todo mundo paga pela energia furtada.
Segundo que em Campo Grande tem vários local na mesma situação daquele.
Terceiro: Quem conhece de ENERGIA sabe que aquelas ligações irregulares prejudica a rede e quem paga sua energia corretamente.
Quarto: Tem muitos desses moradores que é contemplado com uma casa e depois vende , e volta para o local , onde fica sempre sendo invadido.
Quinto: A água é ligada nesses locais porque se tiver um vazamento de água ninguém morre afogado, de um fio ou cabo de energia romper devido as gambiarras e matar um ou uma criança ai eu quero ver.
Antes de falar mau procure saber sobre energia.
 
luciano santoas em 08/01/2014 20:21:27
bom acho que para comentar primeiro vcs devem saber o que se passa, pois só quem mora aqui sabe o que esta ocorrendo.....
primeiro : pagamos pela agua...
segundo: eles nao vieram para legalizar os "gatos" , e nao estamos nos recusando a pagar,pois a revolta é que eles nunca vieram aqui para falar nada.....
entao se vc quer comentar procure saber primeiro o que esta acontecendo, ate por que nao conhecem a realidade do povo.....
Assim, só ressaltando a senhora da imagem, se vcs sao medicos vao saber que , primeiro ela nao operou da garganta , entao se ela fuma ou deixa de fumar nao é da conta de vcs....
por que nao é o vicio dela que esta em discusão .......
 
indiana aparecida de souza ribeiro em 30/12/2013 11:33:37
A prefeitura tem verbas para assistencia social, basta realizá-la de forma justa.
 
pedro malazarte em 28/12/2013 08:25:35
respondendo a Sra. Tereza Arruda que disse: Não aguento, esse nosso povo medíocre que quer ver a desgraça dos outros, será que não sabem que é impossível pagarmos pelo "gato" dos vizinhos, pagamos pelo consumo do nosso medidor de energia, quanta ignorância! Pare de achar que é impossivel a enersul cobrar pelos gatos, porque ela cobra sim! Saia da ignorancia Tereza Arruda pq ano passado a enersul contabilizou oito milhões em perdas, e, adivinha quem pagou? Esse mesmo povo mediocre e ignorante do qual a Sra. faz parte! Então dona Tereza Arruda tente deixar de ser mediocre e saia da ignorancia e comece a denunciar os chamados "GATOS" ou continue pagando pelas gambiarras alheia!!!!Ah! 2014 esta chegando e junto com ele a cobrança das perdas com as gambiarras de 2013! feliz ano novo tá
 
alan silva em 28/12/2013 08:05:45
respondo a Sra. TEREZA ARRUDA que disse: Não aguento, esse nosso povo medíocre que quer ver a desgraça dos outros, será que não sabem que é impossível pagarmos pelo "gato" dos vizinhos, pagamos pelo consumo do nosso medidor de energia, quanta ignorância! Olha Tereza Arruda talvez a mediocridade e ignorancia esta na sua parte. Pois vc esta muitissíma enganada a achar que a enersul nao cobra dos clientes que pagam seus consumos corretamente as perdas com gambiarras e as fraudes!! Só pra Sra. ter uma ideia no ano passado foram divididos e cobrados de todos os consumidores regulares mais de OITO MILHÕES q as gambiarras e fraudes geraram, e quem pagou? todos! Entao a Sra. saia da ignorancia e pare de achar impossivel a enersul nao cobrar.
 
Alan Silva em 28/12/2013 07:42:00
Vamos pedir para o governo criar o Bolsa Energia. Funcionaria assim.... 50,00 para gastar no pagamento da energia elétrica ou outras fontes de energia.
 
ORLANDO SANTOS em 28/12/2013 02:47:33
Essa favela, não fica na região do Estrela do Sul e sim na região do Talismã, Jardim Campo Novo...fica enfrente o final da avenida Norte-Sul. Aquele povo devia ganhar luz da Enersul...tem gente ali q nem geladeira tem...os barracos têm uns 2m x 2m, e altura menos de 2m, feito de tábuas e cheio de buraco...passo todos os dias naquela rua para ir trabalhar...eu pensava q aqueles barracos fossem deposito de coisas velhas...
 
Edy Santos em 28/12/2013 02:18:44
Duas afirmações aí estão beirando o absurdo: primeiro que o Bernal mandou cortar a energia desse povo; segunda, que foi suspenso o corte.
Prefeito não ordena corte, isso é mais um "trabalhinho" da equipe que quer o prefeito desmoralizado, podem apostar. Quanto à suspensão do corte, chega a ser imoral, não deveriam parar, pois quem acaba pagando por essa regalia dos malandros somos nós, a população honesta, que cumpre com seus deveres.
 
Helena Mara em 28/12/2013 00:27:55
SÓ EXISTE UM NOME PARA O QUE A ENERSUL FAZ COM O POVO DO NOSSO ESTADO... ROUBO!!!!! CADEIA PARA OS CHEFÕES DA ENERSUL QUE MALTRATAM AS PESSOAS....
 
LUIZ EUGENIO DE ARRUDA em 27/12/2013 23:34:09
EMPRESA LADRA , REALMENTE TEM QUE SER TB ROUBADA, E VOU MAIS ALÉM, É PRECISO QUE O POVO COMEÇE A QUEBRAR AS NOVAS CAIXAS QUE ESTÃO SENDO INSTALADAS EM CADA TRANSFORMADOR, ESTAS ESTARAO MEDIDO TODAS AS PERDAS NA QUADRA E ENTÃO IRÃO DIVIDIR COM TODOS OS CONTRIBUINTES TAIS PERDAS. COMO SABEREMOS SE É VERDADEIRO ESTAS PERDAS? QUEM IRÁ FISCALIZAR? COM CERTEZA IRÃO NOS ROUBAR POIS COMO SABEREMOS SE REALMENTE ESTE MEDIDOR ESTA CORRETO? CADE O IMETRO? AS COBRAÇAS VIRÃO ATRAVES DE TAXAS QUE NINGUÉM ENTENDE NAS CONTAS. PARABÉNS A ESTE POVO , FORA ENERSUL ... SE PRECISO FOR O POVO DEVE USAR A FORÇA ... CHEGA DESSA CORRUPÇÃO, FORA ENERSUL...
 
MARCOS SILVA em 27/12/2013 21:49:51
Tereza Arruda, seu comentário é baseado na sua total falta de conhecimento sobre regulação do Setor Elétrico, mas especificamente no quesito Reajuste Tarifário. Pois bem, já que a Sr. quis tecer uma opinião sem estudar o assunto lá vai alguns fatos que todos deveriam saber: quem define o reajuste tarifário de TODAS concessionárias de energia é a ANEEL (basta entrar no site e procurar por resolução homologatória); a energia no Brasil é muito cara pq o sistema é muito robusto e interligado (ou seja, quem gera energia no sudeste pode exportar para o centro-oeste, nordeste, sul....) e porque o NOSSO GOVERNO QUE EU E VC ELEGEMOS colocou muitos encargos e tributos na conta de energia (só cabe a enersul recolher os valores e repassar para o governo). E sim, nós pagamos pelos gatos que existem !
 
Ana Silva em 27/12/2013 21:44:03
Nas masoes tambem tem e estamos fazendo o possivel e quanto as taxas tudo nessa terra se paga taxa quando vc compra carro vc nao tem que pagar o IPVA todo ano entao desse mesmo jeito e a energia e quem recolhe a taxa de iluminacao e a prefeitura ela que e responsavel pela essa area...Quanto as gabiarras ou gatos seria mesma coisa. Voce abrice um comercio e pessoas pegava a suas mercadorias e nao pagase vc iria aceita!!!!
 
cesar henrique em 27/12/2013 21:32:09
Estão de brincadeira com a minha cara? Desde quando o Bernal manda na Enersul? Corta essa!
 
Maria Silva em 27/12/2013 20:57:36
Para quem não sabe, a composição do preço da energia elétrica leva em conta a existência de gatos, portanto, no final pagamos a conta deles sim. E tem mais, quem paga as contas procura economizar energia, ao contrário de muitos usuários de gatos que, reafirmo, não são todos, mas muitos usam lâmpadas incandescentes que são deixadas ligadas o dia todo.
 
Guilherme Arakaki em 27/12/2013 20:55:11
A Idosa na foto acima ao lado direito, recém fez cirurgia e com cigarro na mão! Será que previsa de medicação mesmo?
 
Wesley Rocha em 27/12/2013 20:02:28
bobo é quem acha que a enersul é coitadinha que quem paga por essa energia são os consumidores honestos tudo isso é bobagem pelo tanto que cobram o serviço de distribuição de energia eletrica deveria ser de 10 a 100 vezes melhor mas como o brasileiro é bobo e ot... tanto faz tem bobalhão que vai pagar 500 reais pra ver jogo da copa o que é pagar essa continha de luz enquanto isso lá em brasilia estão rindo e " contanto os plaques de 100 dentro dos citroens dos camaros etc " o brasileiro merece sim o governo que tem pois ele nada mais é que o povo refletido em sua mais pura face!
 
ribamar virgulino em 27/12/2013 19:57:33
ENGRAÇADO RECLAMAM QUE SÃO POBRES NÃO PODEM PAGAR A CONTA DE LUZ PEDEM UM PRAZO PORÉM SE VOLTARMOS AO MESMO LOCAL DURANTE AS FESTAS DE VIRADA DE ANO, O QUE MAIS VAI TER É CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS E MUITO BARULHO VINDOS DE SOM QUE CUSTAM UMA FORTUNA. COMO CONSEGUEM DINHEIRO PARA COMPRAR BEBIDAS E SOM E NÃO DÃO CONTA DE PAGAR UMA CONTA DE ENERGIA E FAZEM UM GATO? VAI VER CONSEGUIRAM COMPRAR COM O VALE RENDA, O BOLSA FAMILIA O VALE SEI LÁ MAIS O QUE...
 
KEILA MARIANO em 27/12/2013 17:59:03
Tereza Arruda, claro que pagamos pelo furto de energia nas favelas, se vc não sabe, isso é calculado e incluído nas planilhas de gastos, então, senhora, quando pagamos a fatura do relógio, pagamos, sim, o furto dos outros. Uma pergunta: se furtar energia é crime, porque a PM não prendeu todo mundo? E tem ignorante que coloca a culpa no Bernal! Quanta idiotice! Se Campo Grande não quiser ficar parecida com o Rio de Janeiro, onde impera o "gato", não apoiem quem faz gambiarra!
 
João Dias em 27/12/2013 17:13:57
quero ver neguim ouvir aqueles funks agora chega o rei enersul tem que pagar igual todo mundo mesmo
 
chico moreira em 27/12/2013 16:59:29
E na mão da aposentada que foi operada há 20 dias que precisa conservar o remédio.. repare o cigarro que não faltou dinheiro para comprar!
 
Vanessa da Silva em 27/12/2013 16:35:57
iii rapaz cadê o perfeito e os vereadores que deveriam estar trabalhando pela cidade e evitar esse ocorrido?
Ahhh esqueci estão brigando de caça fantasma kkkkkkkkkk
Eeeeeee Campo Grande bom de guerra viu!
 
Anderson Silva em 27/12/2013 16:27:40
Avisar de crime? Tem que chamar a polícia para prender em flagrante!
 
RODRIGO FERREIRA em 27/12/2013 14:09:57
O mais engraçado é que, podem ter certeza, muita gente desses barracos votaram no Bernal, e é o Bernal um dos que estão mandando cortar a energia deles...
 
LUIS FERNANDO em 27/12/2013 13:24:49
Não aguento, esse nosso povo medíocre que quer ver a desgraça dos outros, será que não sabem que é impossível pagarmos pelo "gato" dos vizinhos, pagamos pelo consumo do nosso medidor de energia, quanta ignorância. A ENERSUL está cada dia mais rica e nós é que pagamos taxas e mais taxas e ficamos calados, quero ver alguém reclamar do aumento do mês passado de 13%, inclusive na mesma semana em que o Ministérios Público deu prazo para a ENERSUL retirar a taxa de cobrança de iluminação pública!!!!Palhaçada!!Temos que reclamar disso, que sempre tivemos amparo legal, na Constituição Federal para que isso não fosse cobrado!!A ENERSUL que se vire com quem faz "gato", o que importa é que eu, mesmo sendo roubada, pela ENERSUL é claro, não faço, mas não posso obrigar as pessoas pensarem como eu!!!!
 
Tereza Arruda em 27/12/2013 12:26:05
so existe um nome para isso, ROUBO, quem rouba seja la o que for é ladrao. e ainda querem ser notificados, não justifica, invasores ladrões. nao estao no que é vosso,
 
silmar oliveira em 27/12/2013 12:20:29
Gente, o povo que sofre com falta de condições e vcs é que estão revoltados!? Se pisarem desse geito nas pessoas jaja estavam na sua casa roubando, pois, a revolta deles e pela sobrevivência e a sua?
 
Jorge Melo em 27/12/2013 12:15:36
as pessoas em primeiro lugar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
pedro malaquias em 27/12/2013 12:15:05
+++ que absurdo, eu pago a minha conta cara (por conta dessas fraudes/gatos) e quando chega a Empresa pra tirar esses gatos, ELES PEDE PRAZO???? que é isso...Cada a Justiça??? Como sempre digo, a JUSTIÇA é só pra defender os ladrões, para o povo direito não existe a Justiça...ENERSUL, o prazo deles é só até o dia 02/01/2014, depois disso CORTE neles, a festa ACABOU.....vai viver de velas se não querem pagar energia.
 
maria antonieta em 27/12/2013 12:14:37
Porque não vão cortar das mansões que estão cheias de "gatos" tanto de energia como de água, os muitos ricos são os que mais fazem gatos.
 
Marcos Wild em 27/12/2013 12:11:10
É pra acabar , se a energia fosse mais barata , talvez eu disse talvez as pessoas nao fariam gato, só que isto tambem nao justifica, afinal estão furtando energia, o que encarece a conta de quem paga certo.
Tudo errado , Brasil , um pais de tolos.
 
lizeti aparecida zanineli em 27/12/2013 11:54:18
talvez se nossos governantes parassem de se preocupar com coisa bestas e se preocupasse com o povo não veriamos noticias como essa, mais ja que isso não acontece não é justo cortar a luz nessa época, entã que a enersul se acerte com os vereadores e prefeito da cidade.
 
Patrick farias em 27/12/2013 11:40:37
Faz assim, troca de lugar com eles. Quem sabe você opine pela vela. Eu pago energia, não é barato, mas prefiro que essas pessoas tenham uma chance de ir para um lugar melhor oque vê-los no escuro.
 
Jorge Melo em 27/12/2013 11:31:46
Esses invasores de terras já estão em local ilegal, ficaram brabos porque não foram notificados, estão brabos porque a energia vai acabar com as FESTAS deles...mas garanto que a cerveja a carne e o carvão ja estavam comprados...pode?????? A ENERSUL não lhes devem nem satisfação, descobriu o furto vai la e pimba! e dali mesmo faz o BO na delegacia. Se der moleza aos ilegais eles acostumam. Cidadão de bem, como eu, sabe que dia 5 vence as contas e o dinheiro já ta separado. Notificação...mas quáá!!!!!!!!!!!!!
 
samuel gomes-campo grande em 27/12/2013 11:30:03
É esse o povo que elege os políticos... O que se esperar, então?
 
Paulo Souza em 27/12/2013 11:29:52
Falta mais nada mesmo nessa bagaça... ta roubando e precisa ser comunicado... fala sério... só no Brasil mesmo.
 
Ari Junior em 27/12/2013 11:29:00
E´o fim da picada mesmo....a Enersul ter que notificar morador , para poder interromper energia proveniente de furto....
 
altamir batista de amorim em 27/12/2013 11:03:30
era so o que faltava.
os caras estão fazendo gato e não pode cortar a luz?
tem q ficar na vela mesmo.
no brasilzinho quem faz o errado sempre tem perdão.
 
Pedro Machado em 27/12/2013 11:01:47
E eu vou pagando minha conta alta, por causa dos que roubam energia elétrica, me roubar pode, não ser roubando não pode. Ai aumento de energia, eles dão risada, não pagam.
 
Alessandro José Perassoli em 27/12/2013 10:43:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions