Instabilidade no sistema do Detran causa lentidão em processos de CNH
Autoescolas tiveram que protocolar ofícios para não prejudicar alunos e pedir dilatação de prazo
Nas últimas duas semanas, o sistema usado nos processos de habilitação do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) apresentou instabilidade e trouxe transtornos para alunos e instrutores. Gerido pela empresa Valid desde 2023, o problema técnico impediu agendamentos e atrasou etapas do processo de CNH.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O sistema de habilitação do Detran-MS enfrentou instabilidade durante duas semanas, causando transtornos em processos de CNH. A falha técnica, ocorrida no sistema gerido pela empresa Valid, impediu agendamentos e atrasou etapas como lançamento de resultados de exames médicos, teóricos e práticos. Autoescolas de Campo Grande relataram dificuldades com alunos que tiveram prazos comprometidos devido à inconsistência na sincronização dos resultados. O Detran-MS informou que o problema está sendo resolvido e a normalização deve ocorrer até terça-feira (16).
O primeiro relato encaminhado ao Campo Grande News foi na sexta-feira (12). Proprietária de uma autoescola na saída para São Paulo contou que os resultados de exames não estavam sendo lançados. A falha afetou provas médicas, teóricas e até práticas.
- Leia Também
- Vínculo com conta do governo deixou sistema de ocorrências instável
- Após multa milionária, Governo enquadra mais 2 empresas na Lei Anticorrupção
“Tenho um exemplo aqui de um aluno que fez prova prática no dia 2 de setembro e até o dia 12 não tinha lançamento ainda. Mas o tempo para ele tirar a carteira está correndo. É um processo tão burocrático que só prejudica o aluno”, relatou a empresária de 53 anos, que preferiu não ser identificada.
Na região central de Campo Grande, funcionários de uma autoescola da Rua Rui Barbosa também enfrentaram dificuldades. O problema foi percebido na hora de agendar o exame médico de um candidato.
“Quando o sistema fica fora do ar, não conseguimos agendar nada. Semana passada ficou duas horas assim, sem aparecer as opções. Uma aluna nossa teve que esperar mais dias, mas como era exame médico, ainda havia tempo para concluir o processo”, disse um recepcionista.
A situação foi mais complicada para oito alunos da autoescola gerenciada por Rosana Ramos, na Rua Antônio Maria Coelho. Com 19 anos de experiência no ramo, ela afirma que a instabilidade deixou tudo ainda mais burocrático.
“A gente não conseguia ver se o aluno estava aprovado ou não e, sem isso, não dá para seguir para a próxima etapa. Tive alunos com o prazo acabando e sem conseguir terminar por causa do sistema. Tivemos que protocolar ofícios individuais no Detran para conseguir dilatação do prazo”, explicou Rosana.
Ela reconhece que problemas tecnológicos acontecem, mas ressalta o impacto emocional e financeiro. “Temos mais de 200 alunos no sistema. Imagine consultar a situação de cada um? É um desgaste para a empresa e para o candidato, que não entende que essas coisas acontecem. É preciso ter clareza com o aluno no momento da matrícula e deixar claro que imprevistos podem ocorrer”, completou a instrutora.
Ao Campo Grande News, o Detran-MS confirmou que houve falhas na sincronização dos resultados das provas e garantiu que a normalização deve ocorrer até esta terça-feira (16).
“Houve uma inconsistência na sincronização dos resultados, mas nossas equipes já atuaram para sanar o problema. Agora estamos apenas atualizando os dados que ficaram sem lançamento, o que deve acontecer até 16 de setembro”, informou a autarquia em nota.
Contratada por mais de R$ 33 milhões no primeiro ano, a Valid é a empresa responsável pela emissão e digitalização de processos de CNH desde outubro de 2023. Com mais de 60 anos de mercado, a companhia atua também em estados como Ceará, Paraíba, Bahia e Paraná. Ela foi questionada pela reportagem, mas ainda não se manifestou sobre o caso.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.