A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

01/06/2012 10:02

Morte após cirurgia para reduzir estômago acende alerta para riscos

Elverson Cardozo

Cirurgia bariátrica é considera uma intervenção de grande porte. O paciente que se submeter ao procedimento necessita de acompanhamento médico para o resto da vida

Fabiana Glaglau faleceu aos 25 anos, em decorrência de complicações da cirurgia de redução do estômago. (Foto: Arquivo Pessoal)Fabiana Glaglau faleceu aos 25 anos, em decorrência de complicações da cirurgia de redução do estômago. (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os especialistas, o tema é tratado com precaução. Falar sobre os riscos da cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como de “redução do estômago” ou “da obesidade”, causa certo desconforto. A justificativa mais comum, quase universal, é a de que “toda cirurgia tem risco”.

“Até extrair unha encravada ou dente”, afirmou o cirurgião geral, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, James Câmara de Andrade, se referindo às possíveis complicações decorrentes do procedimento.

Mas há um protocolo a ser seguido, explicou o médico. O paciente que deseja se submeter à cirurgia precisa ser assistido por uma equipe multidisciplinar, composta por um clínico, cirurgião, psiquiatra, endocrinologista e nutricionista.

Além disso, a cirurgia - considera uma intervenção de grande porte - é indicada para um pequeno grupo, cujo IMC (Índice de Massa Corpórea) esteja acima dos 35. Pela normatização da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), apenas pacientes com idade entre 18 e 65 anos podem fazer a cirurgia.

Abaixo ou acima dessa faixa etária ou com IMC superior a 40, só com formalização do médico responsável, neste caso, um endocrinologista.

Riscos – Para o cirurgião, os riscos estão mais relacionados à conduta do que à cirurgia propriamente dita. Na maioria das vezes, declarou, as complicações ocorrem porque o paciente “não aderiu ao tratamento que se propôs”.

James Câmara explicou ainda que dos pacientes submetidos à cirurgia, menos de 10% continuam o acompanhamento regular junto ao médico. O erro está justamente aí. Alguns acreditam que quando se atinge o resultado esperado não será mais necessário continuar a visita aos consultórios e, com isso, acabam “relaxando”.

O tratamento, explicou, é para vida toda. “Se fizer tem resultado, se não fizer, não tem”, disse. “Cirurgia não combina com doce ou álcool”, completou, exemplificando.

Intercorrências cirúrgicas - O sucesso da operação depende também do esforço do paciente. Por isso, antes de entrar no centro cirúrgico, é necessário a assinatura de um termo de consentimento e conscientização.

Na clínica onde o médico trabalha, o documento em quatro páginas exige a assinatura do paciente, responsável e uma testemunha. No item que elenca os “riscos do tratamento proposto”, uma referência à literatura médica que traz uma série de complicações da cirurgia bariátrica.

Cirurgião afirma que menos de 10% dos pacientes continuam o acompanhamento regular após a cirurgia. (Foto: Elverson Cardozo)Cirurgião afirma que menos de 10% dos pacientes continuam o acompanhamento regular após a cirurgia. (Foto: Elverson Cardozo)

Entre as intercorrências cirúrgicas que podem ocorrer estão lesão no braço, lesões vasculares, lesões intestinais, hemorragias e complicações anestésicas. Nas intercorrências pós-operatórias, podem ocorrer infecções (de parede, intra-abdominal, pulmonar, etc.), pancreatite, gastrite, úlcera, hepatite, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, fístulas digestivas, hérnias, alterações digestivas (vômitos, refluxo), obstrução gástrica, entre outros.

Mas o documento também avisa: “Os itens correspondem a complicações pertinentes a cirurgias de grande porte e não apenas com a cirurgia de obesidade”. “O índice mortalidade é em torno de 1,5%, o que pode variar de acordo com cada caso”, informa trecho do termo.

Por conta dos riscos são tomadas uma série de precauções antes da cirurgia. James Câmara afirma que o paciente deve ser submetido a uma bateria de exames.

Pós-operatório - No pós-operatório, a maior dificuldade, segundo o médico, é com relação à dieta. “Após a cirurgia é possível ocorrer carências nutricionais, vitamínicas, minerais e protéicas. [...] É importante lembrar que a pequena ingestão de alimentos pode levar a estados de mal estar, desânimo, paralisias, confusão mental, anemias, queda de cabelo, cegueira noturna, entre outros”, informa trechos do termo.

Há também a informação de que “após a cirurgia pode haver dificuldade na passagem de líquidos e/ou alimentos mais consistentes, do reservatório gástrico para o restante do tubo digestivo, sendo por vezes necessário realizar dilatação endoscópica (que apresenta seus próprios riscos). Em alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica para solução definitiva”.

De acordo com o cirurgião, o paciente que se submete à cirurgia bariátrica deve fazer uso de complementos vitamínicos.

Sem garantias – Na clínica onde o documento está disponível, o paciente que assinar o termo de consentimento para realização da cirurgia bariátrica (por videolaparoscopia) também entende que o tratamento assistido é por toda a vida.

O terceiro item do termo, intitulado “sem garantias”, informa ao paciente que “não há 100% de garantia” dos benefícios e que parte do sucesso dos resultados depende de esforço próprio. “A melhora ou até mesmo a cura do diabetes, hipertensão, fadiga, problemas respiratórios, entre outros, pode não ocorrer”.

Última foto de Fabiana com a mãe, momentos antes da jovem entrar no centro cirúrgico. (Foto: Arquivo Pessoal)Última foto de Fabiana com a mãe, momentos antes da jovem entrar no centro cirúrgico. (Foto: Arquivo Pessoal)

Caso - A funcionária pública aposentada, Alda Glaglau, de 62 anos, conhece bem os riscos. Aos 25 anos, a filha, Fabiana Glaglau, resolveu fazer a cirurgia bariátrica, mas não chegou nem a receber alta.

Faleceu quatro semanas depois, em decorrência de complicações. “Ela procurou o meio mais rápido”, conta. Hoje, para a mãe, falar sobre o que aconteceu ainda é complicado. "Machuca muito", disse.

Fabiana sempre lutou contra a balança, mas nunca conseguiu emagrecer o quanto queria e, por isso, estava decidida a se submeter ao procedimento cirúrgico por videolaparoscopia. Na época, a jovem estava com 118 quilos.

Para mãe, Fabiana foi precipitada e não deu a devida atenção aos riscos da cirurgia. Queria mesmo era emagrecer.

Hoje, Alda conta que procura alertar os jovens que estão no mesmo caminho e decidos a se submeter ao procedimento. "Eu fico desesperada querendo ajudar", afirmou. “O problema está na cabeça e não no estômago, completou.

Para o cirurgião James Câmara, muito se fala dos riscos e pouco dos benefícios. Uma das primeiras orientações que procura repassar aos pacientes que atende, declarou, é evitar ouvir histórias que não deram certo. "A cirurgia não é mágica, é parte do tratamento", finalizou.

Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


Já tive as primeiras duas consultas com o Dr. Quintal ,assim como a enfermeira, foi um bom começo senti apoio e segurança, deixei nas mão deles a parte técnica e estou me preocupando com a parte psicológica, que pelo que já comecei a fazer em casa é das partes que só nós podemos controlar, e sinto que estou na mãos de uma otima equipa médica ajuda a termos motivação e confiança para fazermos o correto, até mesmo ajuda incluirmos as pessoas mais proximas nas reuniões pois ajuda-os para nos saberem apoiar, pois também psicologicamente eles são os que mais influenciam as nossas atitudes e precisam conhecer o correto para ajudarem também da forma mais certa em vez de criar mais pressão a explicarmos o porquê de certos procedimentos até mesmo na decisão de realizar ou não a cirurgia.
 
Liliana moura em 18/02/2014 17:11:44
DR. JAMES, ETERNAMENTE GRATO PELOS 10 ANOS DE VIDA E SAÚDE QUE O SR. ME AJUDOU A REENCONTRAR.
 
ADILSON TESLENCO em 10/02/2014 10:52:29
Gente fiz a cirurgia em 2009 com o Dr Luiz Vicent Bert perdi 50 kg e minha operação foi um sucesso, tenho certeza que todos esses casos mau sucedidos foi por culpa do operado que não entende a importância desse processo todo ser feito com responsabilidade. Ja ouvi gente dizendo que nos primeiros meses tomava leite condensado deitada para não passar mau, que fritava o bife e tomava o oleo que saia, enfim ... depende muito mais de vc do que de qualquer outra pessoa.
Hoje sofro com dores abdominais que as vezes insistem em aparecer, mas mesmo assim super recomendo a cirurgia, aliando atividade fisica e uma alimentação regrada além de perder peso, você não vai precisar de cirurgias reparadoras e vai viver de maneira bem mais saudável e feliz.
 
juliana martins em 30/01/2014 08:35:11
Hoje está fazendo 1 mes e 5 dias da minha cirurgia vi muitos comentários, mas todos os que não deram certo é porque não tiveram uma boa instrução pré-cirurgia ou que não se comportaram adequadamente no pós-cirurgico.
Antes da cirurgia fiz um ano de tratamento com psicologa, nutricionista e endocrinologista, o meu cirurgia pediu alguns coisas para comprar para a cirurgia (meia média compressão, cinta e respiron) a meia tive que ir para a mesa de operação com ela e estou usando até hoje, a cinta já parei, o respiron fiquei quinze dias fazendo exercicios.
Então quem teve problemas provavelmente não teve um bom cirurgião ou não fez o pré e pós como deve ser feito.
 
JOSE CARLOS SCALICE em 24/01/2014 22:57:30
vou fazer dia 16/01/2014 estava muito confiante e no dia 24/12/2013 faleceu um amigo,ele
estava ótimo um ano e já tinha perdido muito,mais alguma coisa aconteceu tudo que ele comia estava se armazenando em uma parte da cirurgia e ele venho a falecer, agora estou com receio eu tenho 141 kl e não quero mais viver assim....
 
marcelo dos santos em 25/12/2013 11:48:17
Olá, sou homem, tenho 48 anos, 1,79cm e peso 160Kg, portanto meu IMC = 52,74.
Já emagreçí até 89 Kg 3 ou 4 vezes e voltei a engordar, por este motivo penso em fazer esta cirurgia.
Apesar de meu peso, meus índices de glicemia, colesterol, pressão, etc são ótimos, não tenho problemas de locomoção ou dores de coluna nem nada parecido, apenas meu joelho direito dói um pouquinho quando jogo bola com meus filhos.
Sinceramente não consigo chegar a uma conclusão se opero para tentar resolver o problema definitivamente (mas correndo risco de não ver meus filhos crescerem, pois dois conhecidos meus morreram após a cirurgia, uma no hospital, outro depois de voltar para casa), ou se tento o enésimo regime e corro risco de desenvolver Diabetes, etc em caso de novo insucesso...Dúvida cruel ! !
 
Anderson Kullowisky em 18/12/2013 07:48:43
Meu Namorado quer fazer,Tenho medo mais qualquer que seja a decisão dele vou apoiar,vou rezar muito e pedir que DEUS ABENÇÕE E QUE DÊ TD CERTO!Mais confesso que preferia q ele emagrecesse de outra forma bem mais simples,entrego nas mãos de Deus e Nossa Senhora Aparecida...Mais confesso que estou muito confusa e com medo,ele quer fazer na tecnica de videolaparoscopia o q vcs acham mim ajudem por favor..bjoss Obrigada!!! Que Deus Abençõe a Todos...
 
Risoneide Soares em 29/11/2013 12:38:33
estou lendo este artigo por que estou com um irmão de 43 anos a 21 dias na uti por causa de uma infecção pulmonar depois da redução, não sei se ele sairá dessa. Acho que os médicos não deixam claros esses perigos, pois quando ele soube que tinha contraido a infecção disse se soubesse disso não teria feito.
 
SILVANO ARAUJ0 em 22/10/2013 17:03:02
boa tarde fiz minha cirurgia dia 19/08 no hospital do igesp com a equipe do dr. sallet quem me operou foram dr. marcelo, drª liliane e o resto da equipe fiz fobi capella/derivação (bai pass) tudo com a graça de deus correu perfeitamente estou trabalhando e ótima minha glicemia esta normal, minha pa esta normal estou muito feliz e recomendo essa equipe dr. jose afonso sallet a qualquer pessoa boa sorte a todos bjs
 
neusa medina em 16/10/2013 13:05:38
entao a gente le muito sobre a cirurgia mas parece que sempre volto a estaca zero ...tantas duvidas tantas incertezas que nem sei mais se faço ou nao parece que na reta final vem muitas questoes me ajudem por favor
 
sara campos em 16/09/2013 10:37:08
Eu estou a caminho de fazer a cirurgia já tive amigas que fizeram e estão hiper bem umas já tem 1 e 2 anos q fez outras já tem 6 7 meses e tbm estão bem. Toda cirurgia tem suas complicações e seus riscos só o que muitos não observam o que fez a pessoa na cirurgia vim a óbito e simplesmente diz que foi a cirurgia. Então na minha eu não defendo e nem sou contra acho que cada da um tem que decidir entre você e sua família qual o melhor proceder a seguir pois cada caso é um não podemos nos comparar a ninguém. E quando decidir fazer não comentar com ninguém a não ser com pessoas que podem lhe dar forças e os médicos.
 
taize de jesus bonfim em 19/08/2013 09:45:33
eu estou com 88kg Já fiz todos os regimes possível então tenho uma amiga que fez a redução do estomago com o dr Luiz Carlos castro e ela me falou muito bem passei com ele estou fazendo os exames para a cirurgia as vezes me da um medo mas eu vou em frente.
 
claudia F. vianna em 10/08/2013 19:26:56
Gostaria que alguém me informasse como e onde encontrar com Dr. James, pois estou pretendendo fazer a bariátrica, já comecei a fazer os exames, mas estou com medo, uns dizem que é bom outros dizem que não é , estou muito confusa, se alguém puder me ajudar agradeço muito, obrigado.
 
Maria do Socorro Chaves em 07/08/2013 18:29:01
Perdi uma amiga por complicações oito meses depois...
Cuidado pessoal. é muito triste receber uma noticia dessas de uma pessoa tão jovem. apenas 32 anos...
 
Marya soares em 25/07/2013 23:16:53
Minha irmã fez a cirurgia bariátrica há 8 meses, com 17 dias de operada precisou refazer a cirurgia por obstrução. e nunca mais teve saúde hoje ela encontra-se internada e está muito complicada a situação. ela fez todos os exames, tomou todas as precauções e mesmo assim nada deu certo. Não recomendo a ninguém pensem muito, só façam se for a única alternativa.
 
Walterlene Lima em 14/07/2013 19:35:28
Minha cirurgia tá marcada pra dia 17-07.2013, agora me deu insegurança, estava certa que queria operar, mas perdi a confiança na equipe médica que trata o paciente com descaso, minha cirurgia foi adiada 2 vezes, tento falar com os médicos e não consigo eles não atendem telefones, penso muito se tiver uma complicação, o que farei, haja visto que a comunicação é difícil. Pra se fazer uma cirurgia dessas você tem que ter acima de tudo confiança na equipe, coisa que perdi pela falta de respeito deles com o paciente. e hoje vendo Ana Maria Braga vi o caso de uma moça aqui do RJ que faleceu no pós cirúrgico e agora estou com medo!!!!
 
Neuza Mendes em 25/06/2013 13:52:44
eu pesava 136 kilos engordei devido a ter tido depressão em 2005, eu sempre pesei 86 kilos mas em consequência de eu tomar 26 comprimidos por dia eu tive ulceras, engordei, por esse motivo fiz a cirurgia bariátrica (capella) com o DR Alcides da clinica cevip em Curitiba PR. OPEREI DIA 14/12 /12 HOJE DIA 10 /06/13 estou com 85 kilos. estou bem como de tudo exeto açúcar e azeite de soja.( frituras) como verduras frutas feijão arroz batata etc... meu doce hoje e banana seca recomendo. pois e natural, recomendo a cirurgia se houver necessidade por motivo de doenças, se vc conseguir emagrecer por outros meios va em frente ok. e outra vida admito mas tem que estar bem ciente vc não vive mais para comer e sim come para viver em media 120 gramas a cada 3 horas e de 2 a 3 litros de agua por dia. RBZ
 
roblez damiao v. paiva em 10/06/2013 23:37:48
Fiz a cirurgia tipo sleeve há 60 dias com a equipe do Dr. Renato Silva, do Hospital Divina Providência de Porto Alegre, e já perdi 22 quilos. Estou muito satisfeita. Passei muito bem no pós operatório. Minha única dificuldade é durante a TPM, quando como um pouco a mais e passo um pouquinho mal, mas com o tempo sei que me adapto. Também passei por um período de "esquecimentos", mas já passou. O cabelo estou tomando phantogar e parou de cair. Estão bem fortes e crescendo rápido. Agora quero incluir a atividade física para melhorar o emagrecimento. Olha, eu recomendo muito. Basta escolher uma equipe competente e seguir à risca as orientações.
 
Andrea Silva em 25/05/2013 21:00:50
Fiz a cirurgia bariatrica a nove meses no método sleeve, me sinto bem, mas a um mes tive uma amnésia estou realizando exames para ver se foi ausencia de nutrientes ou vitaminas, pois na parte neurologicas está tudo normal, mas o que me preocupou foi que no final de semana passado tive uma quase parente que faleceu, ela estava com mais ou menos uma ano de operada e a causa morte dela foi trombose intestinal, ela se sentiu mal e em tres dias veio a falecer, conversando com o meu médico ele disse que foi em decorrencia da cirurgia, pois o método que ela se submeteu foi a que mexe com o intestino e esse problema pode ocorrer e se não tratado com urgencia pode vir a obito, pois o intestino necrosa. Por isso que realiza o método que mexe com o intestino tem que ficar alerta para o sintoma de dor
 
Sílvia Vale em 22/05/2013 11:07:48
Passei por uma cirurgia bariátrica no dia 27/03/2009,há 4 anos atrás.O médico responsável por minha cirurgia foi o Dr.James Câmara,profissional muito competente,fui muito bem atendida.Deus esteve comigo em todo tempo,não precisei de UTI e fiquei no hospital apenas 3 dias,a minha qualidade de vida hoje é outra,fiquei curada do diabetes,e toda a minha saúde melhorou(hipertensão,circulação,pulmão etc).Eu fui alertada sobre os riscos e tomei a decisão consciente,fui muito abençoada por Deus! Agora,o sucesso em continuar saudável depende de mim,tenho continuado o tratamento com nutricionista e parte psicologica também,faço acompanhamento regular ,mas alerto, passe por essa cirurgia se houver mesmo necessidade,pois os riscos são realmente grandes,talves uma boa dieta e exercicios resolva pra vc.
 
Rute de Oliveira Bezerra em 05/04/2013 19:49:38
Fiz a Cirurgia Bariátrica (Capella) com o Dr. Ceneviva, do HC Ribeirão Preto, estou no 11 dia do PO. Ja comecei a perder uns quilinhos, mas o que mais importa é a qualidade de vida daqui alguns meses. No HC tive toda a orientação de uma equipe deste a psicologa, orientação bucal, até a fisioterapia. Quando fui assinar o termo de consentimento ja estava bem ciente dos riscos, tanto é que acabei por uma fatalidade pegando uma pneumonia, dia antes de ter alta, mas ai, fiquei mais alguns dias e já estou em casa. A questão dos riscos, sim, existem muitos riscos, mas 0,00001% ocorrem durante a cirurgia. O mais importante é seguir as orientações a risca dos profissionais capacitados. Lamento profundamente a morte dos colegas, foi uma fatalidade. Por isso, pense bem!!
 
Luiz Marcel C. Zanardi em 01/04/2013 11:12:13
estou querendo fazer a cirurgia com a equipe do doutor james, ja ouvi muita coisa boa sobre ele e sua equipe,confesso que tenho medo, mas ser gordo nao e facil.
e muito legal quem fala de reeducacao alimentar mas nao e facil pra quem ja passou de 100kg, so quem e gordo sabe como e a realidade.
 
angela zilli em 21/02/2013 12:19:08
A dois dias perdi uma prima devido a um erro durante a cirurgia que precisou ser refeita, minha prima teve alta por duas vezes no prazo de 60 dias mas continuava passando muito mau, houve erro médico e isto foi dito após a segunda cirurgia, porém o hospital liberou o laudo da morte como infecção generalizada, vamos correr atrás de justiça, pois entregamos a vida de uma pessoa querida nas mãos de um médico incompetente, pois ela fez todos os exames necessários e seguiu a dieta a risca...
 
Andreza Filgueira em 20/02/2013 16:33:41
Tem cinco dias que perdi minha mãe por causa dessa cirurgia,ela nem chegou a sair do hospital deu hemorragia e parada cardíaca. os exames dela estavam todos bem e ela poderia fazer a cirurgia. entao so aconselho quem vai fazer mto cuidado pq depois nao tem mais o q fazer, so Deus sabe o meu sofrimento c a morte da minha mae ainda nao consigo acreditar.
 
monalisa pessoa em 07/02/2013 14:04:25
Estou prestes a fazer a tecnica sleeve, mas estou com muita duvida. Tenho ouvido muito que essa tecnica a pessoa volta a engordar com muita facilidade. O medico que fara minha cirurgia Dr. Luis Carlos de Castro realiza tambem a tecnica switch duodenal. Alguem ja fez essa tecnica? Qual foi o resultado? As pessoas que fizeram a cirurgia com o Dr. James que tecnica fizeram?
 
Raquel Santana Botelho em 19/01/2013 08:56:12
Bom pessoal, hoje estou com 7 dias de cirurgia bariatrica sleeve,foi muito dificil os 2 primeiros dias por muita dor abdominal causado pelos gases que são usados para dilatação do abdomem, creio que fazendo todo o acompanhamento pre operatorio dieta, e tambem pos operatorio certinho conforme orientações nutricionais e clinicas, os riscos de complicações diminuem bastante, estou na dieta liquida e ingerindo 3 ltrs de àgua de coco e isotônico dia, e estou me sentindo super bem,dos 10 dias antecedentes da cirurgia até hoje 7 dias apos a cirurgia eliminei 10 kilos, e estou bastante feliz com o resuldado inicial.
 
Marcelo Alves em 12/10/2012 21:20:13
Uma amiga minha fez cir. bariátrica ha exatamente 6 meses e veio a óbito neste domingo 07/10/12 por complicações, o que por certo não sabemos só sei que desde o dia que foi submetida a esta cir. bariátrica, só fez passar mal. Muito cuidado ao fazer este tipo de cirurgia pois a equipe médica não opera milagre e nem vc, cada pessoa tem um organismo e um metabolismo diferente, as vezes faz tudo certo mas seu organismo não aceita a mudança.
 
Rosilene Silva em 09/10/2012 09:22:52
Estou pesando 105 kg, meu IMC deu 40...estou em processo de exames para fazer a cirurgia com dr Francisco Gomes, confesso que tenho medo...pois tenho 2 filhos muito pequenos, mais se eu nao fazer a cirurgia hoje vou acabar voltando daki 2 anos para fazer bem mais gorda, e se decidir nao fazer nunca mais sei que me arrependarei todos os dias que acordar e me olhar no espelho... que tudo de certo...
 
Adriana Kirchhoff em 29/09/2012 09:12:46
bom dia a cirurgia e muito perigosa, ninguen sabe a certo o grau de risco de realizar esta cirurgia, meu irmão fez esta cirurgia este mês, deu tudo certo na cirurgia teve alta 3 dias depois e depois de 3 dias em casa voltou ao hospital por sentir muita dor na região do abdomen tinha ronpido um grampo da cirurgia e ele ficou uma semana na uti e faleceu nao aconselho a fazer nao obrigado
 
carlos eduardo em 31/08/2012 10:44:13
Eu consultei com médico da cidade hoje estou com 105kg e IMC 40,50. A minha vida inteira tenho lutado contra a obesidade e nunca consegui emagrecer mais que 10 kg eu tenho dois filhos lindos e um marido maravilhoso que não concorda com a cirurgia. Estou no começo para poder fazer a cirurgia pq sonho em um dia poder estar linda e feliz com meu corpo, mas ao mesmo tempo bate uma insegurança e medo.
 
Márcia Onzi em 06/08/2012 01:54:01
eu estou amadurecendo a ideia tenho medo nunca fui atras para saber como é ,mas tenho
105 kilos e tenho muitas dificuldades no dia dia, por isso penso em fazer mas ao msm tempo estou com receio
 
silvia pereira em 31/07/2012 06:41:00
Eu cinceramente,pelo momento estou muito contente com a minha cirurgia,eu fiz a sleeve gastro,mais so faz 12 dias amanha e dia de me pesar,na minha primeira consulta com o medico que me operou,a operaçao foi na belgica e tudo deu certo graças a Deus,nao teve medo nenhum porque me disse sempre se tiver que acontecer e porque tinha que ser assim,estou muito contente porque sinto que ja perdi peso.

 
Rita de cassia em 31/07/2012 06:38:12
tenho duas filhas,minhas filhas fez a cirrurgia bariatrica com dr james,que é um otimo medico,pra mim um dos melhores,sua competencia e demais ela foram bem amparadas por ele e sua equipe medica,em relaçao a morte do moça,isto foi uma fatalidade,é uma pena, muito doloroso perder um ente querido, isto poderia ser com qualquer pessoa,nao so pela bariatrica,mas por qualquer intervensao cirrirgica,
 
francineide morato em 14/07/2012 11:32:05
Boa tarde a minha cirurgia foi realizada no dia 17/10/2011 com a Equipe do Dr Anderson Marosi da cidade de Itapira interior de São Paulo. Estou muito feliz com o meu resultado operi com 124,400, até o dia de hoje eliminei 44 kg faltando apenas 5 kg para objetivo final.. A equipe é maravilhosa completamente atenciosos e o acompanhamento é mesmo para o resto da vida. Muito Feliz.
 
Michele Bagatini em 12/06/2012 02:14:23
Fiz a cirurgia dia 13/04/2012, com a equipe do Dr James ele é uma pessoa maravilhosa cuida da gente com um carinho, é uma dedicação fora do seria, esto muito bem é continuo acompanhada por ele e toda sua equipe, que Deus te abençoe muito Dr James pela pessoa que ele é!!
 
RITA ALESSANDRA FERREIRA em 04/06/2012 08:25:10
Fiz com Dr. Francisco Gomes e sua ótima equipe, é um médico super responsável que me passou total confiança... e graças a Deus e ao Chiquinho, como ele é conhecido no meio médico, estou muito bem e super feliz...fiquei com medo de acontecer algo errado como aconteceu com essa moça, mas era meu sonho ser magra um dia, e consegui... acredito que tudo vale a pena quando se trata dos nossos sonhos...
 
Gilcleide Machado em 02/06/2012 03:09:12
não sei qual a técnica que a moça se submeteu , eu me submeti a cirurgia bariatrica pela técnica Sleeve Gastrico , que mexe apenas no estomago e não no intestino , essa cirurgia que eu fiz é menos traumatica e por não mexer no intestino não altera a absorvição de vitaminas. minha cirurgia foi feita com a equipe do Dr Francisco Gomes , e resutado foi muito satisfatório já perdi 30 kilos em 4 meses.
 
nelson santos da costa em 01/06/2012 12:23:40
Fiz, inclusive com Dr James excelente médico extremamente atencioso e que deixa sempre claro que não faz mágica faz sim tratamento. Só quem é obeso sabe dos constrangimentos e limitações que passam a ser sofridos quando se perde o controle do peso. O teórico sobre dietas é lindo o pratico é diferente.
Converse com quem fez esse é o primeiro passo pra se tomar essa decisão!
 
Giulliana saravy em 01/06/2012 11:34:18
Bom dia, realmente quem tem que mudar é a cabeça da pessoa que fez. Eu fiz faz 1 anos emagreci 37kg estou super bem e feliz. Mas primeiro a cabeça sempre!
Pense bem antes de fazer, seu sucesso depende exclusivamente da sua consciencia.
 
ANA PAULA em 01/06/2012 10:35:59
A cirurgia bariátrica é um procedimento de alto risco, e requer cuidado principalmente do paciente, pois p/ encarar uma cirurgia dessa, o obeso tem q ter consciência q primeiro, a vida vai deixar de ser pra comer e sim comer pra viver, muitas restrições vão fazer parte do dia-a-dia. Precisamos de profissionais c/ maior responsabilidade, assim como a equipe do Dr. James, Dr. César e Dra. Lucimara.
 
Janaína Guerreiro em 01/06/2012 10:32:45
EU FIZ A CIRURGIA DE ESTOMAGO HÁ TRES ANOS ATRÁS,COM O DR; SILVIO LEMOS,E UM MEDICO MUITO RESPONSAVEL E SUA EQUIPE MARAVILHOSA,FUI BEM TRATADA,NA EPOCA ELE PEDIU TODOS OS EXAMES MECESSARIO,MINHA ALTO ESTIMA FOI LÁ EM CIMA,MUITAS COISAS MUDARRAM NA MINHA VIDA,EU SINTO MUITO PELA MORTE DA FA,FOI UMA FATALIDADE.QUE DEUS ABENÇÕE,E CONFORTE OS CORAÇÕES DOS SEUS FAMILIARES ABRAÇÕS.
 
silvia aparecida correia em 01/06/2012 10:27:53
de uma lida nessa reportagem
 
Eduardo Haddad em 01/06/2012 10:18:44
Conheci a Fabiana desde o seu nascimento. Foram muitas as vezes em que esteve em meu colo e confesso, ainda que leigo, que ela não era gorda e muito menos obesa, na verdade era uma criança muito forte e pesada porque tinha sua formação óssea muito acima do que costumamos encontrar.
Observem bem as fotos publicadas. Seu desejo, a meu sentir, não foi bem avaliado. Uma pena, restou só a saudade da Bi
 
Diógenes Sanches em 01/06/2012 08:26:56
Obrigada Dr James e sua equipe maravilhosa amo vcs que Deus continue abençoando a vida de vcs!!!!!!!!!!!!
 
alessandra orosco weiler em 01/06/2012 08:06:00
Dr James respondeu "se ela fizer eu ainda não sei mas se ela não fizer eu posso te dizer como será a vida dela...
Minha vida é normal preciso de alguns cuidados tomo vitaminas faço exames regularmente não consumo açucar em excesso e não tomo bebida alcólica e se tivesse que fazer faria tudo de novo e sempre aconselho as pessoas a fazer o melhor é se cuidar pra não precisar né mas se for o caso.
Bj
 
alessandra orosco weiler em 01/06/2012 08:04:21
Eu fiz a cirurgia bariátrica há seis anos e meio e meu amigo Dr James foi quem realizou a cirurgia foi um sucesso dei muito trabalho até me acostumar mas os benefícios de deixar de ser obeso são muitos, como ele respondeu a uma pergunta do meu marido na época que estava bem preocupado comigo Dr James o que vai ser da minha esposa se ela fizer esta cirurgia como ela vai ficar daqui alguns anos?
 
alessandra orosco weiler em 01/06/2012 08:00:11
Não adianta, só quem é ou foi gordo sabe o que é enfrentar essa doença, a dificuldade de se enturmar, de ter que ser o palhaço da turma para que seja acolhido. Operei faz 1 ano, tinha 160kg, perna inchada, pressão alta e pre diabete, hj to com 97 e ta tudo 100% com a saude, com a vontade e a alta estima, re-operei 1 vez por causa de ernia, pois fiz pelo metodo aberto, estomago de 50ml, só tenho..
 
Neimar Mendes em 01/06/2012 07:27:59
A Fabiana era minha 'amiga de férias' desde a infância. Ela faleceu no dia do meu aniversário. Desde então, com o trauma, sempre fiz de tudo pra minhas amigas que queriam fazer esta cirurgia, que não fizessem. Não recomendo. A Fá era muito cheia de vida e querida. Como a tia Alda disse ´O problema é na cabeça e não no estomago´. Beijo a todos
 
Tais Fernandes Mesquita em 01/06/2012 07:00:12
Hoje completo exatamente 1 ano de Cirurgia contra a Obesidade, MEUS ANJOS foram: James Câmara , César Conte e toda a equipe maravilhosa ( inclusive a Tereza, Joyce e Ligia.)! Após esses 12 meses, já se foram 40 Kg, a glicemia está controlada, meus pés não estão mais inchados e minha auto estima está em alta , de verdade!A Obesidade é uma DOENÇA e requer TRATAMENTO! Preciso fazer minha parte tb.
 
Vanessa Giavarotti Taboza Flôres em 01/06/2012 06:57:23
Eu fiz a cirurgia de redução com a equipe do Dr Silvio Lemos há 05 anos e graças à Deus não me arrependo e estou muito bem e feliz. Com uma qualidade de vida muito melhor. Melhora da saúde em vários aspectos. Conheço diversas pessoas que fizeram com o Dr Silvio e todas estão bem e este foi o motivo de escolha deste médico. Infelizmente aconteceu esta complicação com a moça de reportagem.
 
Lucimara Vitor em 01/06/2012 05:38:46
Eu fiz a cirurgia a 10 meses , fiz todo acompanhamento antes e depois agradeço a equipe do Dr.Wilson Canteiro e ao HU e tb aos enfermeiros pois foi muito bem cuidada pela equipe, eles fizeram a parte deles guiados Deus , realmente o assunto é sério e precisa se ter consciência .
 
Tereza Cristina em 01/06/2012 05:16:59
O problema é que grande parte das pessoas que acabam decidindo por tal procedimento não é nem por algum tipo de pré-disposição a obesidade, mas sim por que se acostumaram com uma dieta incorreta e esse é o caminho mais fácil para se reverter isso.
Uma simples mudança de hábitos é muito melhor do que passar por isso. Com uma boa educação alimentar e exercício a pessoa fica ainda melhor
 
João da silva em 01/06/2012 04:21:00
gostaria muito que aprofundassem a reportagem, muitas pessoas estão morrendo vitimas de complicações pós operatórias, no ultimo dia 06/12/2011, perdemos um familiar, em consequência de septicemia, não quero julgar o médico que realizou a cirurgia, mas acredito que a cirurgia por videolaparoscopia é a mais arriscada, devido ao alto grau de contaminação do parelho.
 
wilton edgar Acosta em 01/06/2012 03:42:46
fazem 12 ano que fiz a redução do estomago fui uma das pioneiras no hospital do penfico com a equipe do Dr Odinilson, estou bem, emagreci bem, hoje ja engordei um pouco, mais num culpo a cirurgia e nem o Dr mais sim eu mesma, mais se num fizer direitinho a dieta acaba passando mal mesmo, mais mesmo assim eu recomendo pois p mim foi otima .
 
vilena justino pereira em 01/06/2012 03:38:31
Fiz a cirurgia com o Dr James emagreci 62 kg graças a Deus estou otima o q aconteceu com a moça foi uma fatalidade....Parabens a equipe do Dr. James
 
Ivani de souza em 01/06/2012 03:03:00
Minha cunhada fez a um mes e esta otima graças a Deus e a equiper do dr. James
ela ja emagreceu 12kg e esta super feliz e nos que somos proximos dela tambem.
Estamos na torcida pela a Laura.
 
Ester Valerio em 01/06/2012 02:58:30
Vou fazer essa cirurgia e realmente é muita exigencia, mas vejo que alguns medicos não pedem o que se precisa, tenho uma amiga que fez e o medico dela não pediu nem metade dos exames que o meu médico pediu, é preciso muita dedicação para tudo dar certo. é uma cirurgia de grande porte, não é uma retirada de verruga. Sinto muito por essa moça, meus sentimentos à família.
 
katia rosana em 01/06/2012 02:15:01
Eu fiz a minha cir. bariátrica a 2anos e meio, com o Dr James e equipe, não me arrependo, é uma reeducação alimentar com estomago menor.Retrições de doces e álcool, não me fazem falta, o acompanhamento da nutricionista Andreza é de suma importância, pois regula o nosso novo organismo, com a alimentação e a suplementação certa, junto com atividade física não tem o que dar errado é só alegria.
 
Katia Juliane em 01/06/2012 01:53:15
Eu me submeti a redução de estômago com um médico excelente Dr. Silvio Luis da Silveira Lemos, pesquisei muito sobre as técnicas, pensei muito a respeito. Não foi uma decisão rápida e nem pensei como a maneira mais fácil porque não foi!
Não tive nenhum problema e nenhuma complicação, hoje estou muito bem e feliz! Reduzi 42 Kg.
Acredito que seja uma fatalidade o que aconteceu com esta moça.
 
Alessandra Silveira em 01/06/2012 01:33:24
Caros internautas, a questão não é a cirurgia de redução de estômago em si. A verdade é que os nossos médicos e os nossos hospitais estão poucos interessados no pós- operatório e sim na quantidade de cirurgias e na rotatividade nos leitos dos hospitais. É total falta de compromisso com a vida humana, com o outro. Nada fiz pois nada trará minha mãe de volta. Covardia minha? Talvez.
 
Luiza Kinoshita em 01/06/2012 01:25:45
Fiz a cirurgia bariatrica com a equipe do dr James e gracas Deus e ao doutor e sua equipe foi tudo muito bem. Emagreci 49 quilos e estou otima. Dr James e excelente..
 
Andreia dos Anjos em 01/06/2012 01:23:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions