A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/11/2015 15:28

MPE recomenda à Sesau proibir servidores de acessar sistema com login alheio

Ricardo Campos Jr.

O MPE (Ministério Público Estadual) recomendou à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que emita um termo de compromisso e sigilo profissional e faça todos os operadores do Sisreg (Sistema de Regulação) assinarem. O documento serve para proteger as informações dos pacientes e deve conter cláusulas que impeçam os servidores de usar logins alheios para realizar encaminhamentos.

A prática irregular motiva um inquérito civil público na 58ª Promotoria de Justiça. O órgão alerta a prefeitura que a não observância do dispositivo implica em pelo menos três crimes previstos no código penal relacionados à alteração indevida de dados em sistemas da administração pública a fim de obter vantagens e revelar fatos que deveram permanecer em segredo.

Em publicação nesta terça-feira (17) do Diário Oficial, o órgão estipulou prazo de 30 dias para que a medida seja cumprida e 15 dias para que o secretário informe, por escrito, se irá ou não acatar os termos da recomendação, informando ainda as providências concretas tomadas a fim de resolver os problemas.

Se a medida não for cumprida, o MPE informa que poderá tomar as medidas cabíveis para responsabilizar tanto a Sesau como os servidores envolvidos pelos delitos previstos em lei, que podem incorrer em prisão de seis meses a 12 anos.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura no intuito de saber se o órgão acatará ao pedido e se já existe alguma sindicância aberta para investigar os servidores que estariam cometendo essa irregularidade. Porém, não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions