ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 24º

Capital

“Mudança” de nome de rua complica vida de moradores do Parati

Rua da Divisão recebe nome Fernando Rei em um trecho, que quando aparece no mapa, acaba criando confusão

Adriel Mattos e Cleber Gellio | 22/04/2022 12:49
“Mudança” de nome de rua complica vida de moradores do Parati
Trecho da Rua da Divisão que seria Fernando Rei. (Foto: Marcos Maluf)

Dessa vez, não foi um projeto de lei saído da Câmara Municipal de Campo Grande. Nesta semana, moradores do Bairro Parati se surpreenderam ao olhar o Google Maps e ver toda a Rua da Divisão como Rua Fernando Rei.

O problema, aliás, já aconteceu outras vezes, como relataram moradores ao Campo Grande News. Em nota, a prefeitura reconhece como Rua Fernando Rei o trecho entre a Rua Paschoal Carlos Magno e a Avenida Guaicurus, no Jardim Monte Alegre.

Porém, conforme mapa do Sisgran (Sistema Municipal de Indicadores), essa região aparece como Desmembramento Carlinda Pereira Contar, que não tem registro na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

A prefeitura não informou quando surgiu a denominação Fernando Rei. Não há registro de lei alterando esse trecho. Enquanto isso, a população se confunde. Nesta semana, o Google Maps mostrou toda a extensão da Rua da Divisão como Rua Fernando Rei. O Google Brasil não respondeu aos questionamentos da reportagem.

“Mudança” de nome de rua complica vida de moradores do Parati
Apenas o Waze reconhece o trecho como Rua Fernando Rei. (Foto: Reprodução)

Confusão – O comerciante Rubens Luiz Lima, de 43 anos, é proprietário de uma revendedora de gás na Rua da Divisão, nas proximidades do Condomínio Village Parati. Ele relatou que há 30 dias, quase não conseguiu atender uma cliente.

“Uma senhora pediu para entregar um [botijão de] gás na Fernando Rei, mas não conseguimos localizar. Ela ficou chateada, porque já nos conhecia, então tive que pedir para ela explicar o endereço. Ninguém conhece essa rua [Fernando Rei] aqui, e o GPS não acha”, contou Lima, que trabalha na região há seis anos.

O Campo Grande News passou pelo trecho que a prefeitura reconhece como Rua Fernando Rei e até encontrou uma placa, que não é oficial. Vendedor em uma loja de móveis na via, Magno Wesley Moreira, 27, conta que até informa a quem pergunta o nome mais reconhecido da rua para quem se perde.

“Aqui é Rua Fernando Rei. Mas falo Rua da Divisão, porque ninguém conhece. O GPS mostra inteira como Divisão”, afirma.

O professor Thiago Lopes, 38, também prefere informar a nomenclatura mais popular. “Quando uso aplicativo para pedir alguma coisa, corrijo manualmente como Divisão. Quem conhece chega até mim, mas um desavisado não”, relatou.

A reportagem fez um teste ao tentar visitar os primeiros números da Rua da Divisão. Ao tentar procurar o número 85, o GPS direciona para o número 11. Porém, há pelo menos três casas com o número 11.

E não é só nessa numeração que a confusão reina. A atendente Maria Eduarda Santana, 31, mora na região há sete anos e passou recentemente por uma situação difícil.

“Minha sobrinha comprou material de trabalho pela internet no número 8. Ela recebeu a notificação que tinha sido entregue, mas não recebeu nada. Tem pelo menos três casas 8 aqui. E se procurar, vai encontrar duas casas 13”, comentou.

Isso se deve ao fato de que, segundo a atendente, a prefeitura estar realizando a regularização fundiária e remarcando a numeração dessa parte da via. Ou seja, quem passa pela região do Parati e do Monte Alegre, vai ter que ficar bem atento.

“Mudança” de nome de rua complica vida de moradores do Parati
Nesta semana, toda a Rua da Divisão virou Fernando Rei no Google Maps. Nomenclatura voltou ao normal horas depois. (Foto: Reprodução)


Nos siga no Google Notícias