A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/06/2014 08:41

Mulher morre com suspeita de meningite na Capital; 2º caso em 6 dias

Aliny Mary Dias e Francisco Júnior
Família mostra prontuário de paciente que morreu em casa (Foto: Marcos Ermínio)Família mostra prontuário de paciente que morreu em casa (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de ficar quatro dias internada em um posto de saúde e a família brigar por uma vaga no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), Maria Juventina, 59 anos, morreu em casa na manhã desta terça-feira (17), no bairro Tarumã. Durante os 15 dias que permaneceu internada no hospital, a paciente teve meningite viral confirmada pela equipe médica. Há seis dias, um adolescente de 15 anos morreu no HU (Hospital Universitário) com suspeita de meningite bacteriana.

Nora de Maria e testemunha da batalha da família, a bancária Márcia Barretos, 39 anos, explica que a sogra, que trabalhava em uma lanchonete em frente da casa dela, começou a se sentir mal no dia 18 de maio.

“Ela sentiu tonturas e levamos para o posto de saúde do bairro Coophavila 2 e lá trataram o caso como dengue. Ela ficou quatro dias internada no posto e só piorava”, lembra Márcia.

Diante da piora do quadro de saúde e a falta de vagas em hospitais, a família deu início a uma busca por um leito que tivesse mais condições de atender Maria. A busca terminou no dia 21 de junho, quando a família conseguiu, por conta própria, uma vaga no Hospital Regional. Os parentes precisaram assinar um termo de responsabilidade para retirar a paciente do posto de saúde.

“Tivemos que retirar por conta própria, no carro e sem oxigênio. Minha sogra estava passando mal e ninguém fazia nada”, desabafa a nora.

Depois de permanecer 15 dias internadas no Hospital Regional, os exames deram positivo para meningite viral e a paciente começou a melhorar. Ainda conforme relato de parentes, os médicos disseram que o tipo de doença que acometeu Maria poderia ser tratada em casa e ela teve alta no dia 4 de junho.

Família se revolta com descaso na saúde pública (Foto: Marcos Ermínio)Família se revolta com descaso na saúde pública (Foto: Marcos Ermínio)

Na manhã desta terça-feira (17), Maria passou mal e morreu em casa, onde morava com o marido e um neto. O Corpo de Bombeiros chegou a ser chamado, mas a mulher morreu antes da chegada do socorro. A família suspeita que ela tenha sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas se revolta em relação à falta de acompanhamento médico.

“Ela teve alta e não teve nenhum acompanhamento depois que saiu do hospital”, diz Marcia que também reclama da falta de vaga em hospitais, situação que atrasou o diagnóstico da doença.

Segundo caso – Enéas Márcio de Moura Medeiros, 15 anos, morreu no último dia 11 de junho no HU. Os sintomas começaram a aparecer no domingo (8), um dia depois, surgiram as primeiras manchas vermelhas pelo corpo e ele foi encaminhado ao hospital no dia 10.

O adolescente morava no Bairro Paulo Coelho Machado, na saída para São Paulo, e estudava na Escola Estadual José Barbosa. Amigos contam que Enéas era um menino saudável e alegre. Em Mato Grosso do Sul, de 2011 a 2013, 28 pessoas morreram por conta da meningite bacteriana.

Adolescente morre com suspeita de meningite bacteriana na Capital
Por volta das 19 horas de ontem (11), Enéas Márcio de Moura Medeiros, 15 anos, morreu no HU (Hospital Universitário), em Campo Grande, com suspeita d...
Gripe suína e meningite bacteriana tem 14 mortes sob investigação em MS
O último boletim epidemiológico sobre o vírus da Influenza A, a gripe suína, da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem (23), confirmou 421 ca...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions