Mulher se nega a colocar máscara e cria confusão dentro de ônibus
Mesmo com a máscara na mão, a passageira resistiu a ordem para cumprir a regra de proteção
Passageiro gravou uma confusão ontem à noite dentro do ônibus que faz a linha 085, iniciada logo depois do embarque na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. Mulher se recusou a usar máscara de proteção facial e, ao ser cobrada pelo motorista, começou uma discussão. "Chama a polícia lá", desafiou aos berros.
A cena causou indignação de passageiros e deu início a bate-boca entre a mulher e os funcionários do transporte coletivo. "Ela já começou furando a fila. Entrando na frente de todos, aparentemente sem a máscara. Daí foi pedido para que ela colocasse, mas a moça não quis. Falou que não iria colocar e pronto. Me disseram que ela já estava 'causando' no Centro", conta Carlos Eduardo, de 22 anos, que filmou o tumulto.
O uso é regra, como forma de proteção individual e também dos usuários de ônibus. Quando percebeu o desrespeito à norma, o motorista solicitou o uso. "A senhora está atrasando todo mundo aqui. Coloca a máscara".
Mesmo com a máscara na mão, a passageira continuou negando o uso. Um homem então tenta pegar as coisas da mulher para expulsá-la do veículo. Ela reage com mais gritos e xingamentos. “Não mexe nas minhas coisas” e chama o motorista de "vagabundo".
A briga só terminou minutos depois, quando a passageira resolveu descer no ponto seguinte. Na avaliação do Consórcio Guaicurus, o motorista agiu certo, mas também deveria ter acionado a polícia para promover a detenção da passageira.