A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

09/03/2015 22:35

Mulheres recebem troféu Celina Jallad nesta terça na Assembleia Legislativa

Daniel Machado
A sessão solene será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, à partir das 9h. (Foto: Daniel Machado)A sessão solene será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, à partir das 9h. (Foto: Daniel Machado)

Mulheres com reconhecida contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul serão homenageadas, nesta terça-feira (10), com a entrega do troféu Celina Jallad, durante solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A sessão solene será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, à partir das 9h.

A honraria, instituída pela Resolução 03/2011, é uma homenagem à deputada Celina Jallad, que faleceu em 28 de fevereiro de 2011. Jallad se destacou no Legislativo estadual pela contundente atuação em defesa dos direitos das sul-mato-grossenses.

“São mulheres que transformam nossa sociedade, que atuam de maneira decisiva para que nosso Estado seja cada vez mais justo e mais humano”, ressaltou a deputada Mara Caseiro.

Durante a sessão solene, o desembargador Ruy Celso Florence fará palestra sobre o combate à violência contra as mulheres.

Também deve participar da cerimônia a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Heloísa Castro Berro. Na ocasião, a coordenadora deve falar sobre o trabalho da primeira unidade do projeto, instalada recentemente em Campo Grande para atender, amparar e encaminhar mulheres vítimas de violência doméstica.

Na solenidade será abordado ainda o tema da representatividade feminina não apenas no mercado de trabalho, como também nas decisões políticas do Brasil.

Para Mara Caseiro, este é um ponto crucial para que a mulher se coloque na sociedade em condições de igualdade.

A parlamentar acredita que ainda há muito o que avançar nas discussões em torno desse assunto e defende a cota de 30% de vagas para as mulheres nos parlamentos.

A deputada também lembrou que, há alguns anos a mulher nem mesmo podia votar e hoje pode escolher seus representantes, ser votada e assim representar sua comunidade. “O Legislativo é o reflexo da sociedade, por isso defendemos essa cota. Queremos igualdade de direitos, de agir e de pensar”, afirmou a parlamentar.

Serão homenageadas pela deputada Mara Caseiro a educadora Adelina Avesani Spengler; a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges; a sargenta Tatiana Cappi de Campos; a artesã Ana Maria Fernandes da Silva e a secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Liz Derzi de Mattos.

Já a deputada Antonieta Amorim irá homenagear Leuza Ananias Vasconcelos; Raquel Leite Ferraro Teixeira; Rosana Maria Takayassu Hada; Marlene de Matos Bossay e Izabel Aivy de Figueiredo.

A deputada Grazielle Machado homenageará Ilda Salgado Machado; a vereadora Carla Stephanini; a advogada Telma Curiel Marcon; a prefeita de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves de Souza e a cantora Delinha.

Com informações da Assessoria de Imprensa Parlamentar.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions