ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mulheres recebem troféu Celina Jallad nesta terça na Assembleia Legislativa

Daniel Machado | 09/03/2015 22:35
A sessão solene será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, à partir das 9h. (Foto: Daniel Machado)
A sessão solene será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, à partir das 9h. (Foto: Daniel Machado)

Mulheres com reconhecida contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul serão homenageadas, nesta terça-feira (10), com a entrega do troféu Celina Jallad, durante solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A sessão solene será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, à partir das 9h.

A honraria, instituída pela Resolução 03/2011, é uma homenagem à deputada Celina Jallad, que faleceu em 28 de fevereiro de 2011. Jallad se destacou no Legislativo estadual pela contundente atuação em defesa dos direitos das sul-mato-grossenses.

“São mulheres que transformam nossa sociedade, que atuam de maneira decisiva para que nosso Estado seja cada vez mais justo e mais humano”, ressaltou a deputada Mara Caseiro.

Durante a sessão solene, o desembargador Ruy Celso Florence fará palestra sobre o combate à violência contra as mulheres.

Também deve participar da cerimônia a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Heloísa Castro Berro. Na ocasião, a coordenadora deve falar sobre o trabalho da primeira unidade do projeto, instalada recentemente em Campo Grande para atender, amparar e encaminhar mulheres vítimas de violência doméstica.

Na solenidade será abordado ainda o tema da representatividade feminina não apenas no mercado de trabalho, como também nas decisões políticas do Brasil.

Para Mara Caseiro, este é um ponto crucial para que a mulher se coloque na sociedade em condições de igualdade.

A parlamentar acredita que ainda há muito o que avançar nas discussões em torno desse assunto e defende a cota de 30% de vagas para as mulheres nos parlamentos.

A deputada também lembrou que, há alguns anos a mulher nem mesmo podia votar e hoje pode escolher seus representantes, ser votada e assim representar sua comunidade. “O Legislativo é o reflexo da sociedade, por isso defendemos essa cota. Queremos igualdade de direitos, de agir e de pensar”, afirmou a parlamentar.

Serão homenageadas pela deputada Mara Caseiro a educadora Adelina Avesani Spengler; a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges; a sargenta Tatiana Cappi de Campos; a artesã Ana Maria Fernandes da Silva e a secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Liz Derzi de Mattos.

Já a deputada Antonieta Amorim irá homenagear Leuza Ananias Vasconcelos; Raquel Leite Ferraro Teixeira; Rosana Maria Takayassu Hada; Marlene de Matos Bossay e Izabel Aivy de Figueiredo.

A deputada Grazielle Machado homenageará Ilda Salgado Machado; a vereadora Carla Stephanini; a advogada Telma Curiel Marcon; a prefeita de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves de Souza e a cantora Delinha.

Com informações da Assessoria de Imprensa Parlamentar.

Nos siga no Google Notícias