ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Na Ary Coelho, população recebe atendimento para diagnóstico de câncer de boca

Casos diagnosticados como lesões com potencial de cancerização serão encaminhados para as unidades especializadas. Todo o atendimento será gratuito

Gabriel Neris | 06/11/2018 07:17

A Praça Ary Coelho, na região central de Campo Grande, recebe nesta terça-feira (6) ações de prevenção e diagnóstico do câncer de boca, entre 8h e 14h. Será instalado um posto de atendimento para que a população passe por triagem com objetivo de verificar possíveis lesões da cavidade bucal.

Os casos diagnosticados como lesões com potencial de cancerização serão encaminhados para as unidades especializadas. Todo o atendimento será gratuito.

“A recomendação é que a população consulte um cirurgião-dentista regularmente. Assim, no caso de alguma lesão agressiva, o profissional poderá tratar a patologia de forma precoce. O câncer de boca tem um grande índice de cura se tratado no início. Mas se não tiver o acompanhamento pode levar a morte”, alerta o presidente do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia), José Wilson Capdeville.

Conforme os últimos dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para Mato Grosso do Sul, a estimativa para 2017 era de que a doença fosse o 6º de maior incidência entre os homens, com uma taxa de 10,82 homens acometidos para cada 100 mil habitantes. Já entra as mulheres, a patologia seria a 13ª de maior incidência, com uma taxa de 3,14.

Para o biênio de 2018-2019 é estimada uma taxa de 11,67 casos em homens e 3,30 casos em mulheres, mudando a incidência para 5º mais frequente no sexo masculino e 12º, no feminino.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o levantamento, a taxa bruta de mortalidade por Câncer de Lábio e Cavidade Oral por 100 mil em 2014 foi de 5,14 a 7,15 entre os homens. Já entra as mulheres a taxa foi de 1,30 a 1,51.

Nos siga no Google Notícias