ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Na Capital, beneficiários podem agendar atualização do CadÚnico

São 32,5 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família que podem ser transferidas para Auxílio Brasil

Ana Paula Chuva e Aletheya Alves | 05/11/2021 16:10
No CRAS Aero Rancho atendimento é por ordem de chegada (Foto: Kisiê Ainoã)
No CRAS Aero Rancho atendimento é por ordem de chegada (Foto: Kisiê Ainoã)

Necessária para receber o Auxílio Brasil, que substitui o programa Bolsa Família, a atualização do CadÚnico pode ser feita em um dos CRAS (Centros de Referência de Assistencial Social) ou no Posto do Cadastro Único, dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Campo Grande.

Atualmente a Capital tem 32.501 famílias recebendo o benefício do Bolsa Família, que podem ser transferidas para o novo auxílio, mas o governo federal ainda não confirmou se todos os beneficiários estarão inclusos. Um dos critérios apresentados é de que as famílias estejam com cadastro atualizado. Para consultar, basta baixar o aplicativo Meu CadÚnico.

Na atualização do cadastro, o responsável pela família deve procurar o centro de referência da região onde mora. No dia do atendimento é preciso responder a entrevista do Cadastro e apresentar o CPF ou o Título de Eleitor.

Além disso, é necessário apresentar os documentos de identificação - certidão de nascimento/casamento, CPF, RG, carteira de trabalho e título de eleitor de cada membro da família.

Responsáveis por famílias indígenas ou quilombolas não precisam apresentar o CPF ou título de eleitor caso não tenham, mas devem levar outro documento de identificação, entre eles o Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).

Pessoas sem documentação ou sem registro civil podem se inscrever no Cadastro Único, mas não poderão ter acesso a programas sociais até que possuam a documentação necessária.

Segundo a SAS, algumas unidades estão trabalhando com agendamento de atendimento por conta da pandemia de covid-19, por isso é preciso entrar em contato pelos telefones (67) 3314-4482 ramal 6152 ou (67) 98472-6891 para informações sobre o CRAS que atende o bairro onde o candidato mora.

Na unidade que atende os moradores da região do Aero Rancho, os atendimentos são a partir das 7h, por ordem de chegada, por isso a recomendação é que os beneficiários cheguem cedo. O CRAS fica na Rua Globo de Ouro, 860.

Fachada da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande (Foto: PMCG)
Fachada da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande (Foto: PMCG)

Novo cadastro – Quem não é beneficiário do Bolsa Família e deseja fazer o cadastro único para receber o Auxílio Brasil pode também procurar um dos centros de referência. As famílias precisam ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550), com renda mensal total de até 3 salários mínimos, atualmente em R$ 1,1 mil.

Famílias que tenham renda maior que três salários mínimos, podem fazer o cadastro desde que estejam vinculados à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo. Pessoas em situação de rua também podem se cadastrar.

A Secretaria de Assistência Social fica na Rua dos Barbosas, 321, Bairro Amambai.

Nos siga no Google Notícias