A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

02/06/2019 12:01

Na despedida, amigos lembram da paixão de ex-secretário por futebol

O ex-titular da pasta foi um dos criadores do time de futebol “Turma do Marcilio” formados por ex-secretários e servidores

Fernanda Palheta e Viviane Oliveira
O velório do ex-secretário começou antes das 9h, Cemitério Parque das Primaveras (Foto: Viviane Oliveira)O velório do ex-secretário começou antes das 9h, Cemitério Parque das Primaveras (Foto: Viviane Oliveira)

A paixão pelo futebol foi lembrada por todos os amigos que se despediram do ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Marcos da Fonseca, 62 anos, durante o velório no Cemitério Parque das Primaveras, na manhã deste domingo (2). O ex-secretário morreu na noite deste sábado (1°), em casa, após complicações do diabetes por uma crise hipoglicêmica.

Além de estar a frente da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Fonseca também foi “titular” do time de futebol “Turma do Marcílio”, formados por ex-secretários, servidores e funcionários públicos aposentados.

Os amigos lembram que ele foi um dos criadores que fortaleceu “o grupo que nasceu do funcionalismo público” há 25 anos. O time, com cerca de 30 pessoas, se reunia com frequência e o último encontro ocorreu neste sábado na Chácara dos Poderes. Os companheiros do futebol lembram que o secretário não jogou porque estava fazendo fisioterapia, mas participou do encontro.

O servidor público que leva o nome do time, Marcílio de Souza, conta que o ex-secretário era mais que um amigo. “Além de amigo, ele era conselheiro e confidente”. Ele ainda lembra do trabalho deixado pelo ex-secretário. “Junto com Juvêncio (Juvêncio César Fonseca, ex-senador e ex-prefeito da cidade), planejou toda a nossa Capital”, afirmou. E se despediu do companheiro de trabalho e futebol. “Vai em paz, amigo. Que Deus te receba de braços abertos”, disse.

Já o funcionário público, Wellington Buchara, conhecido como Chichic, conta que o ex-secretário era como um “irmão” e que a última vez que o viu foi ontem, no futebol. “Ele estava muito feliz”. O companheiro de futebol descreve o ex-secretário como “um coração muito grande”.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi ao velório do ex-secretário José Mauro da Fonseca (Foto: Viviane Oliveira)O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi ao velório do ex-secretário José Mauro da Fonseca (Foto: Viviane Oliveira)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), esteve no velório e ressaltou que o sentimento que fica é de tristeza. “Ele era um profissional do mais alto gabarito, sempre preocupado com o crescimento da cidade. É muito fácil elogiar as pessoas depois que elas morrem, mas o ex-secretário era muito competente e vai deixar saudade em todos os setores de Campo Grande”, disse.

Marquinhos ainda lembrou que conheceu o ex-secretário em 1996, quando José Marcos da Fonseca era titular da então Semur e o prefeito era secretário de assuntos fundiários. “Mesmo o secretario sendo flamenguista e eu sendo vascaíno, nossa amizade saiu do campo administrativo e foi para os gramados”, lembrou.

O atual secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luis Eduardo Costa foi adjunto do ex-titular. Ele conta que entrou junto com o secretario e afirma que que a cidade perdeu um profissional e um excelente cidadão. “Foi uma honra ter passado todo esse tempo com o ex-secretário com quem aprendeu muito”.

O velório começou antes das 9h e o sepultamento está previsto para 13h. Ele deixa esposa, três filhos e duas netas.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions