ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Na despedida, amigos lembram da paixão de ex-secretário por futebol

O ex-titular da pasta foi um dos criadores do time de futebol “Turma do Marcilio” formados por ex-secretários e servidores

Fernanda Palheta e Viviane Oliveira | 02/06/2019 12:01
O velório do ex-secretário começou antes das 9h, Cemitério Parque das Primaveras (Foto: Viviane Oliveira)
O velório do ex-secretário começou antes das 9h, Cemitério Parque das Primaveras (Foto: Viviane Oliveira)

A paixão pelo futebol foi lembrada por todos os amigos que se despediram do ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Marcos da Fonseca, 62 anos, durante o velório no Cemitério Parque das Primaveras, na manhã deste domingo (2). O ex-secretário morreu na noite deste sábado (1°), em casa, após complicações do diabetes por uma crise hipoglicêmica.

Além de estar a frente da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Fonseca também foi “titular” do time de futebol “Turma do Marcílio”, formados por ex-secretários, servidores e funcionários públicos aposentados.

Os amigos lembram que ele foi um dos criadores que fortaleceu “o grupo que nasceu do funcionalismo público” há 25 anos. O time, com cerca de 30 pessoas, se reunia com frequência e o último encontro ocorreu neste sábado na Chácara dos Poderes. Os companheiros do futebol lembram que o secretário não jogou porque estava fazendo fisioterapia, mas participou do encontro.

O servidor público que leva o nome do time, Marcílio de Souza, conta que o ex-secretário era mais que um amigo. “Além de amigo, ele era conselheiro e confidente”. Ele ainda lembra do trabalho deixado pelo ex-secretário. “Junto com Juvêncio (Juvêncio César Fonseca, ex-senador e ex-prefeito da cidade), planejou toda a nossa Capital”, afirmou. E se despediu do companheiro de trabalho e futebol. “Vai em paz, amigo. Que Deus te receba de braços abertos”, disse.

Já o funcionário público, Wellington Buchara, conhecido como Chichic, conta que o ex-secretário era como um “irmão” e que a última vez que o viu foi ontem, no futebol. “Ele estava muito feliz”. O companheiro de futebol descreve o ex-secretário como “um coração muito grande”.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi ao velório do ex-secretário José Mauro da Fonseca (Foto: Viviane Oliveira)
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi ao velório do ex-secretário José Mauro da Fonseca (Foto: Viviane Oliveira)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), esteve no velório e ressaltou que o sentimento que fica é de tristeza. “Ele era um profissional do mais alto gabarito, sempre preocupado com o crescimento da cidade. É muito fácil elogiar as pessoas depois que elas morrem, mas o ex-secretário era muito competente e vai deixar saudade em todos os setores de Campo Grande”, disse.

Marquinhos ainda lembrou que conheceu o ex-secretário em 1996, quando José Marcos da Fonseca era titular da então Semur e o prefeito era secretário de assuntos fundiários. “Mesmo o secretario sendo flamenguista e eu sendo vascaíno, nossa amizade saiu do campo administrativo e foi para os gramados”, lembrou.

O atual secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luis Eduardo Costa foi adjunto do ex-titular. Ele conta que entrou junto com o secretario e afirma que que a cidade perdeu um profissional e um excelente cidadão. “Foi uma honra ter passado todo esse tempo com o ex-secretário com quem aprendeu muito”.

O velório começou antes das 9h e o sepultamento está previsto para 13h. Ele deixa esposa, três filhos e duas netas.

Nos siga no Google Notícias