ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Na UTI, Yago batalha pela vida que mãe resistiu para que conhecesse

Menino é pequeno, tem só 34 centímetros e 1,05 kg, mas já dá lições, responde muito bem ao tratamento

Luana Rodrigues | 01/04/2017 11:15
Renata Souza Sodré, 22 anos, morreu logo após nascimento do filho Yago. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Renata Souza Sodré, 22 anos, morreu logo após nascimento do filho Yago. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Há 24 horas, o pequeno Yago batalha pela vida numa incubadora da UTI Neonatal da Santa Casa de Campo Grande. Agora sem a ajuda da mãe, Renata Souza Sodré, 22 anos, que teve os aparelhos que a mantinham viva desligados logo após o nascimento do filho, o menino resiste e responde bem ao tratamento.

Mesmo sendo um lutador desde antes de vir ao mundo, Yago é sensível. E, assim como quando ainda estava na barriga de Renata, recebe cuidados especiais da equipe médica. Por enquanto, o trabalho dos médicos é deixá-lo quietinho e seguro dentro da incubadora.

Dentro do aparelho, ele sequer pode ver a luz. Está com os olhos tapados por tampões, recebe oxigênio úmido e um tipo de tratamento baseado em luz artificial. 

O menino é pequeno, tem só 34 centímetros e 1,05 kg, mas já dá lições. Responde muito bem ao tratamento, com sinais de que a recuperação será rápida.

Se continuar assim, talvez na próxima semana, Yago já possa ver a luz novamente, enxergar a vida, que a mãe resistiu tanto para que ele conhecesse.

Drama – O caso de Renata e Yago é inédito em Mato Grosso do Sul e foi marcado por troca de informações com médicos do Espírito Santo e Portugal, onde houve situação similar. Com a morte encefálica da paciente, o nascimento do bebê era uma aposta de alto risco.

“É muito difícil um caso como esse porque além do risco de morte, tem o risco de infecção. Tudo compromete a viabilidade do nascimento dessa criança”, afirmou a médica Patrícia Berg Leal, responsável pela UTI (Unidade de Terapia de Intensiva), em entrevista ao Campo Grande News no dia 2 deste mês.

Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 27 de janeiro, Renata teve a morte cerebral constatada por dois exames clínicos mais exame de imagem. Os exames também apontaram que o feto vivia e entrava na 17ª semana.

O marido Eduardo Noronha, 25 anos, contou que Renata nem sabia o sexo da criança, pois, na última vez que ela pôde acompanhar o exame, não foi possível saber se viria menino ou menina. Porém, ela já havia escolhidos os nomes.

Com o caso explicado à família e acompanhado pela Comissão de Ética do hospital, começou a administração diária de medicamentos, pois, com a morte cerebral, o corpo para de produzir hormônios.

Contra o risco de infeção, o trabalho envolvia todos os setores da UTI, da limpeza ao corpo clínico. A médica contou que a paciente recebia a mesma atenção das demais pessoas internadas na terapia intensiva, que, por atender os casos graves, tem regras rígidas de funcionamento.

A gestação deveria ser mantida, pelo menos, até a 28ª semana (sete meses). Segundo a médica, não havia como prever sequelas. A gravidez era monitorada por exames e ultrassons todos os dias.

Nos siga no Google Notícias