ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Nelsinho inaugura 5 unidades de saúde e dá ordem para construção de 12

Nadyenka Castro | 30/07/2012 17:35

Inaugurações e assinaturas começam no dia 2 e fazem parte dos eventos de aniversário de Campo Grande

Uma das inaugurações é a UBSF do Jardim Antártica. (Foto: Denilson Secreta/ Divulgação)
Uma das inaugurações é a UBSF do Jardim Antártica. (Foto: Denilson Secreta/ Divulgação)

No próximo dia 2, o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), inicia série de inaugurações e assinaturas de ordem de serviço na área de saúde. Serão inauguradas cinco UBSF (Unidades Básica de Saúde da Família) e lançadas obras de outras 12.

O investimento da Prefeitura nas 17 unidades é de aproximadamente R$ 20 milhões. Quando todas as unidades estiverem em funcionamento, serão implantadas 50 novas equipes do PSF (Programa de Saúde da Família), o que exigirá a contratação de 50 médicos, 50 dentistas e cerca de 674 outros profissionais da área da saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O primeiro evento da área de saúde em comemoração aos 113 anos da Capital está marcado para as 9 horas do dia 2 (quarta –feira), no Jardim Presidente. Nelsinho assina a construção da UBSF do bairro, que será na avenida João de Paula Ribeiro.

As outras 11 unidades serão construídas nos seguintes locais: Aero Rancho, Vila Cox/Dona Dedé/Santa Luzia, Parque Rita Vieira/Jardim Cristo Redentor, Residencial Ana Maria do Couto, Jardim Paulo Coelho Machado, Jardim Zé Pereira, Vila Fernanda/Portal Caiobá II, Residencial Sírio Libanês, Vila Retiro Gaúcho/Vila Nasser/Jardim Paradiso, Nossa Senhora das Graças/Parque Residencial Azaleia/Jardim Fluminense e Parque Residencial Arnaldo Estevão de Figueiredo.

A primeira UBSF a ser inaugurada será do bairro Aero Rancho, no dia 3 (quinta-feira), na avenida Ezequiel Ferreira Lima com Leonor Garcia Rosa Pires.

Em oito anos, o nível de cobertura das UBSF praticamente dobrou. Em 2005, 18,20% da população recebia assistência por 47 equipes de saúde da família em 22 unidades. Com a entrega das cinco novas unidades, chegará a 34 o número de unidades, nas quais estarão trabalhando um total de 86 equipes do Programa de Saúde da Família.

Saúde da Família - A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

Nos siga no Google Notícias