A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/11/2011 08:19

Neste sábado, campanha oferece serviços gratuitos sobre o câncer de pele

Paula Vitorino

Neste sábado (26), acontece a 12ª edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, em Campo Grande. A ação irá oferecer serviços gratuitos de orientação e diagnóstico da doença, no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário.

Os atendimentos serão realizados das 9h às 16h, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBP) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Na ação realizada em 2010, os médicos atenderam 971 pessoas, sendo 631 mulheres (64,98%) e 340 homens (35,02%). Deste total, 87 pacientes foram diagnosticados com câncer de pele.

Segundo dados da Prefeitura, em Campo Grande a doença provocou 17 mortes em 2007, nove em 2008, também nove óbitos em 2009, onze em 2010 e, até setembro deste ano, foram registradas 16 mortes.

Até outubro foram encaminhadas 18 pessoas para a quimioterapia. Já a radioterapia auxiliou 22 portadores de câncer de pele.

Cuidados e Sintomas - Os profissionais de saúde esclarecem que bastam dez minutos de sol duas vezes por semana, sem descuidar do protetor solar, para que o organismo sintetize a vitamina D (que promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento dos ossos).

Durante a ação deste sábado serão distribuídos folders elaborados pela SBP com informações sobre o câncer de pele e a prevenção do câncer de pele.

A doença é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta dos raios solares (e de bronzeamento artificial) é a principal causa do câncer de pele. A exposição excessiva e prolongada ao sol aumenta o risco de desenvolvimento da doença, além de provocar o envelhecimento precoce da pele.

Os médicos alertam os pacientes a ficarem atentos aos sintomas, que são lesões na pele que não cicatrizam e crescem lentamente (podendo sangrar ou formar uma pequena ferida), pintas pretas ou acastanhadas, irregulares nas bordas ou com o tamanho aumentado.

A prevenção é proteger-se dos raios solares com o uso de bonés, roupas e protetores solares adequados. No horário entre as 10h e 15h a proteção deve ser dobrada porque neste período do dia incide a radiação UVB, de grande potencial carcinogênico.

Homem de 30 anos é esfaqueado e fica em estado grave
Bartolomeu Gomes de Araújo Barbosa, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido a golpes de faca no abdômen, na noite de ontem (12), na Rua Bo...
Após documento vazar, Sesau diz que hemogramas não foram suspensos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os hemogramas continuam sendo feitos na rede pública de saúde de Campo Grande. A informação inici...


A UNIVERCIDADE esta de para bem pela iniciativa meus parabens temos que nos cuidar mesmo !
olha meu querido colega nao ae prefeitura que tem que cuidar da sau saude e sim vc
quando vc entro na prefeitura vc sabia que ia trabarlhar no sol,e assim mesmo fez o concurso nao é.?
 
lucy paes em 23/11/2011 12:37:02
a propia prefeitura não faz o dever de casa, não fornecendo protetor solar para os profissionais que trabalhão de sol a sol,. pior exigem produção no horario em que a proteçao de ser dobrada. porque não fazer ação com esses profissionais?
 
ivar guilherme zanette em 23/11/2011 12:07:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions