ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Neste sábado, Campo Grande terá atos pela democracia e antiaborto

Manifestação contra o aborto começa às 8h e a que defende a democracia, às 9h

Por Cassia Modena e Kamila Alcântara | 23/03/2024 07:48
Faixa em alusão à bandeira do Brasil estendida durante marcha contra a aborto realizada na Capital (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)
Faixa em alusão à bandeira do Brasil estendida durante marcha contra a aborto realizada na Capital (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

Mais de 40 anos após reunir cerca de 40 mil manifestantes pelo direito às eleições de representantes políticos, em apoio ao "Diretas Já", a Praça do Rádio Clube de Campo Grande terá ato em defesa da democracia e contra a anistia a golpistas a partir das 9h deste sábado (23). Ele é organizado por movimentos e partidos de esquerda e ocorrerá em outras cidades brasileiras também.

Pertinho dali, no cruzamento entre a Rua 14 de Julho e a Barão do Rio Branco, será realizado das 8h em diante um ato em defesa da vida, que faz parte de movimento nacional contra o aborto. A causa é tradicionalmente abraçada por movimentos conservadores e partidos de direita.

Um dos organizadores do ato pela democracia, Agamenon Rodrigues, presidente do diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), explica que o objetivo é reforçar a defesa da democracia e defender a punição às pessoas envolvidas na tentativa de golpe de Estado que marcou o 8 de janeiro de 2023. "Para que a gente possa sair em defesa da democracia e do golpe nunca mais", falou.

No ano passado, manifestantes da esquerda lembraram ataques contra a democracia no 8 de janeiro (Foto: Arquivo/Alex Machado)
No ano passado, manifestantes da esquerda lembraram ataques contra a democracia no 8 de janeiro (Foto: Arquivo/Alex Machado)

Devem participar do evento das 9h sindicatos, movimentos sociais, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), representantes de partidos que defendem a democracia e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). São esperados de 200 a 300 manifestantes, diz Agamenon.

Já o ato de defesa da vida faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica: 25 de março marca a concepção de Jesus no ventre de sua mãe Maria, para os religiosos. A mesma manifestação acontecerá em outras 19 cidades do país.

A Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família organiza o ato antiaborto. A entidade diz que o objetivo é pressionar o Congresso Nacional a rejeitar a legalização do aborto no país, para influenciar o resultado do julgamento da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 442 no STF (Supremo Tribunal Federal), que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias