ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Nota de Esclarecimento sobre falta de vacinas contra H1N1 em MS

Informe Publcitário | 04/05/2016 06:40
Nota de Esclarecimento sobre falta de vacinas contra H1N1 em MS

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul – COSEMS/MS serve-se por meio desta nota para informar a comunidade sul-mato-grossense que, lamentavelmente, no dia 30 de abril de 2016, dia D de Vacinação contra a Gripe, muitas Unidades de Saúde nos municípios funcionaram apenas enquanto duraram os estoques do imunobiológico.

Isto ocorreu por força do desabastecimento nacional da vacina, que dificultou aos municípios realizar a ação do Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) – Dia D.

A escassez da vacina é um enorme problema de saúde pública e desvirtua as orientações técnicas do seu uso e uma grande falta de respeito aos usuários considerados elegíveis dentro desta política pública de saúde.

Em Mato Grosso do Sul o público-alvo corresponde a uma população de 667.922 pessoas, sendo a meta de imunização 80% deste público, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde foram enviados pelo Ministério da Saúde apenas 50% do estoque necessário e segundo a Sra. Ângela Lopes, Superintendente Geral de vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, nesta semana chegam outros 30% e na próxima semana os restantes 20%.

A Secretaria de Saúde do Estado é responsável pela realização da ação do Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) – Dia D e sabendo que não havia estoque suficiente, não abortou a realização do dia D.

As Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul aguardam o reabastecimento da vacina para reprogramar os roteiros anteriormente previstos.

O COSEMS/MS por meio de sua Diretoria compartilha com os usuários do Sistema Único de Saúde a perplexidade diante do ocorrido e seu presidente, Frederico Marcondes Neto reforça que: “além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção”.

Nos siga no Google Notícias