A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/05/2016 06:40

Nota de Esclarecimento sobre falta de vacinas contra H1N1 em MS

Informe Publcitário
Nota de Esclarecimento sobre falta de vacinas contra H1N1 em MS

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul – COSEMS/MS serve-se por meio desta nota para informar a comunidade sul-mato-grossense que, lamentavelmente, no dia 30 de abril de 2016, dia D de Vacinação contra a Gripe, muitas Unidades de Saúde nos municípios funcionaram apenas enquanto duraram os estoques do imunobiológico.

Isto ocorreu por força do desabastecimento nacional da vacina, que dificultou aos municípios realizar a ação do Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) – Dia D.

A escassez da vacina é um enorme problema de saúde pública e desvirtua as orientações técnicas do seu uso e uma grande falta de respeito aos usuários considerados elegíveis dentro desta política pública de saúde.

Em Mato Grosso do Sul o público-alvo corresponde a uma população de 667.922 pessoas, sendo a meta de imunização 80% deste público, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde foram enviados pelo Ministério da Saúde apenas 50% do estoque necessário e segundo a Sra. Ângela Lopes, Superintendente Geral de vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, nesta semana chegam outros 30% e na próxima semana os restantes 20%.

A Secretaria de Saúde do Estado é responsável pela realização da ação do Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) – Dia D e sabendo que não havia estoque suficiente, não abortou a realização do dia D.

As Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul aguardam o reabastecimento da vacina para reprogramar os roteiros anteriormente previstos.

O COSEMS/MS por meio de sua Diretoria compartilha com os usuários do Sistema Único de Saúde a perplexidade diante do ocorrido e seu presidente, Frederico Marcondes Neto reforça que: “além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção”.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions