ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Nova campanha contra sarampo vai vacinar público entre os 5 e 19 anos

Em 2019, Campo Grande registrou 36 casos suspeitos de sarampo, sendo um confirmado e um em investigação

Aline dos Santos | 10/02/2020 09:50
Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

Destinada a público entre 5 e 19 anos, uma nova campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (dia 10) em Campo Grande.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a vacinação é para quem, nessa faixa etária, tomou apenas uma ou nenhuma dose da tríplice viral. Também pode vacinar quem não se lembra ou não tem como confirmar a imunização.

A vacinação vai até 13 de março, sendo o Dia D da campanha no próximo sábado (dia 15). As doses vão ficar disponíveis nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família). Em fins de semana e feriados, a imunização será oferecida nos CRS (Centros Regionais de Saúde).

A próxima etapa de vacinação acontecerá no segundo semestre de 2020 e o público-alvo será pessoas de 30 a 59 anos.

Desde o ano passado, crianças com idade entre seis meses e menores de um ano passaram a tomar a chamada “dose zero” da vacina. Foram imunizadas 7,3 mil crianças.

Em 2019, Campo Grande registrou 36 casos suspeitos de sarampo, sendo um em investigação. O caso confirmado foi considerado importado, pois a contaminação aconteceu em São Paulo. Neste ano, houve somente casos suspeitos. Estado vizinho a MS, São Paulo registrou 1.352 casos de sarampo em 2020, conforme divulgado pelo G1. 

O sarampo é transmitido de forma direta, ao entrar em contato com secreções que sejam expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar de alguém que esteja infectado. Por isso, é importante evitar grandes aglomerações ou mesmo o contato com pessoas infectadas.

Nos siga no Google Notícias