ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Nova lei obriga serviço de empacotador em caixa prioritário de supermercados

Prefeito vetou trecho que dispensava obrigação em estabelecimentos com quatro caixas

Adriel Mattos | 07/01/2022 08:35
Estabelecimentos terão seis meses para se adaptar. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Estabelecimentos terão seis meses para se adaptar. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), sancionou lei que obriga supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares a manter empacotadores nos caixas de atendimento prioritário. O texto foi publicado na edição desta sexta-feira (7) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Pelo texto, esses estabelecimentos terão 180 dias (cerca de seis meses) para se adaptar. Marquinhos vetou o artigo 2º, que liberava mercados com quatro caixas ou menos da obrigação.

“Decidimos vetar o Art. 2º do Projeto de Lei n. 10.315/21, fazendo valer o princípio da inclusão social, garantindo a todas as pessoas que se utilizam dos caixas destinados ao atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais para a realização de compras ou qualquer outro produto, o serviço de empacotamento de suas mercadorias”, justificou o prefeito na mensagem de veto.

O projeto é de autoria do vereador Valdir Gomes (PSD) e foi aprovado em regime de urgência pela Câmara Municipal em 9 de dezembro. A matéria foi questionada pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), como mostrou a coluna Jogo Aberto.

“As pessoas que possuem o direito à atendimento preferencial, possuem cada qual dentro de suas especificidades limitação de movimentos. Realizar o empacotamento de suas compras em supermercado acaba por se tornar um momento de extremo constrangimento, muitas vezes, tomando contornos dramáticos por necessitar de destreza e coordenação”, apontou o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias