A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

05/05/2011 21:30

Novo arcebispo diz que Igreja terá que ajudar a resolver conflitos em MS

Ana Paula Carvalho

Dom Dimas deve chegar a Capital no começo do mês de julho

Novo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa diz que está muito confiante quanto à missão de realizar um bom trabalhoNovo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa diz que está muito confiante quanto à missão de realizar um bom trabalho

Nomeado como novo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa conversou hoje pela primeira vez sobre os desafios que terá em Mato Grosso do Sul.

Ao Campo Grande News, ele diz que se sentiu acolhido e que está muito confiante quanto à missão de realizar um bom trabalho em Mato Grosso do Sul. “Vários colegas fizeram muitos elogios quanto às igrejas de Campo Grande”, diz.

O novo responsável pela Arquidiocese sabe que encontrará situações de conflitos, que não encontrava como bispo auxiliar no Rio de Janeiro, uma delas é a disputa por terras entre indígenas e proprietários rurais. Segundo ele, a Igreja terá que ajudar a resolver esse tipo de questão. “Já ouvi que teremos que encarar conflitos de terra, ainda não sei como, mas vamos tentar”, diz.

O arcebispo que já visitou Capital várias vezes em encontros da CNBB (Confederação dos Bispos do Brasil) diz não conhecer bem a realidade da pastoral, mas que estará de “ouvidos abertos para aprender sobre os rumos que terá que tomar”.

Não é apenas em Campo Grande que Dom Dimas pretende trabalhar, Dourados também fará parte da missão. “Em Dourados acontece como no Oeste Catarinense, é um conflito de pobre contra pobre. É o pequeno fazendeiro que comprou a terra honestamente de um estado que agiu ilegalmente e aqueles que eram donos das terras antes delas serem vendidas”, afirma.

Para o religioso, problemas como esse, deveriam ser resolvidos dentro da lei e o Estado deveria arcar com a responsabilidade. “Falar de justiça é mexer num espinheiro. Eu não tenho uma solução formada, mas o estado deveria assumir a responsabilidade quanto à questão”, diz.

Quanto às especulações sobre a possível indicação a presidência da CNBB, Dom Dimas explica que isso não seria possível porque ele é bispo auxiliar. Apenas os bispos titulares podem assumir a presidência e a vice-presidência da Confederação.

Segundo a assessoria da CNBB, hoje são 456 bispos e todos podem ser cotados para os cargos.

O novo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, deve chegar em julho.



Que o senhor se acolhido com a graça de Maria,no caso de conflito de Terra,temos que ser realista pois pode estar havendo um comércio,pois num Estado que ja distribuiu muita terra ainda temos tanto sem terra, tem que ser revisto todo cadastro dessas pessoas.E cada Estado deve ter os seus sem terras,só que muitos vem para ca.Ai fica dificil.Falei
 
Luiz Carlos Santos Messias em 06/05/2011 12:17:10
mais um comunista que quer se meter onde não é chamado.
 
paulo cesar de castro silveira em 06/05/2011 08:52:12
O maior conflito do Estado do Mato Gosso do Sul.
Está entre a Assembleia Legislativa e O Poder Judiciário.
E não conflitos de terra.

QUE DOM DIMAS AO CHEGAR EM JULHOS, ESCOLHA UMA
BOA ASCESSORIA, E QUE NÃO SOBE EM NENHUM PALANQUE DE
POLITICOS.
QUE DE PRIORIDADE AOS EMPRESÁRIOS, POBRES, TRABALHADORES,
QUE ESTÃO INJUSTIÇADOS.

QUEM PRODUZ, NESSE ESTADO PAGA A MAIOR CONTA DA IJUSTIÇA.

QUE SEJA UM ESTADO JUSTO E NÃO CORRUPTO.

QUE SEJA UM GRANDE PROFEJA, PARA COMBATER A INJUSTIÇA.
 
ISRAEL HERRERIAS COLUCE em 06/05/2011 08:19:14
o que a igreja tem a ver com qualquer conflito cívil referente ao Estado? igreja nao deve se meter nessas coisas, isso é assunto jurídico, não diz respeito a qualquer religião ou a padre nenhum, ele não é político ou coisa parecida minha gente. Ele é um padre diferente, e apenas isso.
 
josé adono em 06/05/2011 06:35:47
PARABÉNS AO NOVO BISPO PRECISAMOS DISSO ARREGAÇAR AS MANGAS E IR ATRAS DO POVO DE DEUS QUE ESTÁ SEM AUXILIO SEM AJUDA SOU ASSISTENTE SOCIAL HA 14 ANOS E DESDE DA ÉPOCA DA FACULDADE JÁ TINHA ESTES CONFLITOS . MAS SEJA BEM VINDO E MUITA FÉ NA SUA CAMINHADA CAMPOGRANDE TE SAUDA E JÁ ESTAMOS EM ORAÇÃO PARA SUA MISSAÕ . DEUS ABENÇOE
 
SANDRA DA SILVA em 05/05/2011 10:41:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions