ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Novo arcebispo diz que Igreja terá que ajudar a resolver conflitos em MS

Ana Paula Carvalho | 05/05/2011 21:30

Dom Dimas deve chegar a Capital no começo do mês de julho

Novo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa diz que está muito confiante quanto à missão de realizar um bom trabalho
Novo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa diz que está muito confiante quanto à missão de realizar um bom trabalho

Nomeado como novo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa conversou hoje pela primeira vez sobre os desafios que terá em Mato Grosso do Sul.

Ao Campo Grande News, ele diz que se sentiu acolhido e que está muito confiante quanto à missão de realizar um bom trabalho em Mato Grosso do Sul. “Vários colegas fizeram muitos elogios quanto às igrejas de Campo Grande”, diz.

O novo responsável pela Arquidiocese sabe que encontrará situações de conflitos, que não encontrava como bispo auxiliar no Rio de Janeiro, uma delas é a disputa por terras entre indígenas e proprietários rurais. Segundo ele, a Igreja terá que ajudar a resolver esse tipo de questão. “Já ouvi que teremos que encarar conflitos de terra, ainda não sei como, mas vamos tentar”, diz.

O arcebispo que já visitou Capital várias vezes em encontros da CNBB (Confederação dos Bispos do Brasil) diz não conhecer bem a realidade da pastoral, mas que estará de “ouvidos abertos para aprender sobre os rumos que terá que tomar”.

Não é apenas em Campo Grande que Dom Dimas pretende trabalhar, Dourados também fará parte da missão. “Em Dourados acontece como no Oeste Catarinense, é um conflito de pobre contra pobre. É o pequeno fazendeiro que comprou a terra honestamente de um estado que agiu ilegalmente e aqueles que eram donos das terras antes delas serem vendidas”, afirma.

Para o religioso, problemas como esse, deveriam ser resolvidos dentro da lei e o Estado deveria arcar com a responsabilidade. “Falar de justiça é mexer num espinheiro. Eu não tenho uma solução formada, mas o estado deveria assumir a responsabilidade quanto à questão”, diz.

Quanto às especulações sobre a possível indicação a presidência da CNBB, Dom Dimas explica que isso não seria possível porque ele é bispo auxiliar. Apenas os bispos titulares podem assumir a presidência e a vice-presidência da Confederação.

Segundo a assessoria da CNBB, hoje são 456 bispos e todos podem ser cotados para os cargos.

O novo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, deve chegar em julho.

Nos siga no Google Notícias