A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

19/09/2012 17:53

O desespero da mãe que tenta internar o filho dependente químico

Viviane Oliveira
 O desespero da mãe que tenta internar o filho dependente químico
No fundo de casa, mãe mostra as latinhas que o filho utiliza para fumar pasta-base. (Fotos: Rodrigo Pazinato. No fundo de casa, mãe mostra as latinhas que o filho utiliza para fumar pasta-base. (Fotos: Rodrigo Pazinato.

Desesperada, a mãe já pensou em comprar droga para o filho, que apesar de ter 16 anos tem aparência física de uma criança de 12 anos. Por temer pela vida do adolescente, a doméstica de 38 anos chegou a pedir que fosse recolhido na Unei (Unidade de Educação Interna). Agora, apela pela segunda vez por internação compulsória, contra a vontade do menor.

Ela procurou o Conselho Tutelar e luta para conseguir a internação compulsória do filho. "Sei que se não largar o vício, o caminho é a prisão ou a morte", finaliza.

Além do garoto, ela têm mais duas filhas, uma de 19 e outra de 22 anos, vive há 3 anos o drama de tentar tirar o filho do mundo avassalador das drogas. Indagado pela equipe do Campo Grande News, o adolescente, em poucas palavras, é categórico em afirmar que não pretende largar o vício, que diz ter começado aos 13 anos.

Segundo a mãe, o adolescente é usuário de pasta-base de cocaína e já sofreu ameaças de morte. Além disso, tem cinco passagens pela Polícia por furto. Ainda conforme a mãe, ele chegou a ficar nove dias embaixo do viaduto na avenida Ernesto Geisel para comercializar a droga. “Para conseguir manter o vício ele foi traficar. Vendia três e ganhava uma ‘paradinha’ para fumar”, disse.

Viúva, a doméstica mora há 17 anos no bairro Nova Esperança, em Campo Grande. Ela conta que estava grávida de 5 meses do garoto, quando o pai dele morreu em um acidente de trânsito na avenida Tiradentes. Com o dinheiro da indenização comprou a casa onde mora com os filhos.

Por trabalhar demais, se culpa pelo filho ter entrado no mundo das drogas e não ter prestado atenção no comportamento e nas companhias do adolescente. “Eu já pensei em mudar daqui, mas tenho medo de ir para outro lugar e traficantes matarem ele”.

Para trocar por drogas, o menino já furtou de casa tudo que dava para trocar nas bocas-de-fumo, desde espremedor de suco até DVDs. Agora, segundo a mãe, ele rouba os vizinhos.

Apesar de ter 16 anos, o garoto tem aparência física de uma criança de 12 anos. Apesar de ter 16 anos, o garoto tem aparência física de uma criança de 12 anos.

Produto que vale R$ 200 ele vende por R$ 20, R$ 30. Para "protegê-lo", Elione deixa o filho se drogar no fundo de casa e já chegou a pagar nas bocas-de-fumo para recuperar e devolver os produtos furtados pelo adolescente.

Ele fica agressivo quando está em abstinência. A mãe, que trabalha 12 horas por dia, admite que já pensou em comprar droga para o filho. Com olhos lacrimejando, a avó do menino, de 70 anos, mora em Sidrolânida, mas disse que o coração fica aqui.

“É uma dor muito grande ver meu neto se acabando aos poucos. Olha a aparência dele? Todo dinheiro que ele pega é para comprar droga”, lamenta.

Noites em branco-Quando o menino desaparece, a mãe troca a cama pelo sofá ou passa a noite andando atrás do filho. A porta da sala não tem mais vidro, por causa das diversas vezes que a casa foi alvejada por tiro.

O adolescente parou de estudar na 6ª série, foi internado duas vezes para desintoxicação, mas o tratamento não evoluiu. “Nunca vou desistir do meu filho. Tenho fé e esperança que ele vai se recuperar, para Deus nada é impossível”.

Durante anúncio que Campo Grande vai receber 30 milhões ao combate ao crack, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, em entrevista por videoconferência no dia 24 de julho, afirmou que sempre que houver risco à saúde, os dependentes químicos deverão ser internados mesmo que não queiram.



A Viver Sem Drogas tem equipe e Psicólogos especializados em Adolescentes. confira mais em: http://www.viversemdroga.com.br/clinicas-de-reabilitacao-menores.php
 
Wagner Pessoa Lima em 18/05/2017 20:32:48
A Viver Sem Drogas tem equipe e Psicólogos especializados em Adolescentes. confira mais em: http://www.viversemdroga.com.br/clinicas-de-reabilitacao-menores.php
 
Wagner Pessoa Lima em 18/05/2017 20:32:08
é muito facil se colocar no "lugar de Deus",agora,vamos nos colocar hem nossos lugares, e fazer a vontade do nosso Pai "Deus",se pararmos de julgar uns aos outros e fazermos mais pelos outros conseguiremos vencer este mundo..................
andersonnogueira@hotmail.com
Juízes 7:5/7
o/
 
anderson nogueira em 21/09/2012 09:45:00
Onde está a Igreja?
Fico cada dia mais triste, pois a igreja virou sinônimo de roubo, ganância e mentira, o que mais se comenta é que os ministros são bandidos e que a sua arma é a Bíblia,
Deus está cada dia mais enojado com estes que se dizem os grandes da nação pois estão mudando suas palavras.
A reforma da igreja tem que começar urgentemente e tem que ser pelos púlpitos.
‘E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.’ 2 Pedro 2:1
Quando é pastor ou levita de uma pequena igreja, ele prega e canta em qualquer lugar, mas quando fica famoso, não prega nem canta mais na igrejinha pequena, porque se for lá, se queima,
Entretanto, Jesus vai!
JESUS não se queima,
Mas nós nos queimamos,

Quero dizer algo para vocês, padres, pastores, diáconos, presbíteros, levitas, apóstolos, bispos, patriarcas, o que for; se você não for, quem estará queimado é você no fogo do inferno, e faz muito tempo.
‘Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade’. João 5:42
Eu acredito que 90% destes ministros ou mais, estão fazendo o papel do diabo na terra, matando, roubando, enganando e destruindo vidas. Sobre a família, que é a base hoje, poucos querem pregar só se fala em serem famosos, prósperos, terem dinheiro, carros e mansões.
Há décadas que as igrejas vêm relaxando cada vez mais em sua verdadeira missão.
E por isto vemos tantas separações, cônjuges se traindo, pai matando filho, filho matando pai, irmão contra irmão, jovens e velhos nas drogas, bebidas, crime, prostituição. E a igreja só levantando ofertas para enriquecer seus lideres, como se estivesse tudo bem.
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”Apocalipse 21:8




• Onde estão os centros de recuperação de álcool e drogas das igrejas?
• Quais igrejas estão realmente visitando os presos e pregando a palavra de Deus?
• Qual igreja está cuidando dos mendigos e lhes dando uma nova direção da vida?
• Qual igreja está pregando para uma prostituta e lhe mostrando um novo caminho?
• Leia Mateus 25 inteiro e tire sua conclusão.

Líderes chegam de congressos e seminários e vão para as ruas, lá o congresso é melhor.
Deus aconselha visitar enfermos, presos, drogados, prostitutas para assim ver o mover de Deus verdadeiro, vidas sendo transformadas. Deus ficará muito mais contente do que ver você em um carro de R$ 100.000,00 , acordar às 11:00 horas da manhã e ficar fazendo corpo mole na obra que ele te confiou. Você está ocupando a cadeira que Paulo, Pedro, Tiago e outros apóstolos ocuparam.
Hoje se tem mais pessoas que se converteram a Jesus fora da igreja do que dentro, porque não agüentam mais tantas heresias.
Primeiro as coisas de Deus e depois as outras coisas, que a vós sereis acrescentadas, mas o que vejo é que só querem as bênçãos e milagres de Deus e não o patrimônio de Deus, que são os mendigos, os drogados, as prostitutas, os bêbados e os enfermos.
A culpa não é do vereador, prefeito, deputado, governador, a culpa é da igreja, porque está a ela a missão de pregar o evangelho, curar enfermos e restaurar famílias, pois assim está escrito na palavra de DEUS,
“Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. ‘Lucas 10:19
Tenho duas noticias para você, que se diz pastor: uma boa e uma ruim.
A boa é: Jesus esta voltando! (Leia Matheus 24)
A ruim: Jesus vai dizer a você, que se diz homem Deus: "Afasta-te de mim, maldito, pois não vos conheço".
“E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço”. Mateus 25:12

 
pr.Wesley Festa em 21/09/2012 08:36:00
Parabéns ao Campo Grande News pelas reportagens sobre esse gravíssimo problema que nossos governantes locais insistem em ignorar...
 
Luciana Terra em 21/09/2012 08:13:47
A essa mãe e todas as demais pessoas que convivem com dependentes químicos, sugiro que busquem ajuda em grupos de apoio (Amor Exigente, Nar-Anon, Al-Anon, etc), onde aprenderão como lidar com essa situação e receberão suporte emocional e espiritual para se fortalecer e ajudar seu ente querido. Os grupos de apoio funcionam mesmo e são GRATUITOS. (Telefone do Amor Exigente:3026-4404).
 
Marcia Silva em 20/09/2012 12:32:04
Admiro esta mãe! Parabéns quando diz que não irá desistir do seu filho! Nunca passei por isso mas imagino sua dor. Gostaria de expôr aqui o PROJETO DESPERTA DÉBORA :Mães de joelhos e filhos em pé, acontece na TERCEIRA IGREJA BATISTA AV. CALÓGERAS 440 . Poderemos apoia-lá no que for necessário! Creia não há impossível para Deus e não existe oração com efeito maior do que de uma Mãe!
 
Viviane Caetano da Silva em 20/09/2012 12:18:56
Quem tem na família um dependente químico sabe muito bem que a senhora esta passando. Os poderes públicos federal, estadual e municipal ,ignoram problema e somente as pessoas proxímas a senhora é que poderão ajuda-la, e acreditar que Deus irá cuidar de seu menino e de sua família.
 
Paulo Mendes em 20/09/2012 12:18:07
Não há como uma pessoa transtornada pela droga ser capaz de decidir por si propria, sendo a droga um alucinogeno como poderia isso ocorrer? Então, a lei deveria ser outra.Imaginem o tormento que essa família deve passar, a falta de perspectiva o abandono! Ei politicos não sejam omissos a isso cadê as iniciativas do poder público? Nossos juizes,nossos representantes...
 
Paula Hernandes em 20/09/2012 11:59:39
Admiro essa mãe ninguem sabe o que deve passar com essa criança cade os politicos que fazem e acontecem nessa epoca, essa é a hora de alguem olhar por essa familia...Deus proteja essa familia....
 
Daiane esquian em 20/09/2012 11:00:02
Tristeza maior não há, aquele bebezinho que nos deixou madrugadas em claro embalando-o até que cessem as cólicas ou mesmo velando o seu sono. Derretendo-nos com seu olhar inocente e frágil, se sorriem então... O tempo passa, crescem, então um ser desprezível lhe apresenta seu algoz, a droga, corrompendo sua inocência e malogrando seu futuro promissor. Pena de morte? Não, é pouco. Prisão perpétua
 
Alexandre Melo em 20/09/2012 10:43:36
Só quem passa por essa situação sabe a dor que essa mãe está sentido. Eu por muitos anos trabalhei numa Instituição(ONG)que fazia tratamento depêndêntes químicos. Via o sofrimento dos familiares para tirar seus entes queridos das drogas. Alem disso essa abençoada Instituição também encaminhava adolescentes na faixa etária de 16 anos para o mercado de trabalho.Fechou por falta de recursos(PENA).
 
Norma Sueli Dubian do Nascimento em 20/09/2012 09:37:25
SO QUEM TEM UM FAMILIAR ENVOLTO NAS DROGAS É QUE SABE A DOR DESSA MÃE,É FACIL CULPAR A FAMILIA,OU DIZER QUE É FALTA DE DEUS,MAIS EU ACHO Q ESSA MAE CONVERSA MAIS COM DEUS,DO QUE MUITOS QUE VÃO A IGREJA,ISSO ACONTECE EM TODOS NOS NIVEIS DA SOCIEDADE,E O DEPENDENTE NAO SE DROGA SOZINHO ELE LEVA TODOS PARA A DEPENDENCIA JUNTO,A DOR A VERGONHA,A SENSACAO DE IMPOTENCIA.PRECISAMOS DE MEDIDAS JA.
 
LAURA CRISTINA em 20/09/2012 08:47:28
Continuando comentário. Enquanto o vício for considerado um problema de saúde é isso o que acontecerá, mais pessoas acabarão entrando nesse inferno. No dia em que a lei penalizar o usuário, assim como ao traficante, como é em outros países, a coisa muda. Em Singapura, por exemplo, quem for pego se drogando vai preso por 3 meses e fica sob regime de semi-escravidão. A REINCIDÊNCIA é de apenas 2%.
 
Washington de Oliveira em 20/09/2012 08:45:43
acho que devemos aproveitar a eleição, e tentar mudar um pouco dessa situação. elegendo pessoas que se preocupam com o proximo e que não pense em roubar o tempo todo. Se hoje o brasil está assim é porque a população se conforma com ruim e não se levanta para gritar a igualdade.
 
lau barcellos em 20/09/2012 08:44:35
O problema da internação é que nos tempos atuais não se pode internar ninguém que não deseje ser internado; outrossim, atualmente, o viciado sendo considerado um doente, a polícia pouco pode fazer, há não ser aconselhá-lo a sair de um local em que esteja incomodando ou, então, quando cometer um crime, já que a lei não considera o vício um crime, levá-lo preso. A proliferação da droga é por isso.
 
Washington de Oliveira em 20/09/2012 08:39:10
É O QUE A SOCIEDADE DESRESPEITADORA DA PALAVRA DE DEUS, SOFRE, DESDE 1966, COM A LIBERAÇÃO DO DIVÓRCIO, TIRARAM A ESPOSA DE CASA, SEPARARAM DO MARIDO, GENITORES SE TORNARAM REPELENTES, CONCORRENTES, PIOR QUE MAIORIA AINDA COM FILHOS, CULPA DOS POLÍTICOS BRASILEIROS E ATÉ AS IGREJAS, QUE NÃO ENSINARAM OS POLÍTICOS, QUE O QUE DEUS UNE, JAMAIS O HOMEM PODE SEPARAR, 1º CORINT. 7, VS 1 AO 9.
 
pedro braga em 20/09/2012 08:08:39
Internação compulsoria não resolve ja que o individuo não tem a menor vontade de abandonar o vicio. Assim que se ver livre novamente voltará ao uso da droga. Infelizmente estudos mostram que o indice de recuperação desses individuos é muito baixo. O que realmente funciona é a prevenção. Evitar o primeiro contato. Exterminar o traficante, diminuindo a oferta de droga que hoje se adquire com facilid
 
Paulo Ribeiro em 20/09/2012 07:57:58
Eu sei o que essa mãe esta sentindo, ai futuros vereadores e Prefeito de Campo grande
quais são os seus projetos para ajudar realmente essas famílias melhor do que ficar falando mal um dos outros.
 
marcilene Figueiredo em 20/09/2012 07:43:04
infelizmente as drogas esta tomando conta da nossa cidade não adianta só internar os viciados tem que acabar com as bocas de fumo interna 1 eles viciam 10 o certo é a policia abrir os olhos e fazer o papel dela prendendo os traficantes e libertando a nossa sociedade deste mal
 
jose roberto em 20/09/2012 07:41:13
É não é facil não!! sei muito bem o que essa familia passa, hoje completa 10meses de falecimento do meu irmão com 34 anos USUARIO de drogas, lutamos de todas as formas para tirar ele do vicio, porém não conseguimos. Onde esta o GOVERNO para ajudar as familias nessa situação, onde??? Pois aqui em Campo Grande não existe um lugar de amparo aos usuarios a não ser os pagos no valor de 622,00
 
Simara Nunes em 20/09/2012 06:55:24
E os nossos visitantes tem a plena convição que furto e roubo são casos de polícia. A maioria desses crimes são provocados por dependentes químicos. FURTO E ROUBO também e principalmente são casos de SAÚDE PÚBLICA. Quem pode, interna seu filho emClínicas Particulares; e os menos favorecidos?? ONDE VÃO INTERNAR SEUS FILHOS???
 
Leize Demétrio da Silva em 20/09/2012 06:06:06
Se o Estado não está cumprindo o seu papel no combate às drogas, urge a necessidade do Poder Judiciário suprir esta omissão, por força de sentenças que determinem o recolhimento do dependente químico em hospital de reabilitação. Fica a pergunta: temos hospitais para reabilitação em nosso Estado? Como cumprir na prática o que disse o Min. da saúde, o ministro da saúde, Alexandre Padilha?
 
Everson Aquino em 20/09/2012 05:00:43
É um problema de calamidade pública, ´porém como ele é menor de idade, a mãe pode se responsabilizar pela internação. Em Campo Grande há grupos de auto ajuda que podem auxilia-lo e também grupos para a família. É um trabalho pra vida toda.
 
Lorena Andreoli em 20/09/2012 01:33:18
por um filho em uma clinica e duido mais e mais doido ve-lo vagando na rua a procura de drogas,eu não sei nem o que pensar, só fico triste c/ o sofrimento desta mãe mais ela dissi eu trabalho demais e nem viu isso acontecer c/ o filho porque hje e o que vejo os pais estão tão ausente que estar perdendo seus queridos filhos p/ a maldita drogas meu Deus tem piedade de nós mães um grande abraço p/ el
 
cicera maria em 19/09/2012 10:12:21
Desejo toda sorte do mundo pra essa mae mas infelizmente este mal ta to mano conta das família, e ñ estamos vendo nem uma atitude das autoridades,tem q investir pesado em publicidade, temos ocupar os adolescentes com cursos e trabalho,agora só fica em casa nao tem nada pra fazer da vida vai se drogar andar com pessoa q nao presta. ta na hora passou da hora de investir pesado.
 
ana flavia lima em 19/09/2012 09:21:33
GLAUCE EU GOSTEI DO Q VC COMENTOU, EU TAMBEM ACREDITO MUITO NA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO,POIS ONTEM MESMO EU RECEBI UMA GRAÇA COM MINHA NETINHA, É SÓ ACREDITAR E BUSCAR,EU ACREDITO Q NOSSA MÃE NÃO VAI ABANDONAR ESSAS MÃES Q BUSCAM POR SEU SOCORRO...
 
Maria Zanata Rezende em 19/09/2012 09:16:00
e muito triste ...pedirei na novena por esse jovem e essa mae sofredora, tenho certeza QUE NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO NAO DESAMPARA SEU FILHO.........
 
glauce miriam b amaral em 19/09/2012 08:46:12
EU ACREDITO QUE ESSA MÃE SOFRE MUITO COM TUDO ISSO,POIS UM DIA EU ESTAVA CONVERSANDO COM UMA MÃE DE UMA MENINA DE 14 ANOS E ELA DISSE Q A FILHA É VICIADA E ELA JA TENTOU DE TUD MAS NADA RESOLVEU HOJ ELA É COMPANHEIRA DE RUA DA FILHA SÓ NÃO SE DROGA,MAS CONFIA MUITO EM DEUS E SOMENTE ELE POD POR UM PONTO FINAL NESSE SOFRIMENTO...ISSO É SER MÃE!!!
 
Maria Zanata Rezende em 19/09/2012 08:33:19
Eu sei o que essa mãe está passando pois tenho um irmão nessa situação, e queria que essas pessoas pudessem ser internadas mesmos sem vontade, é um pedido que toda familia que tem alguem nessa situação precisa.
 
rosilene costa em 19/09/2012 07:11:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions