ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Oficina na Avenida Tamandaré escondia 4 toneladas de maconha

Local estava sendo investigado há 10 dias e uma mulher foi presa em flagrante, já o marido dela está foragido

Ana Paula Chuva e Mirian Machado | 11/08/2022 15:00
Parte dos tabletes de maconha encontrados no entreposto nesta quinta-feira. (Foto: Paulo Francis)
Parte dos tabletes de maconha encontrados no entreposto nesta quinta-feira. (Foto: Paulo Francis)

Uma oficina na Avenida Tamandaré, Vila Planalto, em Campo Grande, foi alvo de operação conjunta entre as policiais Civil e Rodoviária Federal no início da tarde desta quinta-feira (11). O local era usado como entreposto e também para preparo de veículos que fariam o transporte de drogas para outros estados.

No local, foram encontradas 4 toneladas de maconha, além de Skank e cerca de 20 carros e uma camionete Amarok já preparada para fazer o transporte da droga. Dentro dela foi encontrado um rádio comunicador e os bancos traseiros já haviam sido retirados. O veículo também tinha rodas especiais.

De acordo com o delegado Hoffman D'Ávila Cândido e Sousa, a investigação começou há 10 dias e quando chegaram nesta quinta, encontraram, além da droga, o local tomado por fezes e sujeira e dois cachorros da raça pitbull, um deles bastante debilitado.

“Nós estávamos investigando dois membros dessa associação criminosa. Eles estavam mantendo essa oficina de fachada, que na verdade é um entreposto. A esposa de um dos homens foi presa hoje e ele, inclusive já responde por maus-tratos a animais”, disse o titular da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

Ainda conforme o delegado, o modus operandi da organização é o mesmo já usado por outros criminosos. A droga era trazida do Paraguai para Campo Grande, onde ficava armazenada para ser levada a outros estados da Federação.

“Eles vêm por estradas vicinais e durante a noite. Retiram os bancos para transportar a droga e vêm com batedores. Chegando aqui eles armazenam o entorpecente que é posteriormente enviado para outros estados”, afirmou Hoffman.

De acordo com o delegado adjunto da Denar, Roberto Oliveira Guimarães, quando chegaram no local já foi possível sentir o cheiro da droga e então conseguiram identificar a inquilina do local que é dona de uma oficina a 700 metros o local.

Ela não teve a identidade divulgada, mas foi presa em flagrante por tráfico de drogas. O marido da mulher fugiu quando ficou sabendo da ação da polícia. Ele já foi identificado e está sendo procurado. Também está sendo investigada a participação de outras pessoas na organização.

Caixas de papelão e veículos em uma parte do terreno. (Foto: Paulo Francis)
Caixas de papelão e veículos em uma parte do terreno. (Foto: Paulo Francis)

Conforme o PRF, Tércio Baggio, o que nos chama a atenção é que Campo Grande está se fortalecendo como entreposto para passagem de droga. Com a fiscalização nas fronteiras, eles optam por transportar cargas menores.

“Eles trazem para Campo Grande essas cargas menores, cerca de 1 tonelada, para depois colocar quatro, cinco toneladas em um caminhão e continuar esse transporte para locais onde acham que a fiscalização seja mais tranquila”, explicou Baggio.

Ao todo foram empenhados para a operação aproximadamente 20 policiais. A mulher presa vai responder por tráfico, associação criminosa, maus-tratos e também pode responder por poluição.

A oficina onde a mulher foi encontrada funcionava de forma legal, no entanto os veículos encontrados serão periciados e caso haja registro de roubo ou furto, ela será autuada também por receptação.

*Matéria alterada para correção de informação.

Confira a galeria de imagens:

  • Rádio comunicador no porta-luvas da Amarok. (Foto: Paulo Francis)
  • Banco traseiro da camionete foi retirado para transporte da droga. (Foto: Paulo Francis)
  • Policiais fazendo a contagem dos tabletes de maconha para pesagem. (Foto: Paulo Francis)
  • Amarok apreendida sendo retirada por guincho do ferro-velho. (Foto: Paulo Francis)
  • Parte dos tabletes de maconha sendo retirados do local. (Foto: Paulo Francis)
  • Inquilina do terreno presa em flagrante por tráfico de drogas. (Foto: Paulo Francis)
  • Policial entrando no ferro-velho nesta quinta-feira. (Foto: Paulo Francis)
  • Casal de cachorros da raça pitbull que estavam no ferro-velho tomado por fezes. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias