ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Olarte quer parcelar atrasados e retomar gratificações em junho

Aline dos Santos e Edivaldo Bitencourt | 26/05/2015 10:36
Greve já deixou mais de 27 mil pessoas sem atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)
Greve já deixou mais de 27 mil pessoas sem atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)

A Prefeitura de Campo Grande fez nova proposta para acabar com a greve dos médicos. Conforme o titular da Sesau (Secretaria municipal de Saúde), Jamal Salém, as gratificações voltarão a ser pagas em junho e os valores atrasados, correspondentes ao meses de abril e maio, serão parcelados em seis vezes.

“Não vejo dificuldade para aceitar a proposta”, afirma Jamal. Segundo o secretário, que garante estar “firme e forte” no comando da Sesau, a negociação foi retomada em duas reuniões realizadas ontem, inclusive com a presença do prefeito Gilmar Olarte (PP). A categoria fará assembleia hoje à noite.

A greve dos médicos que atendem na rede municipal de Saúde começou em 6 de maio após corte de gratificações e plantões. A categoria alerta que a remuneração caiu pela metade.

Houve acordo para o retorno dos pagamentos e a greve foi interrompida no dia 11. Mas a paralisação foi retomada em 15 de maio diante de descumprimento por parte da prefeitura. A greve já deixou 27,8 mil pessoas sem atendimento na Capital.

A Sesau calcula que o pagamento das gratificações custa de R$ 900 mil a R$ 1,2 milhão por mês. Os médicos cobram retorno da gratificação de desempenho médico, gratificação de incentivo básico ambulatorial, adicional por responsabilidade técnica e gratificação por trabalho noturno, além do restabelecimento dos plantões, que foram reduzidos.

Conforme o SindMed, a rede tem 1.400 profissionais. Já a prefeitura informa que são 1.200 médicos. Fora da mesa de negociação, a administração municipal pede o fim da greve em ação no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Groso do Sul).

A reportagem tentou falar com o presidente do SinMed, Valdir Siroma, mas ele não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias