ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Operação com médicos e Bombeiros transporta fígado para paciente em SP

Luana Rodrigues | 10/06/2017 12:41
Bombeiros e médicos transportando fígado em viaturas. (Foto: Marcos Ermínio)
Bombeiros e médicos transportando fígado em viaturas. (Foto: Marcos Ermínio)

A morte de um homem de 49 anos na Santa Casa de Campo Grande irá salvar uma vida em São Paulo. A família autorização a doação do fígado da vítima, que será transplantado em um paciente do Hospital das Clínicas, já em fase terminal. O transporte do órgão foi na manhã deste sábado (10).

De acordo com o enfermeiro Rodrigo Correia, do setor de captação de órgãos da Santa Casa, o fígado irá para a capital paulista em um voo comercial, previsto para às 13h. “Geralmente contamos com o apoio da FAB (Força Aérea Brasileira), mas por conta da gravidade do paciente, precisávamos de um transporte mais rápido e a opção foi enviar neste voo comercial”, disse.

A operação de transporte do órgão envolveu cerca de 30 profissionais, incluindo equipe médica e Corpo de Bombeiros. Seis motos da corporação, mais uma viatura, fizeram a escolta do carro. 

O órgão, que é preservado em até 12 horas fora do corpo, deixou o hospital por volta das 12h, numa caminhonete. As viaturas seguiram pela ruas 13 de maio e Maracaju, e depois pelas avenidas Ernesto Geisel e Afonso Pena, até o Aeroporto Internacional.

A família também doou os dois rins do homem, que teve morte encefálica. Os órgãos serão transportados também para São Paulo, num voo às 3h da madrugada deste domingo (11).

Somente em 2016, Mato Grosso do Sul encaminhou para outros estados 4 corações, 9 fígados, 37 rins, 1 pâncreas e 136 córneas.

Nos siga no Google Notícias