ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Pais que abandonaram quatro filhos em casa já estão em presídio

Viviane Oliveira e Ana Paula Carvalho | 05/09/2011 18:15

Foi arbitrada fiança no valor de quatro salários mínimos (R$ 2.180) ao pai e o mesmo valor à mãe. Como o casal é muito pobre, não tem dinheiro, foi removido para estabelecimentos penais

A casa não tem higiene, na geladeira e na pia havia comida estragada. (Fotos: João Garrigó)
A casa não tem higiene, na geladeira e na pia havia comida estragada. (Fotos: João Garrigó)

O casal que abandonou quatro crianças em uma casa na rua Serra Azul,no bairro São Jorge da Lagoa, em Campo Grande já está no presídio.

Valdirene de Araújo, 30 anos, e Silvano César, 38 anos, foram autuados por abandono de incapaz e maus tratos após deixarem os quatro filhos com idades de quatro meses, dois, quatro, e seis anos sozinhos e sem comida.

As penas previstas para os dois crimes são inferiores a quatro anos de detenção e, por isso são afiançáveis. De acordo com o delegado Higo Arakaki foi arbitrada fiança, como o casal, muito pobre, não tem dinheiro para a fiança, acabou sendo removido para estabelecimentos penais - ela para o presídio feminino e ele ao complexo penitenciário.

A conselheira tutelar responsável pelo caso, Anna Caroline Kalache, disse que as crianças estão em um abrigo e por enquanto não há possibilidade delas ficarem com a mãe.

“A primeira etapa é verificar se a avó materna tem condições de ficar com eles, a segunda é fazer um relatório das condições que as crianças viviam e encaminhar para a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso”, disse.

Segundo a conselheira, a mulher tem oito filhos, quatro não moram com ela. “A casa de quatro peças não tem nenhum tipo de limpeza. Na geladeira e na pia foram encontradas alimentos estragados. Pelo quintal da casa estão espalhadas roupas sujas das crianças e móveis velhos”.

Denúncia - Após denúncia anônima a Polícia Militar prendeu o casal suspeito de abandonar os filhos em casa. Segundo testemunhas as crianças estavam sozinhas há mais de um dia.

Elas foram encontradas sozinhas, estavam com roupas sujas e sem alimentação. A menina mais velha de seis anos é quem cuidava dos irmãos.

Para a conselheira, a mãe de Valdirene contou que na sexta-feira (4) ela deixou os filhos com Silvano e não disse para onde ia, só retornando para a casa no domingo.

Os pais chegaram na residência depois de uma hora que a polícia estava no local. Silvano disse que estava em casa e saiu no início da manhã para comprar comida.

Os vizinhos disseram que Valdirene amontoava as roupas das crianças no fundo da casa.
Os vizinhos disseram que Valdirene amontoava as roupas das crianças no fundo da casa.

Revolta - O motorista Lauro Ernesto, 59 anos, vizinho da casa onde as crianças eram mantidas em condições precárias, disse que a situação não podia ficar do jeito que estava.

Ele conta que era muito triste ver as condições que as crianças viviam. “O menino de dois anos andava sozinho na rua, eles contavam com a ajuda da vizinhança para comer”, contou.

Segundo ele, Valdirene sumia e as crianças ficavam o dia inteiro na rua. Os moradores da região contam que Silvano trabalha o dia inteiro na reciclagem, e que o único problema é com a bebida, mas demonstra ser um bom pai.

Uma prima que não quis ser identificada disse que o problema é Valdirene que toma tereré o dia todo e não faz comida na casa. “As crianças ficam a deus dará”, disse.

Outra vizinha disse que deu graças a Deus que o Conselho Tutelar resgatou as crianças. “O bebê chorava de fome, às vezes até de sede”.

Nos siga no Google Notícias