A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

27/11/2015 21:43

Pais vão ficar quatro dias na fila por vaga em escola de tempo integral

Flávio Paes
Fila em frente da escola vai se estender até a manhã de terça-feira (Foto:Gerson Walber)Fila em frente da escola vai se estender até a manhã de terça-feira (Foto:Gerson Walber)
Mães iniciam maratona para conseguir vaga para os filhos (Foto:Gerson Walber)Mães iniciam maratona para conseguir vaga para os filhos (Foto:Gerson Walber)

Pais de alunos iniciaram, no início da noite desta sexta-feira, uma maratona que só vai terminar às 7h40 horas de terça-feira, quando começa a pré-matrícula na Escola Professora Iracema Maria Vicente, no Bairro Vieira, onde foram abertas 70 vagas. A primeira mãe chegou às 18h30. Duas horas depois a fila já tinha oito pessoas.

A mães, que eram maioria pelo menos hoje, prometem se revezar com os pais, dormindo em cadeiras. O sacrifício vale a pena porque um dos critérios para garantir o direito a matrícula é justamente a ordem de chegada. O prazo para fazer a pré-matrícula termina na quarta-feira e a lista dos selecionados será publicada no dia 10 de dezembro no próprio estabelecimento.

Entre os primeiros chegar estão as irmãs Rose Isabel Nunes e Marlene Gil, ambas mães de filhos com 4 anos, que estão em centros de educação infantil, mas a partir de 2016 (quando as crianças completam 5 anos) terão de se matricular na pré-escola. Rose e o marido são guardas municipais. Como mora a menos de 1.500 metros da escola, no Jardim Itamaracá, sonhar garantir ao seu filho uma das 20 vagas disponíveis para o pré-1. “Vamos aguentar esta maratona”, garante.

Embora o edital de abertura de vagas permita a pré-matrícula pela internet, a única chance para quem não tem influência e garantir a vaga pela ordem de chegada. Marlene Gil moradora no Rita Vieira, está esperançosa de assegurar a vaga. Hoje ela leve o filho para o seu local de trabalho (na OMEP, onde já há creche), mas como terá cinco anos ele não poderá continuar lá. Para enfrentar a maratona de dormir (ou tentar cochilar) na cadeira, Rose levou o terere para animar as conversas. Como terá ela e o marido estão escalados para trabalhar amanhã,

Vagas - Conforme o edital publicado na edição de quinta-feira do Diário Oficial em cada uma das escolas de tempo integral estão sendo oferecidas 140 anos. Na do Rita Vieira, Iracema Maria Vicente, 20 para a educação infantil – pré-escola nível I, 25 para o nível 2 e 25 para o primeiro ano do ensino fundamental. O estudante deverá ter completo, respectivamente, 4, 5 e 6 anos até 31 de março de 2016. A pré-matrícula no local será das 7h40 às 16h30.

Outras 70 vagas serão abertas na Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Conjunto Paulo Coelho Machado, que atenderá das 8h30 às 16h30. Serão 20 vagas para a educação infantil pré-escola I, 30 para o nível 2 e 20 para o primeiro ano do ensino fundamental.

No Rita Vieira, além da ordem de chegada, o principal critério será a residência estar localizada em até dois mil metros de distância. Na Ana Lúcia Oliveira Batista, os alunos do Paulo Coelho Machado terão prioridade, mas as vagas remanescentes serão oferecidas aos residentes nos bairros Centro Oeste, Novo Século, Mário Covas e Condomínio Patrícia Galvão.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions