ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Covid mudou os planos, mas "cidade não parou", diz Marquinhos

Marquinhos conta que foram necessários improvisos e adaptações para manter os serviços, obras e ainda cuidar da saúde

Leonardo Rocha | 26/08/2020 07:40
Avenida Afonso Pena, na área central de Campo Grande (Foto: Gabriel Marchese)
Avenida Afonso Pena, na área central de Campo Grande (Foto: Gabriel Marchese)

Diante de um ano atípico, com uma pandemia sem precedentes chegando em março à Campo Grande, a cidade, que completa hoje 121 anos, teve que ampliar e preparar a estrutura de saúde pública, mudar os planos, fazer adaptações financeiras, improvisar em alguns setores e ainda tentar manter as obras planejadas para 2020.

A avaliação é do prefeito Marquinhos Trad (PSD), em entrevista ao Campo Grande News. “O município chegou a enfrentar queda de quase 90% da sua arrecadação em março, mas nem por isso cruzamos os braços e nos entregamos ao pessimismo”, ponderou.

Ele lembra que uma das saídas foi o Refis da Saúde, que concedeu desconto de 100% nos juros e multas, para pagamento à vista de dívidas com o município. Também revelou que prepara um plano para recuperação da economia, com uso de recursos próprios e parcerias.

Ainda pretende enviar um projeto de reforma fiscal, que possa simplificar o processo de concessão de benefícios às empresas, por meio do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

“Objetivo é estimular os empresários a realizarem investimentos, para gerar empregos e movimentar a economia. Nossa cidade não parou. Combatemos a pandemia e o trabalho continuou, com obras, por exemplo, de pavimentação, recapeamento, reforma de unidades de saúde e de parques”, destacou.

Marquinhos Trad (PSD) durante entrevista no ano passado (Foto: Kisie Ainoã - Arquivo)
Marquinhos Trad (PSD) durante entrevista no ano passado (Foto: Kisie Ainoã - Arquivo)

Obras - O prefeito relatou que só conseguiu manter a realização de obras que já tinham recursos e parcerias garantidas, entre elas de recapeamento de vias públicas, construção de escolas, assim como asfalto em bairros como Nova Lima e Santa Luzia. “Entregamos, por exemplo, recentemente, uma praça lá nas Moreninhas”.

Neste ano diferente, descreveu que a prioridade é a saúde pública, para combater a pandemia, mas também manter a economia girando e não parar as obras que estavam previstas.

“O desafio maior é salvar vidas sem sacrificar empregos e a prefeitura está agindo com o máximo de atenção. Por isso, monitoramos diariamente o quadro e agimos de acordo com o contexto”.

Testes rápidos feitos no drive thru em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Testes rápidos feitos no drive thru em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Pandemia – Marquinhos lembrou que quando a pandemia do coronavírus chegou foi necessário tomar medidas mais restritivas, para que a cidade não fosse pega “desprevenida” no seu sistema de saúde, diante de uma possível contaminação em massa.  “Os efeitos da pandemia seriam devastadores, evitamos em Campo Grande, o que ocorreu em Manaus”.

Ele mencionou que mesmo com o aumento de casos e mortes, Campo Grande ainda tem números bem menores do que cidades com o mesmo porte. “Nosso índice de letalidade é de 1,5%, um dos menores do País. Teresina (PI) chega a 3,7% e Natal (RN) 4,2%. Cuiabá (MT), no nosso estado vizinho, está com 4,4%”, citou.

O prefeito diz que não se pode dizer que o “pior já passou”, por classificar a covid-19 como uma “doença misteriosa”, que pode gerar novos surtos. “Veja no Rio de Janeiro, lá estava caindo e agora está aumentando, enquanto não houver vacina em massa, não vou descansar a cabeça no travesseiro”.

Em relação a adoção de medidas restritivas ou liberações de atividades, Marquinhos garante que é tudo fruto de “monitoramento diário”, com supervisão técnica. “Nenhuma medida é tomada sem rigorosa análise do contexto. Esta é a dinâmica de nossas decisões”.

A vitória durante a pandemia, como sempre fez questão de lembrar o prefeito, são as vidas salvas - 18.426, conforme o último boletim da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Ano eleitoral – Sobre conciliar os trabalhos da cidade, o enfrentamento a uma pandemia e ainda estar em um ano eleitoral, o prefeito é candidato à reeleição, disse que sabe conduzir este cenário, sem gerar problemas para gestão. “Sou prefeito 24 horas por dia, na hora que a campanha começar, vamos mostrar nosso trabalho, mas não misturo as coisas”.

Imagem panorãmica da cidade de Campo Grande (Foto: Gabriel Marchese)
Imagem panorãmica da cidade de Campo Grande (Foto: Gabriel Marchese)


Nos siga no Google Notícias