A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/07/2015 16:48

Para combater evasão escolar, Guarda treina 400 para vigiar estudantes

Edivaldo Bitencourt
Guardas municipais vão participar de curso para reforçar ronda nas escolas (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Guardas municipais vão participar de curso para reforçar ronda nas escolas (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Guarda Municipal de Campo Grande vai treinar cerca de 400 agentes para realizar a ronda escolar a partir deste segundo semestre. Além de combater a evasão, que chega a 30% na rede municipal de ensino, os guardas vão combater atos de vandalismo nos terminais, pontos de ônibus, shoppings e até o consumo de drogas pelos estudantes fora da sala de aula.

A primeira turma começa o curso na próxima segunda-feira. O Diário Oficial de Campo Grande publicou, nesta quinta-feira (23), a relação de 217 guardas municipais que vão fazer o curso de capacitação. A segunda turma começa as aulas na primeira semana de agosto.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, os agentes vão ter palestras com promotores de Justiça, delegados e conselheiros tutelares. As aulas vão focar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e ensinar os direitos e deveres dos menos de 18 anos.

Ele explicou que o MPE (Ministério Público Estadual) estima que a evasão pode chegar a 30 mil alunos, 30% dos 100 mil matriculados nas escolas municipais. Os alunos flagrados fora das salas de aula em terminais de ônibus, shoppings ou praças serão encaminhados para a delegacia e ao Conselho Tutelar.

Azambuja explica que a ronda escolar era feita, mas não tinha a intensidade que será adotada a partir de agora. Os guardas vão combater os atos de vandalismo, pichações, consumo de drogas, cigarro e até narguilé.

Segundo o secretário de Segurança Pública, as ações também atendem aos pedidos feitos pelos pais, que participam da formulação da nova política por meio de associações nas escolas.

Motorista embriagado foge, mas é preso pela Guarda Municipal
A Guarda Civil Municipal prendeu, no início da noite desta segunda-feira (6), Edilson Ferreira Nunes, 36 anos, por dirigir embriagado na Avenida Guri...
Polícia Civil investiga o caso do guarda municipal ferido a pauladas
A Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública) apontou que a Polícia Civil está investigando a agressão sofrida por uma guarda municipal durante...
Homem é agredido e sofre afundamento de crânio na Júlio de Castilho
Márcio Ferreira dos Santos, 31 anos, foi agredido e sofreu afundamento de crânio, na noite de ontem (13), na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions