ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Para moradores, represa da JBS contribui para enchente na Popular

Reclamação dos moradores indica que barragens ficam fechadas e, quando chove, a água acumula e invade casas da região

Liniker Ribeiro | 13/02/2019 18:41
Equipamentos da tubulação em represa que moradores afirmam que sempre precisam abrir (Foto: Liniker Ribeiro)
Equipamentos da tubulação em represa que moradores afirmam que sempre precisam abrir (Foto: Liniker Ribeiro)

Moradores da Vila Popular, na saída para Terenos, em Campo Grande, ainda trabalham para recuperar o que sobrou do alagamento provocado pela chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira (13), na Capital. Entre uma limpeza e outra, a indignação é forte por parte de quem perdeu praticamente tudo, de móveis a eletrodomésticos, além de alimentos. Para eles, o problema pode estar ligado à represa em uma área de tratamento de água da região, controlada pela empresa JBS.

Ao Campo Grande News, um morador da Rua José Barbosa Rodrigues - que prefere não se identificar – relatou ter sido ele quem foi até a represa, na madrugada, abrir as “comportas” da represa. “É normal estar fechado, sempre vamos lá abrir”, revela ele, afirmando ainda que só nos últimos dias foram cinco vezes até o local. “Toda vez que o tempo começa a ficar feio corremos lá, mas dessa vez fomos pegos de surpresa”, complementa.

Dona Lúcia Miranda Fortes, de 54 anos, mora na região há pelo 24 anos. Segundo ela, o local já inundou várias vezes, tendo a água invadido sua casa e deixado quase tudo coberto. Segundo ela, as comportas foram abertas ontem, mas estavam fechadas novamente na madrugada. “Eu fui lá ontem à tarde e abri”, garante.

Dona Lúcia Miranda Fortes mostra fotografias de alagamentos em anos anteriores (Foto: Liniker Ribeiro)
Dona Lúcia Miranda Fortes mostra fotografias de alagamentos em anos anteriores (Foto: Liniker Ribeiro)
Homem segurando barra da ferro que já foi usada para abrir as comportas da represa (Foto: Liniker Ribeiro)
Homem segurando barra da ferro que já foi usada para abrir as comportas da represa (Foto: Liniker Ribeiro)

Fotos guardadas pela moradora comprovam que o problema com alagamentos é antigo. “Lembro que em 2005 chegaram a andar de barco aqui pela rua”, revela. Entre as perdas, até mesmo o aparelho celular da dona de casa molhou na madrugada.

Morando na região há apenas 4 meses, a manicure Jokmara Alves, de 40 anos, também perdeu quase todos os móveis. “No desespero conseguimos carregar as coisas da sala para o fundo de casa, onde é mais alto. Mas tudo dos quartos ficou debaixo d’água”, conta.

Esta é a primeira experiência da moradora com alagamentos na região. Segundo ela, a água chegou a uma altura próxima de 1 metro e 50 centímetros, na madrugada. “Ontem choveu muito, de madrugada também e os vizinhos falam que toda vez que isso acontece é porque lá está fechado. Se for isso, é um descaso”, acredita.

Alternativas – Ainda conforme o morador que preferiu não se identificar, os moradores já buscaram alternativas, como a construção de desvios, para tentar impedir que a água acumulasse na região, porém tudo foi desfeito. “Já chegamos a abrir uma nova passagem para a água escoar, mas jogaram pedras lá e agora a água vai tudo para o mesmo local”, afirma.

Respostas – A reportagem entrou em contato com a empresa JBS, por meio da assessoria de imprensa, porém nenhuma resposta foi enviada até a publicação da matéria. Também entramos em contato com a prefeitura para saber se a previsão de obras para a região para melhorar o escoamento da água, mas também não fomos respondidos.

Na manhã de hoje, equipes da Sisep (Secretaria de Infraestrutura Serviços Públicos) estiveram no bairro para vistoriar a região. Até mesmo o local onde funciona a represa controlada pela JBS recebeu a visita dos representantes e, segundo o titular da pasta, Rudi Fioresi, a barragem estava aberta e, pelo menos nesse caso, o local não foi determinante para o alagamento. Apesar disso, foi solicitado a empresa, por meio da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana), para que seja feito uma limpeza no local, onde foram encontradas sujeiras.

Ainda conforme o secretário, uma limpeza também será realizada na região alagada, principalmente para retirada de galhos que foram levados pela chuva e atrapalham o escoamento da água.

Duas quedas de água em represa controlada pela empresa JBS (Foto: Liniker Ribeiro)
Duas quedas de água em represa controlada pela empresa JBS (Foto: Liniker Ribeiro)
Nos siga no Google Notícias