A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

31/03/2018 10:39

Para reduzir acidentes de trabalho, Santa Casa recebe visita técnica na 2ª feira

Técnicos de enfermagem são a segunda categoria com mais notificações oficiais de acidentes de trabalho no Estado – foram 367 ocorrências em 2017

Danielle Valentim
Entrada da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Divulgação/ MPT-MS)Entrada da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Divulgação/ MPT-MS)

A Santa Casa de Campo Grande, um dos empregadores que mais notifica acidentes do trabalho em Mato Grosso do Sul, recebe visita técnica na próxima segunda-feira (2). A ação faz referência ao Movimento Abril Verde, campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

De acordo com o Concat, sistema para consulta de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), só no ano passado foram registrados 194 casos. Os técnicos de enfermagem são a segunda categoria com mais notificações oficiais de acidentes de trabalho no Estado – foram 367 ocorrências em 2017.

Visita - Para auxiliar na redução dessas estatísticas, a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e o Cerest farão uma visita técnica.

O juiz do trabalho Márcio Alexandre da Silva, o procurador-chefe do MPT, Leontino Ferreira de Lima Junior, e o auditor-fiscal do trabalho, Kleber Pereira de Araújo e Silva, além de outros profissionais de SST, vão conversar com profissionais da saúde e orientar sobre formas de prevenção.

A ação faz parte do Movimento Abril Verde, campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. “A esperança é que haja conscientização e isso reduza os acidentes de trabalho. Estudos apontam que a maioria dos acidentes poderia ser evitada com medidas simples e baratas que impediriam lacerações e mortes”, esclarece o procurador Leontino Ferreira.

“É importante destacar que todos os acidentes de trabalho são previsíveis e, por isso, nós defendemos que eles podem ser prevenidos”, enfatiza o juiz Márcio Alexandre, que também é Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Lázaro Santana, atribui o número de acidentes à sobrecarga de trabalho, exigência muito grande junto ao paciente e à falta de cuidado das instituições com os profissionais de saúde.

Mobilização - Considerando que o dia 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o mês concentra as ações do Movimento Abril Verde, que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

Em Mato Grosso do Sul, as ações do Movimento Abril Verde são realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande.

De acordo com dados oficiais mais recentes, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions