ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Para turma dos organizados, primeiros dias do ano são para pagar as contas

Viviane Oliveira | 04/01/2011 09:29
Ano começa com movimento maior na Central de Atendimento ao Cidadão para quem busca organização das contas. (Foto: João Garrigó)
Ano começa com movimento maior na Central de Atendimento ao Cidadão para quem busca organização das contas. (Foto: João Garrigó)

Começo de ano, época de chegar os carnês, IPTU, IPVA, contas que, aliadas aos compromissos do dia-a-dia, tornam o início de ano uma época em que a organização é mais do que necessária. Em Campo Grande, os primeiros dias úteis de 2011 revelam a preocupação dos que não querem deixar tudo para a última hora.

O pintor Daniel Manuel de Souza, 45 anos, estava na Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) nesta segunda para dar entrada no seguro-desemprego. Ele conta que trabalhava há dez anos em uma empresa que presta serviço de reforma e deixou o emprego agora.

Daniel vai usar o dinheiro do FGTS para saldar os compromissos de início de ano. “Quitei minhas dívidas. No começo do ano as coisas apertam um pouco”.

Para outras pessoas, é hora de saldar os compromissos e ficar tranquilo.O professor de artes, Orlando Lúcio, 57 anos, já procura se organizar antes de acabar o ano anterior. Ele conta que a primeira coisa quando recebe o 13º é destinar parte do dinheiro para as contas de começo de ano. “Todo ano eu prefiro pagar os carnês a vista e aproveitar os descontos”, conta o professor.

Ele já havia pago o IPVA à vista e estava na Central de Atendimento ao Cidadão,na segunda-feira, para pagar o IPTU à vista.

Em Campo Grande, quem preferir quitar o tributo dessa forma tem desconto de 20%. “É muito caro, e os descontos não compensam, prefiro parcelar que não pesa muito no meu bolso”, conta a advogada Adelaide Vieira, 65 anos.

Adelaide é autônoma e, por conta disso, começa a se planejar sempre no 2º semestre. “Gosto de começar o ano com as contas em dia nada de muitos gastos na festas de fim de ano”, disse Adelaide.

IPTU- Os carnês do IPTU 2011 começaram a ser distribuídos para a casa dos contribuintes ontem (03),e vai até dia 18 de janeiro. Após essa data, o contribuinte que não recebeu a cobrança do IPTU deverá solicitar a segunda via por meio do telefone 156. Quem pagar a vista terá desconto de 20% e concorrerá a prêmios.

Com o dinheiro do FGTS, Daniel quitou as dívidas de começo de ano (Foto: João Garrigó)
Com o dinheiro do FGTS, Daniel quitou as dívidas de começo de ano (Foto: João Garrigó)

IPVA- Contribuintes que não receberam o carnê do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) até 31 de dezembro já pode acessar a página da Sefaz (Secretária de Estado de Fazenda) na internet (www.sefaz.ms.gov.br) para emitir a guia de pagamento e depois deve verificar junto ao Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) as informações sobre o endereço para envio do documento. O boleto também pode ser emitido em uma das Agenfas (Agências Fazendárias).

Correntista do Banco do Brasil podem efetuar o pagamento pela Internet. Quem optar pelo pagamento a vista terá 10% de desconto, ou pode parcelar em até três vezes.

Matriculas escolares- Para os pais que não fizeram as matriculas em escolas particulares, o prazo vai até o início das aulas, em fevereiro, ou até enquanto houver vagas.

Para matrículas na Reme (Rede Municipal de Ensino), o segundo período tem início hoje, e segue até dia 16 de janeiro. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) divulgará a relação das escolas em que os alunos matriculados deverão estudar no dia 25 de janeiro. Já a efetivação da matrícula vai de 25 a 28 de janeiro.

Já para a rede estadual de ensino o período de pré-matrícula termina na próxima sexta-feira, dia 7 de janeiro. As inscrições podem ser feitas somente pela internet. O segundo prazo será entre os dias 9 e 28 de janeiro.

A partir do dia 9 e até o dia 30, os estudantes poderão consultar para qual escola foram designados e irem até o local fazer a matrícula, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.

Para fazer a pré-matrícula, o estudante deve acessar os sites ou www.matriculadigital.ms.gov

Nos siga no Google Notícias