ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Passeata cobra punição de acusados de matar vereador há quase 3 anos

Aliny Mary Dias | 27/07/2013 10:59
Passeata cobra punição de acusados de matar vereador há quase 3 anos
Cerca de 150 moradores de Alcinópolis vieram a Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

Ao som do hino nacional e com gritos de Justiça, cerca de 150 moradores de Alcinópolis, a 402 quilômetros da Capital, fizeram uma passeata nas ruas do Centro de Campo Grande, na manhã de hoje (27), para cobrar a punição dos acusados de matar o vereador Carlos Antonio Carneiro. Ele foi morto a tiros em no dia 26 de outubro de 2010 na avenida Afonso Pena, no bairro Amambaí, na Capital. Eles cobravam agilidade no julgamento dos criminosos. 

Pai do vereador e fundador da cidade, Alcino Fernandes Carneiro, 68 anos, conta que parentes e amigos da família foram mobilizados para vir a Campo Grande e chamar atenção das autoridades.

“Nós queremos Justiça, já se passaram quase 3 anos e só três pessoas foram julgadas. O mandante e outros três estão com o processo parado desde outubro do ano passado. Acreditamos que o processo irá andar e os responsáveis serão condenados”, afirma o pai de Carlos.

A concentração da passeata ocorreu na Praça do Rádio Clube às 7h30. Com faixas, bandeiras e panfletos, os moradores percorreram as ruas do Centro e encerraram o ato na Rua Barão do Rio Branco. Policiais militares e agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) acompanharam a passeata e o trânsito chegou a ficar lento em algumas ruas da região.

No fim da passeata, os parentes e políticos da cidade discursaram e cobraram rapidez para o julgamento do caso. Para o atual presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, Aloísio Pereira (PMDB), o ato não seria necessário se o caso tivesse um desfecho breve.

Passeata cobra punição de acusados de matar vereador há quase 3 anos
Alcino Carneiro é pai de Carlos Antonio e fundador da cidade (Foto: Marcos Ermínio)

“É um crime repugnante e não podemos ficar refém dessas pessoas. Pedimos Justiça pra que isso não volte a acontecer”, afirma Aloísio.

O caso - Carlos Antônio foi morto a tiros em frente a um hotel na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, em outubro de 2010. Irineu Maciel e Valdemir Vansan foram presos em seguida por policiais civis que passavam pelo local.

Julgados em fevereiro do ano passado, os dois foram condenados a 19 anos de prisão pelo crime. Irineu foi condenado por executar o vereador e Valdemir intermediou o crime. Aparecido Souza Fernandes, que deu carona a Irineu até o local do assassinato, foi absolvido em julgamento realizado no fim de setembro do ano passado.

A suspeita é que o crime tenha motivação política. Carlos Antônio era presidente da Câmara de Vereadores e em seu carro havia documentos da Prefeitura. O prefeito do município na época, Manonel Nunes da Silva (PR), e outros três vereadores, são apontados como mandantes e respondem à ação penal.