ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Pediatra, Aby Jaine Moura morre em decorrência da covid

Paula Maciulevicius Brasil | 04/03/2021 09:28
Médica trabalha no HU e teve covid em dezembro. (Foto: Divulgação/HU)
Médica trabalha no HU e teve covid em dezembro. (Foto: Divulgação/HU)

Morreu na madrugada desta quinta-feira (4), a médica pediatra e neonatologista Aby Jaine da Cruz Montes Moura, aos 57 anos, no Proncor, em Campo Grande. Segundo familiares, Aby Jaine teve uma complicação nos pulmões em decorrência da covid-19.

A pediatra estava em home care desde dezembro, quando contraiu o coronavírus. Apesar de estar sem caminhar e com sequelas, Aby Jaine estava lúcida e conversando. Na terça-feira, houve uma piora no estado e a médica foi levada para o Proncor.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento porque os familiares aguardam a chegada de um filho que mora em Santa Catarina.

Formada em Medicina pela UFMS em 1986, a médica fez residência em pediatria e neonatologia no Hospital Universitário. Aby Jaine era professora da UFMS, além de ser pediatra e neonatologista da UTI do hospital, atendia consultório e teve, ao longo da carreira, centenas de pacientes.

Com fala de colegas, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul divulgaram nota de pesar pela morte da médica. Técnica de enfermagem Eunice Duarte, que trabalha no HU há 44 anos, lembra de Aby Jaine ainda acadêmica.

Aby Jaine estava em home care de dezembro até a última terça, quando teve de ser internada no Proncor. (Foto: Divulgação/HU)
Aby Jaine estava em home care de dezembro até a última terça, quando teve de ser internada no Proncor. (Foto: Divulgação/HU)

"Conheço a Dra Aby desde a época em que ela era estudante e seu pai trazia marmita para ela almoçar aqui. Uma pessoa humana, dedicada aos pacientes, sempre disposta a ouvir, atender e ajudar. Cuidou de todos os meus filhos e netos. Ela sempre lutou pelo HU, desejando o melhor. Uma grande perda e sentimos muito".

Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Cláudia Lang também lamentou. "Dra. Aby Jaine Moura, uma profissional extremamente dedicada ao Serviço de Neonatologia do Humap/UFMS há muitos anos, além de ser professora da Faculdade de Medicina da UFMS, sendo exemplo para os alunos atuais e muitos médicos que se formaram por aqui. Uma perda irreparável para os nossos pacientes e, principalmente, para a equipe do hospital que sempre viu em sua pessoa um apoio e referência", afirma.

O Hospital Regional divulgou nota de pesar em nome da diretora Rosana Leite de Melo, que lamentou por "mais uma vítima desta pandemia que se alastra a cada dia em nosso planeta e que não só ceifa vidas individualmente, mas traz sofrimento a toda a família e àqueles ao seu redor".

Nos siga no Google Notícias