ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Pela segunda vez em 15 dias, pacientes são dispensados de UPA

Ocupados com pacientes graves, médicos plantonistas não dão conta da demanda

Anahi Zurutuza e Willian Leite | 30/04/2017 10:45
Funcionários na recepção da UPA; eles orientam pacientes a procurarem outras unidades (Fotos: Alcide Neto)
Funcionários na recepção da UPA; eles orientam pacientes a procurarem outras unidades (Fotos: Alcide Neto)

Pacientes estão sendo dispensados da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário – no sul de Campo Grande – porque não há médicos o suficiente para atender os doentes que precisam de consultas. Casos de urgência e emergência, que chegam pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros, estão sendo recebidos.

A reportagem apurou com um funcionário que só há um médico no posto de saúde 24 horas na manhã deste domingo (30). A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou, por meio da assessoria de imprensa, entretanto, que dois médicos estão escalados, mas os profissionais estão ocupados com pacientes em estado grave, no interior da unidade.

Este é o segundo domingo que funcionários orientam pessoas a procurarem outros postos para não terem de esperar a troca de plantão para receberem atendimento. Na manhã do dia 16 deste mês, só havia um médico para receber os pacientes na UPA do Universitário.

Com sintomas de gripe e fortes dores de cabeça, a dona de casa Fernanda Rodrigues Tomicha, 24 anos, foi uma das pacientes que procurou socorro na UPA e teve de ir embora sem atendimento. “Disseram que é melhor eu procurar outro posto. Vou para a UPA do Jardim Leblon”, disse ao deixar o posto.

Lucineide (de preto) chegou às UPA por volta das 10h...
Lucineide (de preto) chegou às UPA por volta das 10h...
Mas teve de ir embora sem atendimento minutos depois
Mas teve de ir embora sem atendimento minutos depois

A estudante Lilian Souza Lima, 24, precisava de atendimento para a filha Luisa Lima Veiga, de 8 anos, que desde a madrugada está com diarreia e vômito. Ela revela que foi à unidade na noite deste sábado (29) também, mas voltou com a filha para casa, pois não havia pediatras de plantão. “Ela está muito mal, vou ter de ir para outro posto”, afirmou.

Lucineide Dias Moreira, de 36 anos, também procurou a unidade na noite de ontem em não conseguiu atendimento. “Cheguei às 18h e saí a meia-noite sem passar pelo médico. Estava muito cheio. As pessoas começaram a ficar nervosas, até a Guarda Municipal veio parar aqui”, revelou.

Com a coluna travada, ela disse à reportagem que vai para casa, por estar sentindo muita dor. “Não vou para outro posto para ficar horas esperando de novo”.

Conforme a escala divulgada pela Sesau, para a manhã deste domingo, há 36 clínicos-gerais escalados para atenderem nas dez unidades 24 horas. Pediatras estão de plantão nas UPAs do Coronel Antonino e da Vila Almeida.

Nos siga no Google Notícias