ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Penitenciária abre ala com 35 vagas para presos com doenças psiquiátricas

Flávio Paes | 08/12/2015 23:25
Nova ala foi construída com a mão-de-obra dos próprios presos (Foto:Divulgação)
Nova ala foi construída com a mão-de-obra dos próprios presos (Foto:Divulgação)

A Penitenciária de Segurança Máxima passará a ter uma ala (com 32 vagas) só para os detentos com problemas psiquiátricos. O Pavilhão de Saúde do presídio foi reformado e recebeu a construção de uma nova ala com solário, tendo sua capacidade ampliada em 32 vagas, possibilitando a separação e a realização de atividades laborais específicas aos internos.

A inauguração dos novos espaços foi realizada nesta terça-feira (8) pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf. Todo o serviço foi executado com a mão de obra dos próprios presos. , com apoio financeiro de parceiros como a Pastoral Carcerária e igrejas evangélicas, utilizando mão de obra de reeducandos.

Durante a solenidade também foram ativadas as novas salas para realização de audiências do Judiciário por videoconferência no presidio e assinatura de convênio entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça para a utilização do sistema virtual em todos os estabelecimentos prisionais do Estado, diminuindo gastos com transportes de custodiados

Nesta terça-feira houve também a entrega de equipamentos de segurança, como um aparelho de raio x em formato de esteira para a vistoria de pertences e demais objetos que adentram à unidade prisional e um portal detector para que–ao as pessoas passarem – seja identificada a presença de metais escondidos junto ao corpo, como celulares e armas.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) doou 12 portais detectores de metal e três aparelhos de raio X, com investimentos na ordem de R$ 365,6 mil, que serão distribuídos entre as maiores unidades penais do Estado. “Já apresentamos ao Governo a possibilidade da aquisição de mais equipamentos para que a médio prazo tenhamos todos os estabelecimentos prisionais equipados; também estamos buscando a compra ou locação de scanners corporais”, garantiu,o diretor da Agência Estadual do Sistema Penitenciária, , Ailton Stropa Garcia.

.

Nos siga no Google Notícias