ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Plano emergencial vai fazer HR parar de ‘andar de ré’, afirma diretor

"Queremos resgatar a credibilidade com fornecedores e fazer uma faxina", afirmou titular da SES Geraldo Resende.

Ronie Cruz | 28/02/2019 12:54
Diretor do HR Márcio de Sousa Pereira e o titular da SES Geraldo Resende em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28)
Diretor do HR Márcio de Sousa Pereira e o titular da SES Geraldo Resende em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28)

Decreto publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, na edição desta quinta-feira (28), que institui o plano emergencial para resolver a crise enfrentada pelo Hospital Rosa Pedrossian em Campo Grande, deve entrar em vigor a partir da formação da comissão responsável pela execução da medida, conforme anunciou o titular da Secretaria Estadual de Saúde, o médico Geraldo Resende, em entrevista coletiva na SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A principal dificuldade apontada no hospital é o desabastecimento de insumos, medicamentos e outros materiais necessários, que tem prejudicado o atendimento em vários setores. “É um problema crônico do hospital. As denúncias de fraude [ano passado] incomodaram e dificultaram o processo, mas o nosso objetivo agora é trabalhar para que essas irregularidades não se repitam”, afirmou o diretor da unidade Márcio de Sousa Pereira. Ele continuou dizendo que a saída dos fornecedores envolvidos nas denúncias agravou ainda mais a situação.

De acordo com o secretário, um montante de R$ 10 milhões de reais oriundos de recursos federais foram utilizados para o pagamento de fornecedores nesta semana. A expectativa é de que os nomes dos oito servidores selecionados das Secretarias Estaduais de Administração e de Saúde para compor a comissão sejam anunciados até esta sexta-feira (29). O prazo é de 48h após a publicação do decreto.

Ao ser questionado sobre como deve ser o controle contra fraudes e superfaturamentos em contratos, o secretário afirmou que deve remeter à Procuradoria Geral do Estado para que seja solicitado o acompanhamento dos trabalhos da comissão pelo Ministério Público.

O decreto para agilizar a compra dos materiais em falta permite a dispensa de licitação. Sobre os critérios que serão utilizados no processo, Resende argumentou que a legislação permite que o governo tome medidas de compra emergencial. Ele afirmou que a estratégia atende a determinação do governador Reinaldo Azambuja de priorizar a saúde em seu segundo mandato no Executivo.

O diretor do HR acredita que os novos gastos emergenciais previstos no decreto não devem estourar o orçamento mensal. “Não ultrapassa o valor que já seria gasto mensalmente com essa dispensa. O gasto com insumos e medicamentos chegam a R$ 6 milhões fora os custos com a folha de pagamento”, pontuou. “O decreto não vai resolver todos os problemas do hospital, mas é para que ele pare de ‘andar de ré”, acrescentou.

Atualmente, segundo a direção do HR, quase todos os setores enfrentam dificuldades na unidade, tendo como uma das causas apontadas pelo titular da SES a crise econômica que atingiu o país nos últimos anos. “Nenhuma atividade está suspensa. Mas o setor de cardiologia foi quase interrompido. Além dele, o de oncologia também passa por dificuldades. [Inclusive] já foi necessário fazer a transferência de pacientes para outros hospitais”, afirmou o diretor Márcio de Souza Pereira.

O procurador geral do estado Kaoye Oshiro disse que a dispensa de licitação não amplia os riscos de superfaturamento e fraudes. “Vamos seguir a lei que prevê a dispensa de licitação por conta da urgência que já existe. Em relação aos critérios, que já são padrões, a gente pode por exemplo aferir se as propostas estão dentro do preço de mercado entre outras medidas já previstas. A ideia da dispensa é dar agilidade sem perder o controle da licitação”.

Na ocasião, Resende anunciou que no dia 13 de Março uma equipe do Hospital Sírio Libanês, que figura entre os mais respeitáveis no quesito gestão hospitalar, virá à capital sul-mato-grossense para prestar uma espécie de consultoria ao Hospital Regional. “Estamos fazendo a adesão ao Proad para que possamos discutir o planejamento estratégico de gestão do Hospital Regional. Queremos resgatar a credibilidade com fornecedores e fazer uma faxina, readquirindo a confiança”.

Nos siga no Google Notícias