ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Polícia aguarda laudos para concluir inquérito sobre mortes na quimioterapia

Renan Nucci | 13/01/2015 09:46
Possível autoria já foi identificada, no entanto, a delegada Ana Cláudia Medina aguarda resultado de laudos. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Possível autoria já foi identificada, no entanto, a delegada Ana Cláudia Medina aguarda resultado de laudos. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Passados seis meses após a morte de três mulheres que faziam tratamento de câncer colorretal na Santa Casa de Campo Grande, as investigações sobre o caso ainda seguem abertas. De acordo com a delegada responsável Ana Cláudia Medina, da 1ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, a possível autoria já foi identificada, restando apenas o resultado de laudos periciais que vão auxiliar na elaboração do relatório final.

Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, e Maria Glória Guimarães, 61 anos, morreram entre os dias 10 e 12 de julho do ano passado, após serem submetidas a sessões de quimioterapia à base do medicamento Fluorouracil (5-FU). O Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, empresa terceirizada que prestava serviços ao hospital, teve o fim do contrato antecipado depois que os fatos vieram à tona trazendo consigo algumas irregularidades.

O inquérito chega a oito mil páginas e todas as oitivas já foram realizadas. Medina explica que falta apenas os laudos dos materiais coletados do corpo das vítimas (após exumação), que foi solicitado junto a um laboratório em São Paulo, e também outros exames feitos pelo Imol (Instituo Estadual de Medicina e Odontologia Legal). “Precisamos destas peças auxiliares para que possamos concluir o caso, imputando responsabilidade, se houver crime, aos autores”, explica.

O maior obstáculo enfrentado pela delegada e que desacelerou o andamento do processo, foi o fato de que o livro de registros da oncologia não apresentava dados fidedignos sobre o procedimento operacional padrão. “A documentação não dava o cenário real do que havia ocorrido. Este foi o fator que causou boa parte da demora”, disse Medina, lembrando que também avalia outros documentos, as medicações e a metodologia de trabalho utilizada no setor.

Nos siga no Google Notícias