ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Polícia investiga venda de imitação de arma de fogo pela internet

Nadyenka Castro e Viviane Oliveira | 27/03/2012 18:08

De acordo com a legislação brasileira, é proibida comercialização deste tipo de objeto

Delegado mostra a arma de verdade e, no computador, o simulacro vendido por Marcos Paulo Caiado. (Foto: João Garrigó)
Delegado mostra a arma de verdade e, no computador, o simulacro vendido por Marcos Paulo Caiado. (Foto: João Garrigó)

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande investiga a venda de imitações de arma de fogo pela internet. O comércio está sendo feito pelo Facebook.

De acordo com o delegado Wellington de Oliveira, responsável pela investigação, estão à venda simulacros de pistola e espingarda.

As armas estão à venda, com diversas fotos postadas, no perfil de um homem que diz ser morador na Capital. No perfil ele se identifica como Marcos Paulo Caiado. A reportagem tentou contato com ele, através do facebook, mas, até o fechamento desta edição ele não havia retornado.

Segundo o delegado, as armas custam aproximadamente R$ 800 e o ‘vendedor’ diz aceitar negociação. “Isso é falta de compromisso social. Vendendo aleatoriamente para qualquer pessoa”, fala Wellington, que acredita que os simulacros tenham sido adquiridos no Paraguai.

O ‘vendedor´será intimado a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos. Caso ele apresente nota fiscal da compra será responsabilizado pela venda e irá responder pelo crime no Juizado de Pequenas Causas.

Conforme o delegado, se o homem não tiver nota fiscal, será encaminhada uma representação para a Polícia Federal, que pode instaurar inquérito para apurar contrabando e descaminho.

Os simulacros são muito parecidos com uma arma de verdade e têm efeitos semelhantes, com exceção da letalidade. Os primeiros possuem gatilho, som de disparo e a munição é conhecida como ‘chumbinho’.

Este tipo de munição não é letal ao ser humano, mas, a arma assusta a qualquer pessoa e devido à semelhança com a de verdade pode ser usada para render vítimas para roubos e sequestros, por exemplo.

De acordo com a legislação penal, “é proibida a fabricação, venda, comercialização, importação de brinquedos, réplicas e simulacros de arma de fogo, que com essas possam confundir”.

Nos siga no Google Notícias