A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

18/11/2011 13:49

População tem acesso a teste e serviços gratuitos para prevenção ao diabetes

Paula Vitorino

Ação acontece até às 16h, na recepção da Santa Casa de Campo Grande

Teste glicemia é um dos serviços oferecidos. (Foto: Simão Nogueira)Teste glicemia é um dos serviços oferecidos. (Foto: Simão Nogueira)

Com o objetivo de prevenir uma das doenças que mais leva a morte, o diabetes, a Santa Casa realiza oferece diversos serviços para a população nesta sexta-feira (18). A ação acontece até às 16h, em comemoração a Semana Mundial de Combate ao Diabete.

Quem passar pela recepção do hospital poderá aferir a pressão, fazer o teste rápido de glicemia e receber orientações nutricionais e de atividades físicas. São cerca de 30 acadêmicos de universidades da Capital, mais os professores, realizando os serviços.

Para muitos, como a diarista Sônia Maria Campos, de 53 anos, essa foi a oportunidade de fazer pela primeira vez o teste de glicemia.

“Isso é muito, porque eu mesma com mais de 50 anos nunca tinha feito o teste. A gente não tem tempo de ir no posto de saúde e acaba enrolando”, diz.

Ela é moradora de Corumbá e está acompanhando o marido, internado após uma cirurgia na Santa Casa. O teste da diarista deu 120, acima do índice considerado normal – 70 a 100. No entanto, os enfermeiros explicaram que o resultado apresenta variação por ela não ter tomado café da manhã.

“Agora já vou ficar mais atenta e me cuidar. A gente sabendo do problema pode tomar as providências necessárias”, diz.

O professor de enfermagem Josias Golden ressalta que o Diabetes é geralmente é associado com problemas de hipertensão, sendo que as duas doenças estão relacionadas entre as que mais matam no Brasil.

“A prevenção é fundamental, porque muitas pessoas nem sabem que tem a doença e por isso o quadro clínico acaba se agravando”, diz.

Atividades físicas e alimentação saudável são as principais recomendações para controlar o Diabetes e ter uma vida saudável.



Pelo Amor de Deus...anlodipino, caixa para 1 mês custa 8 reais!!!
Para você ter escrito esse comentário, vc tem internet...pare de reclamar e vai comprar a medicação.
SUS é pra quem precisa!!!!!
 
Leovegildo de Castro em 18/11/2011 05:08:26
esta iniciativa seria muito boa se nos postos de saude do municipio tivesse o remédio para contralar o diabetes e a pressão. a mais de 60 dias está faltando nos postos de saude o medicamento anlodipina ou algum com o mesmo principio ativo, que controla a pressão. la so existe o captopril que é um medicamento que em varias pessoas provaca uma crise de tosse e falta de ar.
 
luiz de castro em 18/11/2011 04:37:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions