ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Poste de eucalipto cai e mata gado em fazenda de Jaraguari

Proprietários pediram substituição à concessionária de energia elétrica várias vezes, mas sem sucesso

Por Cassia Modena | 09/04/2024 17:51
Fio elétrico atingiu gado; ao todo, 8 morreram (Foto: Arquivo pessoal)
Fio elétrico atingiu gado; ao todo, 8 morreram (Foto: Arquivo pessoal)

Por volta das 14h desta terça-feira (9), oito bovinos foram encontrados mortos na área de campo da Fazenda Cadeado de Ouro, que fica no município de Jaraguari. O gado morreu eletrocutado após um poste cair.

A estrutura do poste é feita de eucalipto e estava podre, como explica a esposa do proprietário do imóvel rural, Ocilia Ocampos. Nem precisou chover ou ventar para ela ir ao chão.

Várias tentativas de pedir a substituição por concreto foram feitas. A Energisa, empresa concessionária de energia, negou.

"O que responderam é que só trocam quando cai. Agora caiu, mas olha o que aconteceu", diz. Por causa da queda, a fazenda e propriedades vizinhas estão sem energia.

Segundo esposa do proprietário, tensão de alta voltagem passava pelo poste de eucalipto (Foto: Arquivo pessoal)
Segundo esposa do proprietário, tensão de alta voltagem passava pelo poste de eucalipto (Foto: Arquivo pessoal)

Ocilia destaca que a preocupação maior é com a circulação de pessoas na área e o risco de acidentes graves. "Poderia ser um capataz, outro funcionário ou meu marido", fala. Há mais quatro postes feitos de eucalipto na Cadeado de Ouro que precisam ser trocados, pelas contas dela.

As mesmas estruturas de madeira sustentam a rede de energia em fazendas do entorno. Segundo Ocilia, os proprietários delas também já fizeram pedidos de substituição e de manutenção, mas também não foram atendidos.

O que diz a Energisa - A assessoria de imprensa da concessionária foi contatada para esclarecer sobre as condições da substituição e se manifestou em nota:

"A Energisa informa que em relação ao chamado aberto nesta terça-feira (9/4), foi encaminhada equipe para o local e tomadas as medidas necessárias com relação ao poste caído. Sobre as solicitações anteriores, citadas na reportagem, a concessionária esclarece que não foram encontrados registros nos canais oficiais de atendimento da empresa. Importante reforçar que em casos de risco à segurança para a comunidade, o cliente entre em contato com a Energisa o mais rápido possível: call center: 0800 722 7272 site:  energisa.com.br whatsApp Gisa: (67) 99980 0698 aplicativo Energisa On".

*Matéria editada às 19h40 para acréscimo de nota da Energisa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias