ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeito desapropria 4,8 mil metros quadrados para transferir favela

Edivaldo Bitencourt | 07/01/2015 16:10
Área no Jardim Noroeste foi desapropriada pelo prefeito nesta quarta (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Área no Jardim Noroeste foi desapropriada pelo prefeito nesta quarta (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), desapropriou uma área de 4,8 mil metros quadrados para manter a área original no Jardim Noroeste para transferir as famílias da favela Cidade de Deus. O decreto está publicado na edição de hoje do Diário Oficial de Campo Grande.

Com a desapropriação, o município poderá requerer na Justiça parte do imóvel do aposentado Arthur Altounian. No dia 30 de dezembro de 2014, o proprietário obteve liminar na Justiça e retomou a área em que a prefeitura tinha instalado hidrômetros e postes de energia para a transferência dos moradores da favela localizada no Bairro Dom Antônio Barbosa.

No decreto 12.531, o prefeito declara a área de utilidade pública para fins de desapropriação. Com base na medida, o procurador-geral do município, Fábio Leandro, ingressará com imissão de posse de área na Justiça.

A Prefeitura espera obter a liminar nesta semana para dar início à transferência das 800 famílias da favela Cidade de Deus para o loteamento. A mudança desagrada os moradores, mas conta com o apoio do MPE (Ministério Público Estadual) e do juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, Luiz Felipe Medeiros Vieira.

No entanto, novo impasse surgiu domingo, quando o aposentado decidiu, com respaldo judicial, retomar a área e cercá-la. O Campo Grande News contou 21 hidrômetros que estavam sendo retirados da área destinada aos moradores da Cidade de Deus.

A redução na área travou a transferência dos moradores e o município corre contra o tempo para cumprir o acordo judicial e remover as famílias até o dia 15 deste mês. Segundo o MPE, a área da favela está em local perigoso, às margens da rodovia, sem energia elétrica e risco de acidentes.

Nos siga no Google Notícias