ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Prefeito entrega neste sábado obras do Parque Linear do Segrego

Marco Antonio Brito | 02/09/2011 17:05

Obra custou R$ 35,4 milhões e inclui avenidas, ciclovias, praças e quadras

Ao todo, serão entregues neste sábádo 6 km de vias pavimentas e 4,5 km de ciclovias, além da infraestrutura. (Foto: Divulgação)
Ao todo, serão entregues neste sábádo 6 km de vias pavimentas e 4,5 km de ciclovias, além da infraestrutura. (Foto: Divulgação)

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) entrega neste sábado, na Avenida Prefeito Heráclito Figueiredo, no bairro Monte Castelo, as obras do Parque Linear Prefeito Jânio Quadros, pertencente ao Complexo Segredo. A solenidade será realizada às 9 horas e faz parte das comemorações pelo aniversário da capital. Segundo o prefeito, o projeto é um dos mais desafiadores e de maior potencial de desenvolvimento para Campo Grande. "Ele age diretamente na conservação do meio ambiente, na qualidade de vida e na mobilidade urbana dos moradores da região norte da cidade”, revela Nelsinho.

Além de aproximadamente 6 km de vias pavimentadas e 4,5 km de ciclovias, o Parque Linear do Segredo conta também com três centros comunitários, praças, pistas para caminhada e quatro quadras de esportes, construídas para atender à comunidade da região. Foram investidos no projeto R$ 35,4 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Prefeitura instalou também mais de quatro quilômetros de galerias para captação das águas pluviais, três barragens de contenção de enchentes e dois reservatórios para amortecimento de cheias, ao longo do córrego Segredo, que deverão evitar alagamentos na região.

Entre os bairros beneficiados pelo complexo estão o Vida Nova I, II e III, Tarsila do Amaral, Campo Novo, Campo Belo, Jardim Presidente, Morada Verde, Vila Marli, Vila Nasser, Novo Horizonte, Nossa Senhora Aparecida, Mata do Jacinto, Santa Luzia, Avenida Ceará, corredor de ligação entre o bairro Coronel Antonino e Jardim Presidente.

Quadras de esporte fazem parte do complexo que será entregue à população. (Foto: Divulgação)
Quadras de esporte fazem parte do complexo que será entregue à população. (Foto: Divulgação)

O projeto liga a Avenida Mascarenhas de Moraes até o bairro Estrela do Sul e possibilitou a pavimentação asfáltica de ruas em comunidades ribeirinhas ao córrego, dentre elas o Jardim Seminário, São Benedito, Otávio Pécora, Estrela do Sul e Coronel Antonino. Também foram instalados 2,3 mil metros de cercas com alambrados e quatro pontes de concreto armado, além 341 novas luminárias no decorrer das vias.

Habitação, Lazer e Meio Ambiente - Durante as obras, 524 famílias foram removidas das áreas de risco e serão contempladas com novas moradias, sendo 20 no bairro Jardim Seminário, 15 no Recanto Pantaneiro, 223 no Tarsila do Amaral, 159 no bairro Cerejeiras e 107 no Otávio Pécora.

A obra também resultou em grandes intervenções no Córrego Segredo, desde preservação de fundo de vale à recuperação de mata ciliar. Foram plantadas 4,5 mil mudas de árvores e 138 m² de grama no projeto paisagístico e composição de mata ciliar. No Complexo, também está prevista a edificação de mais um Centro de Educação Ambiental - que será dedicado à realização de atividades práticas de educação ambiental – além de dois apoios de viveiros de mudas e dois centros de triagem de recicláveis.

Nos siga no Google Notícias