ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura afirma que retomará obras de drenagem no primeiro semestre de 2018

Particular, área foi declarada de utilidade pública para ser feito o desassoreamento

Osvaldo Júnior e Anahi Gurgel | 22/12/2017 21:23
Lago da sede de campo do Rádio Clube sofre com poluição, enquanto obras não são retomadas (Foto: André Bittar)
Lago da sede de campo do Rádio Clube sofre com poluição, enquanto obras não são retomadas (Foto: André Bittar)

A Prefeitura da Capital planeja retomar no primeiro semestre de 2018 as obras de recuperação da área do Lago do Rádio Clube, na sede de campo. O local, que é particular, foi declarado de utilidade pública em 2013 para que fossem executados serviços de drenagem e desassoreamento. No entanto, quatro anos depois, os trabalhos seguem sem conclusão e o lugar apresenta aspecto de abandono.

Decreto de novembro de 2013 declarou 20,8 mil m² do entorno do reservatório
como sendo de utilidade pública – um termo de servidão administrativa necessário para a execução do projeto de drenagem de águas pluviais da bacia de detenção do lago. O prazo para conclusão das obras expira em novembro de 2018.

As obras tiveram recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, integrando manejo de águas pluviais, drenagem e pavimentação nas bacias dos Córregos Cabaças e Areias e ainda recapeamento da Spipe Calarge. O valor total foi de R$16,4 milhões.

Questionada sobre o problema, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) respondeu que o município “planeja concluir as obras de controle de enchentes do PAC Cabaças”. De acordo com a Sisep, os serviços incluem a pavimentação de parte do Bairro Morumbi e dragagem do lago, que se transformará numa bacia de detenção para controle de enchentes.

A secretaria informou, ainda, que os trabalhos serão feitos com recursos próprios, como contrapartida do município em projeto maior, referente à revitalização do Rio Anhandui, prevista para ter início no primeiro trimestre de 2018.

“O decreto 12.237 apenas restringe a utilização da área de 2 hectares, transformando-a em área de servidão . A entidade não poderá, por exemplo, aterrar o local e construir sobre a área”, ressaltou a Sisep.

Obras inacabadas; prazo termina no próximo ano (Foto: André Bittar)
Obras inacabadas; prazo termina no próximo ano (Foto: André Bittar)

Segue abaixo a íntegra da nota da Sisep:

A Prefeitura planeja concluir as obras de controle de enchentes do PAC Cabaças, que inclui a pavimentação de parte do Bairro Morumbi e dragagem deste lago que se transformará numa bacia de detenção para controle de enchentes. O serviço será executado com recursos próprios, como contrapartida da Prefeitura, As obras serão retomadas junto com a revitalização do Rio Anhandui que começa no primeiro trimestre do ano que vem.

O decreto 12.237 apenas restringe a utilização da área de 2 hectares, transformando-a em área de servidão. A entidade não poderá, por exemplo, aterrar o local e construir sobre a área. A propriedade continua sendo do Rádio Clube. O prazo para conclusão das obras vence em 13 de novembro de 2018.

Nos siga no Google Notícias