A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

16/04/2013 17:00

Prefeitura atrasa documentos e construção civil para e demite

Nícholas Vasconcelos e Helton Verão
Com três obras paradas, Marcos foi obrigado a demitir 21 trabalhadores. (Foto: Vanderlei Aparecido)Com três obras paradas, Marcos foi obrigado a demitir 21 trabalhadores. (Foto: Vanderlei Aparecido)

A demora na liberação de licença para construção e de habite-se parou obras em Campo Grande, causando prejuízo para empresários e até demissões de pedreiros, serventes e demais empregados da construção civil. Em algumas situações, arquitetos, engenheiros e construtores esperam desde dezembro para a liberação da papelada.

O empresário Marcos Lima foi obrigado a parar uma obra no bairro Carandá Bosque e outras duas no condomínio Alphaville porque, sem os alvarás expedidos pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o projeto não pode sair do papel. A burocracia causou a demissão de 21 trabalhadores que atuariam nas três construções.

“O pior é ter que desmontar a minha equipe de confiança, porque eles não podem ficar ganhando parados e eu ficar pagando eles para não trabalhar”, disse. Lima disse que na Semadur a informação é de que o quadro de funcionários foi reduzido em 2013. “Atuo há 20 anos na construção e nunca vi um quado tão reduzido”, revela.

Marcos disse que procura regularmente a secretaria e sempre ouve a resposta de que tudo está dentro do prazo. “Que prazo? Prazo tenho eu que estou perdendo dinheiro.”, questiona indignado. A construção do Carandá Bosque, por exemplo, chegou a ter um inquilino que pagaria R$ 2,5 mil, mas que acabou desistindo pela demora.

Além do aluguel perdido, ferro, cimento e madeira vão se deteriorando conforme o tempo passa. De acordo com Marcos, em países como o Chile a liberação da licença é feita 30 dias após a entrega dos documentos exigidos pela administração municipal.

Situação semelhante vive o construtor Valmir Maidana da Rocha, que teve de esperar dois meses para um conseguir um habite-se para um comprador de uma casa. Somente de posse desta autorização é que o futuro morador pode procurar a Caixa Econômica Federal e outros bancos para tentar um financiamento imobiliário.

“O comprador fica desconfiado porque acha que você está enrolando”, revela o construtor que chega a empregar 20 pessoas em cada obra. Para Valmir, a situação tem piorado nos últimos três anos e isso faz com que a Prefeitura deixe de ganhar dinheiro. “Com mais imóveis a Prefeitura receberia mais IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), eu faria mais obras e contrataria mais pessoas”, comenta.

A situação é tão grave que foi parar na Câmara de Vereadores. O vereador Edson Shimabukuro (PTB), que é engenheiro, foi procurado por profissionais que estão prejudicados pela burocracia. De acordo com a assessoria do vereador, técnicos que eram responsáveis pela liberação das licenças e que eram cedidos de outras secretarias foram retirados da Semadur.

A proposta de Shimabukuro , a proposta é substituir esses servidores por técnicos. Ele procurou o líder do prefeito Alcides Bernal (PP), vereador Alex do PT (PT), para propor um pedido de resolução.

Vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, Angêlo Arruda, tem conhecimento de obras que esperam a liberação de documentos desde o ano passado. “Tem colegas que postaram em dezembro e até agora não tiveram notícias”, diz. Ele lembra que os arquitetos não podem ser responsabilizados pelo problema e por omissão, já que estão tentando dar andamento as obras.

Para resolver o problema, uma reunião foi marcada para o próximo dia 30 para discutir com os vereadores e representantes da arquitetura na cidade e no Estado para buscar uma solução para o problema. “Vamos unir que está tendo problema e o que pode ser feito”, comenta. A reunião será no auditório do curso de Arquitetura da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) no dia 30, às 18h.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber a respeito da demora na liberação dos alvarás de construção e habite-se, mas ainda não houve retorno.



SÓ EU SEI O NERVOSO QUE ESTOU PASSANDO, 6 MESES ESPERANDO PELA CASA PRÓPRIA E POR CAUSA DESSE HABITE SE, NÃO SAI E MORANDO DE FAVOR NA CASA DOS OUTROS, ESPERANDO A BOA VONTADE DE SAIR ESSA PAPELADA PRA DAR ENTRADA NO FINANCIAMENTO AINDA...É PRA ACABAR, INDIGNADA AO EXTREMO. AINDA BEM QUE EU NÃO VOTEI NESSE PREFEITINHO DE MELECA COMO ESTÃO DIZENDO SÓ VERGONHA NESSA CIDADE. MAS ´BOM PRO POVO APENDER...MUDANÇA É O QUE QUERIA ELE ESTA FAZENDO É UM ESTRAGO ISSO SIM...MAS O POVO NUNCA ESTA SATISFEITO COM NADA....O PREFEITO ANTERIOR PELO MENOS FAZIA ALGUMA COISA POR NOSSA CIDADE, LIMPAVA OS BAIRROS E HOJE NEM ISSO É FEITO!!!!
 
MARIA ISABEL SOARES DE OLIVEIRA em 08/07/2013 10:58:32
Pra trabalhar no Facebook puxando o saco do Bernal tem um monte, mas pra trabalhar mesmo, ninguém!
 
Júnior Almeida em 17/04/2013 08:28:36
O que tem de gente agradecendo esse atraso, procura-se um pedreiro e não tem e quando parecem, querem cobrar alto para fazer um serviço em uma residencia. Nós temos oferta demais hoje graças a Deus e pouca mão de obra especializada e não é culpa de governo e sim do trabalhador que não quer fazer cursos.
 
luiz alves em 17/04/2013 07:45:48
Em maio de 2012 entrei com pedido de um habite-se na prefeitura, para regularizar um imovel que adquiri, e fazer umas modificaçoes, e sabe quanto tempo levou seis meses, e ainda ouve um erro de digitação. dive que pedir outro habite-se mas de forma correta, saiu mes passado eu ñ culpo só o atual prefeito mas o ex-prefeito tbm, e os vereadores de ontem e os de hj, que em vez de trabalhar para nós o povo de Campo Grande, ficam com picuinhas com o prefeito atual. É uma palhacada nós é que saimos prejudicado nesta briga por poder.
 
José Antonio Pereira em 17/04/2013 00:17:23
ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO,COM VARIOS PEDREIROS E SERVENTES PARADOS E AGUARDANDO ALVARAS E HABITE-SE DE VARIOS IMOVEIS MEUS E NADA,PEDI UMA VISTORIA DE HABITE-SE FAZ MAIS DE 30 DIAS E NADA MUITOS FISCAIS NOVOS E NÃO SABEM NADA DE OBRAS,FICAM PERDIDOS SEM SABER DAS LEIS DE CALÇADAS , REBAIXOS DE ESTACIONAMENTOS ENFIM ESTÃO PERDIDOS,SE ESTAVA RUIM FICOU PIOR,O QUE ESTA EM ALTA AGORA E A CONSTRUÇÃO CIVIL ENTÃO VAMOS MELHORAR SEMADUR,PREFEITO ALCIDES BERNAL..
 
SIDINEY LIMA em 16/04/2013 22:02:45
Eta Bernal BIPOLAR mais um pouquinho Campo Grande vai paralisar tudo, parabéns BIPOLAR.
 
carlos gomes em 16/04/2013 21:09:35
Parabénsss...Assim é que se administra vamos votar nele para presidente pensa na evolução
 
Luiz Carlos C Carvalho em 16/04/2013 20:36:25
O que posso dizer sobre isso : " Eu avisei!!"
sou do ramo imobiliário e sabia que ia piorar...já não estava bom.. mas piorar ninguem acreditaria né?
 
Caio Prado em 16/04/2013 20:12:05
Comecem a mandar tal documentação via facebook, porque lá tem bastante gente trabalhando para o prefeito. Vai ver ele transferiu das secretarias para o serviço virtual!!! Se não fosse vergonhoso, seria cômico!!!
 
Marcilene Dutra em 16/04/2013 19:46:03
PESSOAL ESTA NA HORA DE PEDIR PARA ESTE prefeitinho de meleca SAIR DA NOSSA CIDADE QUE DE MORENA JÁ ESTA ROXA DE TÃO MORTA
 
ELY MONTEIRO em 16/04/2013 19:44:54
esse bernal é o caos! o comercio de material de construção esta em marcha lenta...
 
Décio Azevedo em 16/04/2013 19:13:46
Não sei porque votei neste prefeito, ele não tinha equipe formada, e coloca somente
principiantes, estou aguardo para construir desde Janeiro, mandei 50 (cinquenta ) operários para casa................uma pena??????
 
Carlos Lima Gomes em 16/04/2013 18:06:07
Em 2012, Eu esperei 06 meses, a mesma liberação, enão sou construtor e nem tenho equipe de pedreiros simplismente a prefeitura ficou com meuj processo nesse tempo todo e quando eu procurava diziam que não estava pronto, como pessoa fisica para construir minha casa paguei um preço alto demais, demorou demais como de todos, e, ninguem fez materia nenhuma, agora que mudou o prefeito qualquer demora alguem reclama, toda vida foi assim demorado.
 
Silverio Gomes em 16/04/2013 18:05:44
Viva o Brasil e sua burocracia!
 
roberto bezerra em 16/04/2013 17:51:34
Esse problema é bem mais antigo! Tenho um amigo que entrada em julho do ano de 2012 foi liberado agora em março, acredito que as coisas vão melhorar pois agora a justiça ninguém passa processo na frente de outro processo!
 
Alexandro da Silva em 16/04/2013 17:38:56
Tive que dispensar minha equipe, pois estou esperando o alvara de construção desde dezembro e até agora nada, não quero que a prefeitura me ajude, só peço para ela não atrapalhar isso é uma vergonha! Brasil um país de tolos!
 
nilton Júnior em 16/04/2013 17:23:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions