ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura lança 4° local público para descarte de resíduos e materiais

Nova unidade do "ecoponto" foi lançada nesta segunda-feira (24) no bairro União, região sul da cidade

Leonardo Rocha | 24/06/2019 11:31
Unidade do ecoponto fica no bairro União, região sul da cidade (Foto: Henrique Kawaminami)
Unidade do ecoponto fica no bairro União, região sul da cidade (Foto: Henrique Kawaminami)

A Prefeitura de Campo Grande lançou nesta manhã (24), no bairro União, o quarto ecoponto da Capital, que se trata de um local público para descarte de materiais e resíduos da construção civil, assim como eletrodomésticos, móveis, galhos e podas. A intenção é evitar que tais produtos sejam jogados em terrenos e locais irregulares.

Este ecoponto faz parte de uma parceria entre a gestão municipal e a empresa Solurb, que é a responsável pelo cuidado e tratamento do lixo em Campo Grande. Ela oferece os container e locais de coleta, além de fazer o controle e vigilância, cabendo ao município dispor da área pública, além do transporte deste material.

“Nós pegamos este material coletado e levamos ao aterro sanitário do Dom Antônio, além de reembolsar R$ 25 mil por mês para o controle e administração da área (coleta)”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Rudi Fiorese.

Local - A unidade do bairro União fica no cruzamento da Avenida Roseiras, com a Rua Carmem Bazzano Pedra. Foram instalados os containers, para que de forma gratuita, a população da região possa descartar resíduos de pequenos volumes (1 metro cúbico por pessoa/dia) de construção civil, eletrodoméstico, móveis, galhos e podas.

O local ainda dispõe de um local para resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, que terão as suas destinações finais corretas. “Escolhemos este local após estudo feito pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), pois tem muita frequência de material jogado em terrenos baldios”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luis Eduardo da Costa.

Lançamento da unidade foi feito pelos secretários Luis Eduardo Costa (Meio Ambiente) e Rudi Fiorese (Infraestrutura), durante esta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)
Lançamento da unidade foi feito pelos secretários Luis Eduardo Costa (Meio Ambiente) e Rudi Fiorese (Infraestrutura), durante esta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

Espaço - A unidade tem uma área de 1.731,33 m² e contará com três caixas de capacidade de armazenamento de 4 m³ (quatro metros cúbicos) cada material de construção de civil, assim como uma caçamba para resíduos de podas e mais três (caçambas) para receber móveis, além de caixa aos eletrodomésticos.

"Nesta região tem ao menos três áreas, com quatro equitares, que estão abandonados e a população joga materiais de forma irregular. Agora terão um lugar certo para fazer esta descarte", disse o vereadore Ademir Santana (PDT).

O local estará à disposição da população de segunda a sábado, das 8h até às 18 h. Esta se trata da quarta unidade da cidade, que já possui nos bairros Panamá, Noroeste e Nova Lima. A prefeitura já revelou que a quinta (unidade) será no bairro Centro-Oeste, em outubro.

Nos siga no Google Notícias