A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

02/04/2014 11:11

Prefeitura tem apenas um aparelho de raio-x para fazer 9 mil exames

Viviane Oliveira
A Prefeitura só tem um aparelho de raio-x, que funciona no UPA Universitário. (Foto: Simão Nogueira)A Prefeitura só tem um aparelho de raio-x, que funciona no UPA Universitário. (Foto: Simão Nogueira)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande tem apenas um aparelho de raio-x funcionando para atender o mutirão. No total, cerca de 18 mil pacientes aguardam para fazer exames nas unidade de saúde, só para raio-x são 9 mil pessoas na fila. Segundo o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, a ação está prevista para começar na próxima segunda-feira (7).

O mutirão será feito para normalizar a situação dos pacientes que dependem dos postos de saúde, no entanto das nove unidades 24h, apenas o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário tem aparelho de raio-x. Também serão disponibilizados exames de mamografia e ultrassom.

Para atender a demanda, o secretário disse que vai pedir ajuda dos hospitais Universitário, Regional, Santa Casa e São Julião. “O pedido já foi feito, estou no aguardo da resposta”, afirma.

Conforme Jamal, já os aparelhos de mamografia têm no CEM (Centro de Especialidades Médicas), unidade do Tiradentes, Coronel Antonino e Universitário. Os serviços serão realizados aos finais de semana e nos postos de saúde que oferecem o terceiro turno.

Ainda não tem uma lista de todos os hospitais e postos que vão participar do mutirão, mas o secretário adianta que uma equipe vai fazer a triagem para saber quem ainda aguarda para fazer o exame. “A gente vai começar atender quem está mais tempo esperando”, destaca.

Quem espera ansiosa pelo serviço é a vendedora ambulante Edna Vieira Teixeira, 53 anos. Ela aguarda há 1 ano e 3 meses para marcar fazer o exame de raio-x na coluna. “Há 3 anos não durmo de dor. O médico pediu o exame e até agora não consegui fazer por falta de vaga”, reclama.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


To falando com conhecimento de causa, pois já tive que tirar um raio X pelo postinho e quando levei pro médico não dava pra ver nada, a única máquina que eles tem não vale por 1/2, o pior de tudo é isso, o cidadão aguarda as vezes mais de um ano para conseguir tirar o bendito raio X e quando apresenta ao médico não vale de nada, tinha que comprar mais máquinas e tacar fogo na que tem agora.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 02/04/2014 12:32:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions