ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Presidente do Iagro rebate vereador e garante controle contra aftosa na Capital

Vinicius Squinelo | 21/08/2013 19:50

A diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), rebateu as afirmações do vereador Edil Albuquerque (PMDB) e garantiu que o rebanho da periferia de Campo Grande está sob total controle sanitário.

“O rebanho é todo catalogado e vacinado contra febre aftosa duas vezes ano”, afirmou Maria Cristina. Segundo ela, muitos criadores da periferia da Capital não tem propriedade registrada, mas mesmo assim o rebanho é cadastrado através do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do proprietário.

A presidente do Iagro preferiu não entrar em polêmica, mas disse que Edil “pode ter se enganado”. “O que temos é um projeto para ampliar a abrangência do controle sanitária para outras doenças”, comentou.

Maria Cristina ainda fez questão de destacar o alto índice de vacinação contra a aftosa em Mato Grosso do Sul, que fica sempre entre 97% e 98% do rebanho, ainda segundo a diretora.

Durante sessão da Câmara Municipal, Edil Albuquerque enviou indicação ao Executivo Municipal para reforçar o compromisso da Prefeitura de Campo Grande no projeto que irá garantir o controle sanitário contra a febre aftosa no rebanho bovino que fica na região periférica da cidade.

O vereador alega que técnicos da Iagro avaliaram que oito mil animas vivem na periferia de Campo Grande, sem nenhum controle sanitário oficial.

Nos siga no Google Notícias