ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Primeiro júri com teleconferência da América Latina pode ocorrer em Campo Grande

Nyelder Rodrigues | 13/09/2012 21:06

Campo Grande pode ser a primeira cidade da América Latina a realizar um júri digital com teleconferência, em novembro deste ano. Em setembro de 2011, foi realizado em Campo Grande o primeiro júri digital do país, onde os processos foram entregues digitalmente, sendo visualizados pelo notebook.

A seccional no Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), em parceria com magistrados, pediu à presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) a implantação de teleconferência nos plenários do Tribunal do Júri.

Com o incremento da teleconferência, será possível que o advogado de defesa sustente a tese de qualquer lugar em tempo, pela internet. Conforme o presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, o TJ-MS possui 23 linhas de altíssima velocidade que ainda não estão em operação.

Conforme a OAB, durante a fala da defesa no julgamento digital, seria aberta a palavra para o advogado que utiliza a teleconferência, com tempo pré-determinado, tudo em tempo real. A ideia é também utilizar a teleconferência para transmissão de cursos de capacitação e palestras para advogados, magistrados e servidores do judiciário.

A solicitação foi encabeçada em ação conjunta pelo presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, e pelos juízes de Direito Alexandre Tsuyoshi Ito e Aluízio Pereira dos Santos, da 1ª e 2º Varado Tribunal do Júri de Campo Grande, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias