A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

13/09/2012 21:06

Primeiro júri com teleconferência da América Latina pode ocorrer em Campo Grande

Nyelder Rodrigues

Campo Grande pode ser a primeira cidade da América Latina a realizar um júri digital com teleconferência, em novembro deste ano. Em setembro de 2011, foi realizado em Campo Grande o primeiro júri digital do país, onde os processos foram entregues digitalmente, sendo visualizados pelo notebook.

A seccional no Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), em parceria com magistrados, pediu à presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) a implantação de teleconferência nos plenários do Tribunal do Júri.

Com o incremento da teleconferência, será possível que o advogado de defesa sustente a tese de qualquer lugar em tempo, pela internet. Conforme o presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, o TJ-MS possui 23 linhas de altíssima velocidade que ainda não estão em operação.

Conforme a OAB, durante a fala da defesa no julgamento digital, seria aberta a palavra para o advogado que utiliza a teleconferência, com tempo pré-determinado, tudo em tempo real. A ideia é também utilizar a teleconferência para transmissão de cursos de capacitação e palestras para advogados, magistrados e servidores do judiciário.

A solicitação foi encabeçada em ação conjunta pelo presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, e pelos juízes de Direito Alexandre Tsuyoshi Ito e Aluízio Pereira dos Santos, da 1ª e 2º Varado Tribunal do Júri de Campo Grande, respectivamente.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions